Atenção é uma habilidade que pode ser desenvolvida de forma consciente e deliberada e influi diretamente na inteligência ou capacidade cognitiva.
O propósito do estudo da atenção é compreender o que é, como funciona e o seu uso para aumentar o desempenho cognitivo, ganhar mais conhecimento e inteligência.
Atenção é uma função de controle do sistema cognitivo.
É como um facho de luz.
É de necessária importância para o processamento de informações pelo cérebro e sistemas artificiais que buscam imitar e aperfeiçoar o comportamento e inteligência humana.
Atenção é uma função cognitiva que permite selecionar um aspecto discreto da informação e ignorar um grande número de informações perceptíveis e irrelevantes no ambiente, que chegam aos nossos 5 sentidos.
Atenção é o “controle da consciência” e oposto de distração!
É uma “engrenagem central” do sistema cognitivo para controlar os recursos “limitados”.
Atenção não é uma atividade fim e sim uma atividade meio.
É modulada pelo pensamento, linguagem, memória, percepção e aprendizagem – funções interdependentes, que sempre trabalham em conjunto.
Todas as habilidades cognitivas, incluindo a atenção, podem ser treinadas e melhoradas.
Prestar atenção é focalizar a consciência, concentrar os processos mentais em uma única tarefa principal e colocar as demais em segundo plano … é como focar, energizar e iluminar conexões neurais.
O nosso cérebro está continuamente mudando a sua estrutura por causa da “neuroplasticidade”, que é a capacidade de esquecer.
Aquilo que você foca a atenção tem um poder especial para mudar o seu cérebro e não ser esquecido, e o que você não exercita é gradativamente esquecido.
O processo de seleção atencional depende não apenas da história prévia do sistema selecionador (memórias, significado pessoal e emocional dos estímulos), mas também das expectativas geradas sobre eventos futuros.
Atenção é como uma combinação de holofote e aspirador de informações – ilumina tudo aquilo em que você focaliza e depois suga tudo para o seu cérebro.
“Atenção é a tomada de posse pela mente, de forma clara e vívida, de um dentre o que parecem vários objetos ou linhas de pensamento simultaneamente possíveis”.
William James (1890)
Atenção, Autocontrole e Inteligência Emocional
O “autocontrole” é uma das habilidades chave para a “inteligência emocional” e “controle da atenção”.
A habilidade de autocontrole significa controlar a atenção para si mesmo e se comportar como planejado.
Autocontrole, autoconsciência, empatia, automotivação e sociabilidade, são habilidades fundamentais da inteligência emocional.
A inteligência emocional está subjacente (implícita, subentendida, tácita, não expressa em palavras, silenciosa) em relação as “inteligências cognitiva e técnica”.
A falta de atenção causa muitos problemas.
Veja os sintomas de falta de atenção típicos:
Sensação de incapacidade.
Distração.
Falta de foco.
Não sustentar por muito tempo o foco em uma tarefa.
Dificuldade de socialização.
Não terminar o que começou.
Queda significativa na produtividade para estudar, aprender e executar tarefas.
Atrapalhar rotinas, hábitos, caminhos.
Gerar sentimento de culpa ou ansiedade.
Procrastinação (postergar atividades planejadas), já que não é fácil controlar a atenção para coisas que não julgamos interessantes.
A melhor forma de tornar as coisas interessantes e importantes e “DIGNAS DE ATENÇÃO” é atrelá-las a objetivos de longo, médio e curto prazos … estes de forma articulada.
Exemplos de principais causas da dificuldade de concentração que tiram o foco da sua atenção para uma tarefa são:
Procrastinação.
Redes sociais.
Problemas emocionais.
Exaustão.
Falta de organização.
Realização de várias tarefas ao mesmo tempo.
Ambiente não propicio á tarefa … ruído, temperatura, etc.
Preocupações.
A atenção é um sistema complexo.
Estudar sobre a função cognitiva atenção melhora o seu desempenho para aprender, resolver problemas e desenvolver a criatividade.
Deve ser desenvolvida de forma consciente e deliberada.
( consciência é uma qualidade da mente, que engloba subjetividade, autoconsciência, senciência, sapiência e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente … já a deliberação significa refletir para decidir ).
Atençao um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia e ciência cognitiva.
É uma função cerebral que permite selecionar um aspecto dentre um grande número de informações perceptíveis que chegam aos 5 sentidos.
Funciona como uma “engrenagem central” do sistema cognitivo humano que suporta todas as outras funções cognitivas.
É estudo de de várias ciências, como educação, psicologia, neurociência, marketing.
Controlar a atenção” é sinônimo de “autocontrole” – uma habilidade chave da inteligência emocional e sucesso na vida
Quando desenvolvemos o “controle da atenção”, percebermos sinais de desatenção ou inquietação mais facilmente em nós mesmos e nas outras pessoas.
A gestão é o método da administração de empresas para desenvolve e controla a atenção da empresa e seus colaboradores
Com teoria, prática e tempo, é possível encontrar maneiras de ativamente “trabalhar” e refinar o controle da atenção, via ferramentas mentais.
Prestar atenção é o primeiro passo para aprender qualquer coisa, ciência ou arte … tudo depende da atenção.
É essencial para memorizarão – aquisição, registro, condicionamento e recuperação da informação correta no momento certo.
Despertar a atenção é um passo fundamental do marketing para despertar curiosidade, interesse, desejo e ação de compra.
Tanto chamar quanto prestar atenção são afetados por fatores ambientais (externos) e fatores internos (emoções e sentimentos).
Um aspecto importante no entendimento e controle da atenção é a intencionalidade – o caráter involuntário e voluntário da atenção.
A intencionalidade é um estado mental de grande relevância para a psicologia cognitiva e desenvolvimento humano.
A atenção pode ser focada, por exemplo quando estamos resolvendo um problema, memorizando alguma coisa, organizando as coisas .
A atenção pode ser difusa , por exemplo, quando estamos contemplando uma paisagem, dormindo, andando, planejando.
A capacidade de atenção pode ser medida em estágios evolutivos: atenção ativa, concentrada, seletiva, alternada, dividida ou multitarefas.
Para despertar a atenção das pessoas precisamos criar estímulos.
Estímulos combinam fatores individuais (interesse, cultura, conhecimento, habilidades, profissão, valores e fatores ambientes (repetição de estímulos externos, tempo de exposição aos estímulos, movimento e mudança no ambiente ou de perspectivas, contraste, forma e estrutura da informação).
Quanto mais específico você for na identificação desses fatores, mais provável será chamar a atenção, despertar o interesse, desejo e ação de compra, através de estímulos sucessivos … é assim que o marketing explora o conceito da atenção e influencia
- O que é atenção?
- Porque estudar a função cognitiva atenção é importante?
- Qual a relação entre atenção e a tomada de decisão?
- A atenção é uma atividade fim ou atividade meio? o que isso significa?
- Do que depende o processo atencional?
- Por que atenção é importante para a cognição?
- O que significa autocontrole?
- Cite 5 exemplos de problemas decorrentes de falta de atenção.
- Cite 5 exemplos de causas geradoras de falta de atenção.
- O que significa atenção focada e difusa?
- Como você mede a sua capacidade de atenção?
- Como despertar a atenção de uma pessoa?
- Dê exemplos de áreas do conhecimento e da ciência que estudam a atenção.