A Leitura, Escrita, Fala e Escuta compõem a inteligência linguística, que estuda as formas de comunicação humana.
Esses 4 modos de comunicação são interdependentes e fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e empresas.
A escrita armazena e comunica conhecimento e difere da fala porque os leitores não precisam estar presentes.
Isso sempre foi um grande diferencial e hoje é muito mais ainda, devido a ubiquidade da comunicação digital.
Escrever bem é arte e ciência e essencial para a comunicação e sucesso empresarial.
A boa escrita nos faz sentir prazer e continuar a leitura, tal como uma boa comida, banho relaxante, abraço envolvente.
Tanto e-mails, como relatórios, bem escritos ou falados, iluminam os circuitos neurais dos leitores ou ouvintes.
Porque desenvolver a Escrita?
Escrever é a forma de comunicação mais perceptível e diferenciadora de pessoas e gera vantagem competitiva …
12 Benefícios da Escrita
- Educar a si e as pessoas … descobrir, entender, compreender, aplicar, comunicar, ensinar, especializar.
- Gerar “escritos inteligentes” … facilitar a leitura, compreensão e memorização do seu público alvo.
- Chamar a Atenção … despertar curiosidade, interesse pela leitura, gerar desejo e ação (efeito AIDA).
- Memorizar ... reter informação na memória de longo prazo e permitir sua recuperação ou evocação.
- Aumentar a capacidade da memória … das pessoas e empresas.
- Tomar Decisões … prover informações para facilitar a escolha de uma alternativa dentre várias outras.
- Gerar Reflexões … e por conseguinte, emoções, sentimentos, conscientização e mudanças.
- Projetar Imagens Mentais … ir além da percepção e sentidos, facilitar o raciocínio.
- Visualizar … ajudar as pessoas a olharem e refletirem numa perspectiva específica.
- Explicar … tornar claro ou inteligível o que é obscuro ou ambíguo).
- Comunicar …transmitir conhecimento, informação, mensagem, além do seu próprio tempo e espaço.
- Transmitir Autoridade … caumentar a capacidade do leitor influenciar as ações, crenças ou conduta (comportamento) de outros.
Tipos de Escrita Empresarial
A escrita empresarial necessita ser clara, concisa e eficaz.
Você deve compreender os diferentes tipos de redação empresarial e usar esse conhecimento para comunicar de forma eficaz e envolver os leitores.
4 principais Tipos de Escrita mais utilizados nas empresas
Instrucional
Orientar a conclusão de tarefas.
ex. Manuais e Orientações
Informativo
Registrar informações essenciais de negócio, com precisão e consistência.
ex. Conscientização da Importância da Imaginação .
Persuasivo
Influenciar a decisão, aumentar a percepção de valor em marketing e vendas.
ex. Propostas e e-mail de marketing e vendas, comunicados à imprensa.
Transacional
Comunicações do dia a dia.
ex. Propostas e e-mail de marketing e vendas, comunicados à imprensa.
10 Orientações da Boa Escrita
- Público Alvo … definir o perfil do leitor … quais necessidade, problemas, desejos, valores.
- Propósito … qual o objetivo maior … orientar a direção, tom, estrutura, fluxo.
- Clareza … planejar antes de escrever … definir o essencial e usar frases curtas.
- Relevância … informações importantes valiosas, completas. urgentes, focadas em problemas e suas soluções, oportunidades de vantagem competitiva.
- Simplicidade … evitar jargões; transmitir o essencial de forma clara e adequada
- Leitura Ativa … ler em voz alta, identificar lacunas nas argumentações, revisar até que você convença a si mesmo sobre a boa qualidade da escrita e leitura.
- Prática … vocabulário, estrutura das frases, estilo.
- Objetividade … focar na essência, economizar palavras e tempo de leitura.
- Gramática … demonstrar atenção e habilidade e uso de novos recursos de comunicação digital.
- Formatação … listas numeradas, títulos, negrito, palavras chave.
Escrita e Atividades Empresariais
Veja abaixo uma lista de atividades empresariais que dependem fundamentalmente da escrita:
- Explicar os problemas que as suas soluções resolvem para o mercado.
- Descrever ofertas, produtos e serviços.
- Descrever processos de negócios.
- Descrever o mix de marketing 7P da oferta.
- Formular planos empresariais.
- Desenvolver campanhas de marketing para atrair potenciais clientes e vender as suas ofertas.
- Desenvolver conteúdos digitais, páginas de site, blogs, e-mail marketing.
- Elaborar e-mails de negócios.
- Escrever sumários executivos
- Desenvolver scripts para aumentar a fluência e desempenho dos contatos de venda.
- Justificar o valor das sua oferta frente as alternativas concorrentes para aumentar a percepção do valor.
- Contar histórias de clientes e usos de seus produtos para criar conexões emocionais.
- Apresentar estudos e pesquisas.
- Gerar relatórios.
- Outros.
Boas Práticas para escrever melhor
Público alvo … focar no público alvo, seus objetivos, valores, prioridade, função na sociedade, faixa etária, etc … quanto mais específico, melhor!
Modelo de referência … usar um padrão para poder evoluir a sua escrita continuamente, conectar conceitos e possibilitar comunicação clara e com alto nível de compreensão de leitura.
Títulos … criar títulos impossíveis de serem ignorados, que despertem interesse pela leitura.
Introdução … fazer introduções curtas para complementar o título, explicar o benefício da leitura e motivar o leitor a ler mais.
Subtítulos … complementar o título e segmentar ideias e passagens.
Parágrafos … construir unidades autossuficiente, construir sobre o que veio antes e preparar para o que vem adiante de forma coerente e coesa.
Palavras de Transição … para conectar frases, conceitos e passagens do texto (ex: então, assim, mas, etc).
Perguntas … desenvolver perguntas para: 1) abrir loops emocionais para motivar o leitor fechá-los no decorrer da leitura e segmentar a ideia principal em blocos, para estruturar e delimitar o contexto.
Topicalização … dispor as ideias principais ou conceitos em tópicos para facilitar a ordenação de ideias e a compreensão da leitura.
Revisão … identificar erros e melhorias do processo de escrita
Ferramentas para escrever melhor
São várias as ferramentas que você pode usar para escrever melhor, envolver os leitores, e desencadear estímulos prazerosos …
Simplicidade … para aumentar a fluência do processamento do cérebro.
Você deve usar frases curtas e simples, palavras familiares e voz ativa, para evitar a necessidade de muita inteligência e esforço para compreender.
A simplicidade aumenta a “autoeficácia” – a confiança no sucesso …
Produz melhores previsões, explicações, tomada de decisões e aumenta o poder de persuasão.
Use a “voz ativa” para evidenciar que o sujeito pratica a ação, ao contrário da voz passiva.
Procure cortar palavras estranhas e jargões.
Destaque o que é saliente e descarte detalhes tangenciais.
Em vez de uma abordagem exaustiva que explicita todos os fatores, aponte apenas os principais fatores.
Especificidade … para despertar uma série de circuitos neurais.
Palavras específicas ativam mais neurônios nas partes visual e motora do cérebro do que as palavras genéricas (ex: sabiá ao invés de pássaro).
Os neurônios incorporam mais palavras específicas, que facilitam “provar”, “sentir” e aumentar o desempenho do cérebro para processar informação.
Use uma linguagem mais vívida e palpável, como analogias e metáforas, para atrair a atenção e facilitar a memorização.
Outra tática … usar títulos e frases memoráveis para reter a mensagem.
Efeito Surpresa … ajuda a memorizar e aprender
As pessoas tem afinidade com o inesperado e com histórias que não cumpram suas previsões.
- O cérebro são programados para fazer previsões, como adivinhar a próxima palavra.
- Adivinhar próximas palavras e conclusões não atrai o leitor a leitura … pode torná-la enfadonha.
- Você deve buscar recompensar os leitores com novidades.
- Use combinação de palavras incomuns para causar “efeito surpresa” e despertar a atenção (ex. “aprenda mais estudando menos!”).
Linguagem Emocional … a emoção é mais convincente do que a lógica!
A razão vem depois da emoção … emoção > sentimento > pensamento > significado.
Somos muito sensíveis à emoção … o cérebro processa a emoção de uma palavra mais rápido do que o seu significado.
Quando lemos textos carregados de emoção, reagimos reflexivamente com sentimentos, como medo, alegria, admiração e assim por diante.
Insira palavras que unam sentimentos e pensamentos, como “metáforas”.
Antes de escrever, reflita e entenda seus sentimentos frente aos fatos … expressar emoção para provocar sentimentos nos leitores.
Sedução … planeje para antecipar emoções, sentimentos e gerar felicidade.
Planejar e estruturar a escrita gera “utilidade antecipada” e alimenta a vontade do escritor e leitor: “a vontade é a realização antecipada”.
Use perguntas para iniciar um texto e gerar curiosidade.
Ajude a solucionar um mistério ou segredo … algo com causa oculta, desconhecida, incompreensível ou inexplicável.
Procure gerar um estado de incerteza, para depois alcançar um estado de compreensão, emoção e sentimento.
Pensamento Inteligente … Revelar verdades perenes, ou seja, eternas, perpétuas.
Busque fazer as pessoas se sentirem inteligentes e terem “insights”: ganharem uma compreensão precisa e profunda.
Associe conceitos não óbvios, para chegar a uma solução … ative o cérebro, ilumine áreas cerebrais e gere sentimentos de alegria e felicidade.
Trace novas distinções, crie novos atributos de valor e conceitos.
Formule mensagens pragmáticas, que contenham considerações de ordem prática e realista,.
Busque revelar verdades perenes – eternas, perpétuas.
Socialização … aproxime as pessoas para ajudá-las a compreender problemas e situações.
Faça descrições dos seus pensamentos e experiências, para ajudar as pessoas compreenderem como você e elas pensam.
Instigue a busca de conexões humanas e semelhanças … observe que são as semelhanças que atraem as pessoas.
Faça os leitores descobrirem seus objetivos pessoais e traços de caráter … isso aproxima e conecta você com o seu público alvo.
Inclua sempre a perspectiva humana em qualquer tópico em discussão … enfatize a empatia e o comportamento humano.
Se concentre em maneiras de ajudar a melhorar a autoimagem ou auto realização de um indivíduo.
Use a segunda pessoa como “você” e “seu”, ao invés da “terceira pessoa impessoal”, principalmente para explicar um assunto técnico ou complexo.
Narrativa … piadas, histórias, cativam os leitores
Saiba que poucas coisas superam uma boa piada ou história.
Histórias permitem combinar várias técnicas de escrita ativa aqui descritas.
Contar histórias faz o cérebro do ouvinte brilhar num padrão específico em sincronia com contador de história e geram associações, emoções e sentimentos.
Histórias ativam a imaginação e visualização agradáveis nas narrativas …
Geram credibilidade e legitimidade empresarial e vontade das pessoas de investir nos seus projetos
Escrever x Digitar
Escrever à mão é um treino para o seu cérebro … envolve habilidades motoras e todas as funções cognitivas
- Uma das maneiras mais eficazes de estudar e reter novas informações é escrever suas anotações manualmente.
- Escrever aumenta a capacidade de concentração da atenção e ilumina muito mais áreas cerebrais … muito mais do que a simples leitura.
- Escrever afasta ou evita distrações frequentes quando você está conectado em rede.
Tomar notas com uma caneta, em vez de um laptop, oferece às pessoas uma melhor compreensão do assunto.
- O papel permite uma liberdade gráfica muito maior: você pode escrever em ambos os lados, manter ou não definir margens, sobrepor linhas ou distorcê-las.
- Com uma caneta e papel, você pode registrar todo histórico, como palavras riscadas ou corrigidas, rabiscar e fazer adições posteriores.
- A escrita a mão deixa um registro visual e tátil do seu trabalho e de seus estágios criativos e de aprendizado.
- Você aprende mais e expressa-se mais livre e claramente com uma caneta do que com um teclado.
1. Conscientização da Importância da Imaginação .