O mapa pensar estratégico apresenta vários modos de pensar estratégico, desde o escopo mais amplo até o mais próximo.
O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta para compreender e entender os vários modos de pensar estratégico.
A imagem busca criar uma analogia com o olhar da montanha do leão, acionar gatilhos para se colocar no lugar dele e pensar como ele e gerar vários tipos de imagens, pensamentos e emoções, que sirvam de mnemônicos (ferramentas de memorização) para ajudar a compreender os vários estágios mentais do pnsamento estratégico e à partir daí modelar e ajudar a simular estratégia.
É um check list ajuda a repetir e memorizar um conjunto de conceitos e através de repetições espaçadas, aplicadaon the job, desenvolva a fluência do pensar estratégico.
A imagem dos leões no centro do mapa visa provocar gatilhos mentais, juntar categorias de conceitos semelhantes ou sinônimos e facilitar entender um pensamento, comparando com outro paracido mais diferente,.
De tal forma, juntando o cognitivo e emocional, podemos ” esmiuçar” o conceito de pensamento e as várias formas de usá-lo no dia a dia.
Gnhar pensamento crítico sobre Estratégia.
Pensar estratégico é:
Visão paradigmática … a maior visão, as fronteitas do pensamento, as bases das teorias e práticas que delimitam os contextos (conjuntura é um conjunto de contextos que grupados expessam os paradigmas, os formatores , ou conceitos mais essesnciais que configuram a nossa vforma de ver o mundo e resolvê-lo.
fzer você olhar o leão e percorrer circullarmente as várias perspectivas, desde as mais am´las às mais próximas, envolvidas nas várias camadas, ou estágios que podemos explorar do pensamento estratégico.
Cada um desses estágios são estados mentais que crregam pacotes de conceitos, procedimentos, qualidades para resolver determinados tipos de problemas, desde os mais distantes até os imediatos.
Pergunte para você mesmo, como explorar essas várias visões e ganhar com isso em termos de cogição e tomada de decisão?
Ao tentar responder essa pergunta, olhando para o mapa, é possível você ter uma visão rápida da minha compreensão e o porque do uso da ferramenta e seu propósit e benefícios.
O mapa estratégico “olhar da montanha” é uma ferramenta mental ou cognitiva para orientar o pensamento estratégico, em em várias situações ou escopos.
sobre o pensar estratégico.
PARADIGMAS ESTÃO NO CENTRO DO PENSAMENTO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E IMPORTANTEMENTE, PODEM SER REVISITADOS, ELIMINADOS e AMPLIADOS.
Paradigmas como tudo mudam e por estarem muitas vezes longe do pensamento cotidiano são esquecidos.
Para para pensar em paradigmas diferenciar um pensador comum de um pensador estratégico.
Um pensador estratégico entenda como um pensador como eu e você. que usa ferramentas mentais paracalibrar paradigmas.
A criação e inovação é fruto da capacidade humana em ajustar paradigmas.
A ciência e o método científico é a ferramenta racional par testar, refutar, ajustar, inovar paradigmas.
A reflexão, a gestão, o pensamento crítico é a forma filosófica, científica e artística, de manter sempre na mente a percepção, atenção, acesso imediato aos nossos paradigmas e não esquecê-los.
A fluência no trato de paradigmas eu vejo como característica presente em todos os saltos qualitativos e avançoes nos seres humanos e mais particularmente nas empresas.
Paradigmas orientam o propósito, que orienta objetivo, que orienta a análise de situação; análise de situação orienta a fomulação de metas; estas suportam as estratégias que são sintetizados no plano; o plano é renovados a cada ciclo de gestão, é uma “síntese pró-ativa” de intensões e orientações práticas das execuções, uso de recursos, técnicas, ferramentas, desempenhos, controles e ajustes.
A análise de paradigma não é um tipo de análise pontual, ao contrário, é difusa, ampla e perene … está em você o tempo todo, de forma destilada, pelos processos e estados mentais predominantes de cada indivíduo.
Paradigmas empresariais
Uma vez entendido o conceito de paradigama fica mais fácil e claro, compreender o conceito de proposição de valor.
Quais são os paradigmas empresariais?
Qual a sua resposta para essa pergunta?