O conhecimento é a “faculdade humana” resultante de informação tratada e interpretada que gera capacidade de agir, agregar valor, ganhar inteligência e criar coisas novas.
Gestão do conhecimento na empresa é um ativo que gera vantagem competitiva.
Se informação é dado trabalhado, então conhecimento é informação trabalhada e aplicada.
O conhecimento vai além das informações, pois além de ter um significado que é a relação com vários outros conceitos, tem uma aplicação específica para o ser humano que o detêm.
Conhecimento e a sua gestão, é definido também como capacidade de mudar o ambiente ou agregar valor.
Na empresa ou contexto empresarial, o conhecimento é a soma do que é conhecido e compartilhado pelos colaboradores.
Porque Gerenciar o Conhecimento
Vivemos em uma sociedade em que o meio de produção não é apenas o capital, a terra, nem a mão de obra, mas também o conhecimento.
A produtividade do trabalhador depende de sua habilidade para colocar em prática conceitos e teorias.
Enquanto os trabalhadores manuais fazem o que lhes mandam, os trabalhadores do conhecimento tem que se autoconduzir, autoregular.
O conhecimento muda a estrutura do poder.
Os novos líderes são os profissionais do saber.
O conhecimento é demonstrado pelos resultados.
O conhecimento tem poder: controla o acesso às oportunidades e ao progresso.
Informação x Conhecimento
Conhecimento e Informação são conceitos muito diferentes!
Informação | Conhecimento |
---|---|
Organizar dados | Compreeder informações |
Significar | Concluir |
Transferência fácil | Transferência difícil |
Não requer aprendizagem do receptor | Requer aprenidizagem do receptor |
Repredução de baixo custo | Reprodução de alto custo |
Não suficiente para generalizações e previsões | Capacidade para previsões ou inferências |
Não é necessariamente conhecimento | Contêm necessariamente informação |
Conhecimento em várias Disciplinas
Existem muitas disciplinas, iu subdivisões, do conhecimento diferente, que geram crenças que podem ser consideradas como conhecimento incluem:
- Ciência … teorias científicas.
- Direito … veredictos.
- História … história.
- Matemática … lógica numérica
- Física … espaço, tempo, energia, massa, velocidade, força.
- Marketing … necessidades, ofertas, concorrência, campanhas.
- Vendas … trocar produtos por dinheiro.
- Economia … análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
- Contabilidade … controlar a evolução financeira.
(*) DISCIPLINA … é uma subdivisão do conhecimento.
Conhecimento Científico
Como adquirir Conhecimento Científico?
O cientista adquire conhecimento através do método científico .
Primeiro, observa um fenômeno de interesse, gera PERGUNTAS então, escolhe uma questão de interesse.
Com base no conhecimento prévio e PESQUISA desenvolve uma HIPÓTESE.
Após isso, projeta um EXPERIMENTO que lhe permitirá testar a hipótese para o mundo real.
Ele então faz previsões sobre o resultado do teste, com base na hipótese.
Nesse ponto, o cientista realiza o experimento e compara suas previsões com suas observações.
Se não houve falhas no experimento e se previsões corresponderem, isso é uma evidência a favor da hipótese.
Se eles não corresponderem, então a hipótese é refutada.
Os próximos passos são a revisão por pares (avaliação de especialistas) e a publicação dos resultados para outros cientistas.
Uma hipótese demonstrada, suficientemente revisada e testada por pares, pode se tornar uma teoria científica .
As teorias científicas são consideradas como conhecimento, mas sempre sujeitas a novas revisões, caso novos dados venham à luz.
Como aplicar as Teorias Científicas?
Para usar teorias científicas, elas devem ser analisadas e aplicadas à uma “situação específica” na qual a teoria se aplica.
- O método científico é essencialmente a aplicação da abordagem indutiva à investigação.
- Um engenheiro civil pode aplicar a teoria da estática (física) para construir uma ponte e à partir daí, um novo conhecimento é gerado a partir do conhecimento científico, especializando-o para um caso especial.
- Em 1911, Taylor publicou sua teoria “Os princípios da administração científica” que argumentou que falhas em processos de trabalho poderiam ser resolvidas cientificamente por meio de métodos de gerenciamento aprimorados pela otimização continuada de processos.
- O método científico é essencialmente a aplicação da “abordagem indutiva” à investigação, que partir de observação de casos particulares generaliza teorias.
- Esta abordagem é inteiramente apropriada para a exploração do mundo causal da natureza (física, química, etc.), mas não é válida para as ciências sociais, que incluem a história.
Aplicação do Método Científico
O método científico NÃO se aplica à tudo, só para o que se pode experienciar e medir as relações de causa e efeito.
Por exemplo, a história (ou disciplinas afins) não se adequam ao método científic … que não é possível construir experimentos.
Não é possível refazer o acontecimento histórico e simular causas e efeitos.
Da mesma forma, acontece com as relações humanas, são subjetivas imensuráveis e inconstantes!
Reagimos de maneira diferente em momentos diferentes.
Apenas inferências incertas e genéricas podem se extraídas de repetidas observações do comportamento humano.
As ciências não exatas, geram interpretações diferentes do mesmo evento, mesmo ao ler as mesmas fontes primárias e constantemente fazem “julgamentos subjetivos de relevância”, ao tentar interpretar eventos históricos.
Conhecimento Situado
O conhecimento situado é o conhecimento específico para uma situação particular, suas causas e efeitos.
Um método situacional muito usado é o de geração de conhecimento por tentativa e erro.
Tentativa e erro é um método essencial de resolução de problemas que realiza são vários testes continuados até o sucesso do experimento.
É aplicado em todas as áreas, em ciência da computação, álgebra elementar, na pesquisa farmacêutica.
É um método assistemático que não requer necessariamente uma solução repentina para um problema, uma teoria ou uma organização metodológica.
Quando as repetições de tentativa e erro são encadeadas de acordo com elementos teóricos, o método é semelhante ao empirismo orientado.Aprender por tentativa e erro também está no cerne das teorias comportamentalistes .
Aprender com a experiência, tendem a criar conhecimento altamente situacional.
Um dos principais benefícios do método científico é que as teorias que ele gera são muito menos situacionais do que o conhecimento adquirido por outros métodos.
Limites práticos para obter conhecimento
O que consideramos conhecimento é muitas vezes derivado de uma combinação de razões de fontes tradicionais, autorizadas ou científicas.
Muitas vezes esse conhecimento não é verificável.
Ás vezes, o processo de teste é proibitivamente perigoso ou caro.
“Das três maneiras pelas quais os homens pensam que adquirem conhecimento das coisas – autoridade, raciocínio e experiência – apenas a última é eficaz e capaz de trazer paz ao intelecto.” ( Roger Bacon).
Tipos de Conhecimento
As pessoas têm usado muitos métodos para tentar obter conhecimento.
- Pela razão e lógica (talvez em cooperação com outros, usando argumentos lógicos ).
- Por prova matemática .
- Pelo método científico .
- Pelo método de tentativa e erro .
- Aplicando um algoritmo .
- Aprendendo com a experiência .
- Por um argumento de autoridade religiosa, literária, política, filosófica ou científicas.
- Ouvindo o depoimento das testemunhas .
- Observando o mundo em seu “estado natural”, sem realizar nenhum experimento.
- Adquirindo conhecimento embutido em sua língua , cultura ou tradições .
- Por indagação dialógica (conversa). Ver Gadamer, Bohm , Habermas, Freire, sobre diálogo, aprendizagem e aquisição/negociação de conhecimento: http://www.infed.org/biblio/b-dialog.htm
- Meditação ou iluminação após um período de meditação
O conhecimento pode ser segmentado em três tipos:
- Saber “o que”.
- Saber “como”.
- Saber “por familiaridade”.
Saber “O que”
Saber “o que” é o tipo de conhecimento indireto, baseado em testemunhos, leitura, escrita do “conhecimento direto” de outras pessoas (saber como).
O saber o que tem vários nomes … conhecimento descritivo, conhecimento declarativo ou conhecimento proposicional.
É o saber que não precisa da “observação” ou conhecimento a posteriori, obtido após observar ou interagir com o ambiente.
É expresso em sentenças declarativas.
É o conhecimento “a priori”, que não depende de experiência … ex. matemática, história, filosofia.
Orienta a qualidade e quantidade do saber que a pessoa deve ter.
É o saber estudado pela epistemologia, ramo da filosofia, da “comunicação humana”.
É o saber das crenças, justificativas e conhecimento.
É o “saber descritivo”, que resume ou sintetiza o mundo real.
É o conhecimento das verdades (e não a experiência).
É o saber ensinado na maioria das escolas para transferir conhecimento.
Não revela o que realmente aconteceu ou que irá acontecer, mas provê referências, situações, histórias, contextos, imagens, falas, escritos, etc.
É o conhecimento que pode se transformar em conhecimento “como fazer”, quando for necessário.
Pode ser reproduzido de várias formas.
É apreendido com ou sem experiência.
Ferramentas do “Saber O que”
Existem várias formas de construir o saber o que – o conhecimento que explica como as coisas são ou podem ser feitas, independentemente de saber fazê-las.
Exemplos de Ferramentas para “saber o que” para
argumentar … apresentar fatos, ideias, razões lógicas, provas etc. que comprovem uma afirmação, uma tese.
justificar … explicar que o conhecimento ou afirmação ou proposição não é uma mera opinião e tem valor.
descrever … representar algo de forma escrita ou oral.
explicar …. descrever todas as variáveis circunstanciais de algo – o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto.
informar … grupar dados com significado, num formato.
comunicar … transmitir informação, interagir.
testemunhar … depor, testificar, ver, presenciar, assistir, confirmar.
escrever … testificar, simbolizar para informar e comunicar.
ler … assimilar o sentido ou o significado da escrita.
conceituar… criar conceitos, ideias abstratas a partir de conceitos mais simples.
blocar informação … criar pacotes de informação para contextualizar, descrever conceitos, princípios, pensamentos e crenças, mais complexos.
definir … descrever textualmente um conceito de forma universal.
procedimentar … padronizar como algo deve ser executado, passo a passo.
propositar … definir conceitos, objetivos e propósitos.
mapear mental … explicar de forma gráfica, colorida e atraente, um conceito central e suas relações com demais conceitos.
mapa conceitual … explicar de forma gráfica conceitos e relações de um contexto.
imagem … representar a percepção visual (e outros sentidos) de um objeto, pessoa ou fenômeno.
equação … expressar a igualdade de duas expressões ou sentenças “bem formadas”, que atendam regras dependentes do contexto.
fórmulas … expressar de forma concisa informações e construir uma relação entre variáveis (qualidades) e quantidades .
teoria … pensar contemplativo e racional sobre um fenômeno e o resultado deste pensamento, estudo observacional ou pesquisa.
Saber o que” – NÃO é o retrato do que aconteceu ou acontecerá, mas ajuda a quebrar paradigmas, chegar mais próximo da realidade, de forma mais eficaz e eficiente … é uma das formas de ajudar a “saber como”.
Fórmula do Conhecimento Explícito:
CONHECIMENTO EXPLÍCITO = DADOS + INFORMAÇÃO + DOCUMENTOS + REGISTROS + ARQUIVOS + MÉTODOS
Saber Como ou Conhecimento Tácito
Saber como (fazer) é o conhecimento aprendido por experiência.
Saber como e saber fazer .
Observar, que todo o “saber fazer” tem um saber descritivo associado – que é uma abstração dele e ajuda a identificá-lo, rotulá-lo, descrevê-lo.
Conhecimento a posteriori” … “ganho após” uma experiência ou interação com a realidade.
Saber perceptivo … adquirido via os 5 sentidos da pessoa, de forma subjetiva.
Saber fazer … reunir capacidade mental, nervosa e muscular para causar mudança no ambiente.
Saber criar, gerar, causar, realizar, desempenhar, produzir, empreender, praticar.
É o saber que NÃO necessariamente depende de saber explicar ou “saber o que”.
Saber como é sinônimo de Habilidade … ou inteligência aprendida, que junto com a inteligência genética forma a inteligência geral de uma pessoa.
Saber fazer é mais complexo do que o “conhecimento do “saber o que”.
Envolve alto volume de recursos cognitivos, conexões neurais, estímulos e informações, sistema nervoso e muscular do ser humano.
Saber fazer envolve atenção … disposição, seleção, atenção ativa, alternada multitarefa.
As habilidades envolvidas no “como fazer” são bem mais difíceis de serem aprendidas, percebidas, interpretadas e explicadas pelas pessoas que as têm.
Existe até hoje, muitas dificuldades e visões distintas, para descrever a atenção, percepção, estímulos, emoções, sentimentos que são fundamentais para desenvolver o “saber como” ou habilidades.
Saber fazer é subjetivo e transferir “conhecimento tácito” é um “misto de arte e ciência”, envolve balancear “conhecimento consciente” e “conhecimento inconsciente” (intransferível).
Saber o que” – NÃO é o retrato do que aconteceu ou acontecerá, mas ajuda a quebrar paradigmas, chegar mais próximo da realidade, de forma mais eficaz e eficiente.
O conhecimento explícito (saber o que) e o conhecimento implícito (tácito) são interdependentes.
Experiência
O saber tácito está diretamente relacionado com a experiência.
Saber o que é experiência explica o que é saber tácito e vice versa.
A experiência é o conhecimento prático ou conhecimento por familiaridade.
A experiência pertence a uma “categoria de conhecimento superior”, que engloba conhecimento tácito e familiaridade.
Dito isso, a experiência são eventos conscientes que explicitam a existência interna (pessoa) e externa (ambiente), pelas suas relações de causa e efeito.
Se tenho experiências então existo e penso!
A experiência gera um “calhamaço de informações” primárias observadas, pelo sujeito na interação com o ambiente.
São percepções e interpretações das informações sensoriais, que ficam gravadas na nossa mente.
Contêm uma infinidade de informações elementos naturais e interações com o ambiente, suja síntese é gravada na nossa mente via critérios subjetivos.
São bastante memoráveis e algumas inesquecíveis.
A experiência registra o presente, com a influência do passado e com o objetivo futuro, ou seja, têm uma seletividade envolvida.
É influenciada pelo sujeito e suas subjetividades, devido a sua natureza humana.
Por isso o cuidado que devemos ter para continuamente justificarmos nossas crenças sobre o mundo real que é dinâmico.
Para fazermos isso é necessário métodos e ferramentas para pensar, imaginar e executar.
(Experiência) x (Pensar e Imaginar)
Experiência contrasta com pensar ou imaginar.
Experiência significa fazer alguma coisa.
Pensar é um processo cognitivo consciente, que pode acontecer independente dos sentidos.
Imaginar é uma categoria de pensar, de “nível superior” para:
- criar objetos e simulações mentais sem “entrada imediata” dos sentidos.
- recriar experiência passadas.
- criar coisas que ainda não existem.
Especificamente falando, só a “consciência sensorial” conta como experiência e identifica a diferença entre experienciar do pensar e imaginar.
Ferramentas do Conhecimento Tácito
Saber por Familiaridade
Todo o conhecimento repousa, em última instância, no conhecimento por familiaridade.
Bertran Russel
- Saber por familiaridade é o saber por ter experiência direta, observação e uso dos sentidos.
- É mais simples que “saber o que” (conhecimento por descrição).
- É um conhecimento independente do saber “o que” e saber “como”.
- Conhecimento por familiaridade é um estado mental no qual estamos conscientes de alguma coisa, via os nossos sentidos, e a partir daí inferir coisas.
Saber “o que”, saber como e saber por familiaridade trabalham em sinergia.
Conhecimento Explícito e Tácito
Conhecimento Explícito x Tácito
CONHECIMENTO EXPLÍCITO | CONHECIMENTO TÁCITO (implícito) |
---|---|
Objetivo, racional, técnico. | Subjetivo e experiencial. |
Estruturado. | Pessoal. |
Externalizado. | Internalizado. |
Facilmente documentado. | Difícil de capturar e codificar. |
Fácil de compartilhar, transferir, ensinar e aprender. | Difícil de compartilhar, transferir, ensinar e aprender. |
Conhecimento Explícito.
- Se alguém pede para você explicar um processo ou um fluxo de trabalho isto pode ser feito rapidamente, por ser um conhecimento explícito
Conhecimento Tácito
Se lhe perguntarem como fazer algo como dirigir um carro, fica difícil explicar “inteiramente” como você faz isso.
O gerente de contas que conhece cada cliente pelo nome e pode resolver uma situação desafiadora em minutos usa o conhecimento tácito.
- O engenheiro que trabalha com uma máquina durante anos e entende suas idiossincrasias únicas usa conhecimento tácito.
Qual a Importância do Conhecimento Tácito?
O Conhecimento Tácito está associado ao saber fazer, competir, criar, resolver problemas, decidir, desempenhar, diferenciar e ter sucesso …
- Experiência. O conhecimento tácito é construído com a experiência e pode ser transformado em vantagem competitiva frente aos concorrentes.
- Inteligência Competitiva. O conhecimento tácito representa um reservatório de recursos intangíveis onde as organizações podem ganhar uma grande vantagem competitiva já que é muito difícil para os concorrentes imitá-lo e ser transferido.
- Criatividade e Resolução de Problemas. Pessoas criativas que estão motivadas para aplicar seus conhecimentos são os requisitos para desenvolver o conhecimento tácito e o sucesso de uma empresa.
- Tomada de Decisão e Qualidade de Serviços. O conhecimento tácito tem alguns poderes únicos, tais como, aumentar a qualidade do trabalho das pessoas, facilitar a tomada de decisão, melhorar a precisão do desempenho, diferenciar a empresa.
- Sucesso. Independentemente de como a empresa e um indivíduo desenvolve o seu conhecimento, quem é curioso e busca conhecimento tácito é altamente propício ao sucesso.
Check List – 6 Fundamentos para Desenvolver o Conhecimento Tácito
O conhecimento tácito pode ser desenvolvido pela combinação de boas práticas
- Interação face a face. Segundo pesquisas, a maneira mais eficaz de propagar o conhecimento tácito é via a interação social face-a-face; isso pode parecer desafiador ou se transformar em vantagem competitiva diante do surgimento do mundo virtual.
- Conversação. Transmitir o conhecimento tácito através de conversas é uma maneira brilhante de lidar com obstáculos e dificuldades no compartilhamento de conhecimento; conceitos podem ser facilmente explicados desta maneira.
- Compartilhar experiência. Você não pode substituir a experiência de uma pessoa ou empresa; mas você pode reduzir significativamente o tempo de aprendizado criando oportunidades e atalhos para compartilhar esse conhecimento .. nós aprendemos através da experiência dos outros … essas histórias que contamos uns aos outros são conhecimento tácito … abordagens, roteiros e scripts, idem.
- Reter conhecimento. Aprender mais rápido é necessário, mas não é mais suficiente; a principal vantagem é resgatar mais rápido o que foi aprendido; neste sentido, técnicas de retenção e transferência de conhecimento são fatores chave para o sucesso … o uso de ferramentas cognitivas, metacognição, gatilhos mentais / aprendizagem, check lists, roteiros, scripts, procedimentos, mapas mentais e mapas conceituais são exemplos de “ferramentas tácitas” que ajudam a registrar e transferir o conhecimento tácito.
- Contratar e manter talentos. Contratar pessoas inteligentes atrai outras pessoas inteligentes, conversas inteligentes, comportamentos inteligentes, e assim por diante … para manter talentos é necessário um ambiente com interação face a face, conversação, retenção de conhecimento, compartilhamento de experiências, e trabalho em equipe.
- Trabalhar em equipe. Resolver problemas em equipe, conversar sobre as atividades, discutir eficiência e resultados, construir confiança, envolver as pessoas intensamente no contexto e obter uma “experiência compartilhada” na memória de cada um e da empresa, que possa ser transferida através de relacionamentos … a transferência acontece quando os membros da equipe interagem com os outros, geralmente realizando tarefas semelhantes em processos repetitivos.
Palavras chaves. dados, informação, conhecimento, conhecimento explícito, conhecimento tácito, conhecimento científico, era do conhecimento.
Objetivo
Explicar o que é conhecimento e como pode ser adquirido.
Destacar a diferença do conhecimento descritivo (saber o que), tácito (saber como)e por familiaridade
Enfatizar a importância, conceitos e procedimentos para a “aprendizagem tácita”.
Enfatizar a importância do estudo do conhecimento para você se tornar uma pessoa epistêmica!
Indicar trilhas de aprendizagem e acesso a métodos e ferramentas para desenvolver o conhecimento da sua empresa.
Resumo sobre Dados, Informação e Conhecimento
O conhecimento é a faculdade humana resultante da informação tratada e interpretada.
DADOS > INFORMAÇÃO > CONHECIMENTO EXPLÍCITO > CONHECIMENTO TÁCITO > INTELIGÊNCIA > SABEDORIA
Podemos classificar o conhecimento em conhecimento explícito e tácito.
O conhecimento explícito está associado a dados, informação, documentos, registros, arquivos … pode ser facilmente comunicado e compartilhado.
O conhecimento tácito é obtido através da interação entre indivíduos … é aprendido por observação, imitação e demanda tempo.
O conhecimento permite ganhar vantagem competitiva … é difícil de ser imitado ou transferido para concorrentes.
Mesmo que VOCÊ possua uma infinidade de informações isso não significa que possa fazer julgamento ou fazer inferências … para tal deve-se ter conhecimento.
O contexto que se impõe hoje é o da sociedade da informação e do conhecimento, que está apoiada em tecnologias de informação e comunicação numa estrutura em rede.
Esta contextualização traz consigo a nova forma de administrar os negócios, cujos principais ativos são a informação e o conhecimento, que acessados, compartilhados e trabalhados, geram o conhecimento novo, a inovação e inteligência competitiva.
Teste seu conhecimento sobre Conhecimento.
- Relembre o conteúdo lido via palavras chave.
- Qual a importância do aprendizado sobre conhecimento para você?
- O que é conhecimento?
- Quais são as demandas e impactos da era do conhecimento?
- Quais são as características do conhecimento?
- Quais as diferenças entre informação e conhecimento?
- O que é conhecimento explicito?
- O que é conhecimento tácito?
- Qual a diferença entre conhecimento explícito e tácito? Dê exemplos.
- Como desenvolver o conhecimento tácito nas empresas?
- O que significa conhecimento científico?