Um risco no negócio é uma possibilidade futura que pode impedi-lo de alcançar uma meta de negócio; são de vários tipos e incluem coisas que você pode controlar (riscos internos), como sua estratégia e outras coisas além de seu controle (riscos externos), como a economia e política, por exemplo.
Saiba mais. Gerência de Risco.
Quais são os tipos de Riscos Empresariais?
Risco Estratégico
O Risco Estratégico é o potencial da sua empresa se apoiar num conjunto de estratégias, se tornar menos eficiente e não alcançar seus objetivos de negócio.
Pode ser devido a mudanças tecnológicas, um novo concorrente entrando no mercado, mudanças na demanda do cliente, picos nos custos de matérias-primas ou qualquer número de outras mudança.
Risco estratégico está associado a capacidade da empresa se adaptar às mudanças.
A história está repleta de exemplos de empresas que enfrentaram riscos estratégicos … alguns conseguem se adaptar com sucesso, outras não.; um exemplo clássico é a Kodak, que se tivesse analisado o risco estratégico com mais cuidado, começaria a produzir câmeras digitais, canibalizar seu próprio negócio do que deixar outra empresa fazer isso; outro exemplo é a IBM que migrou de uma empresa de produtos para uma empresa de serviços de consultoria.
–
Saiba mais. Objetivos Empresariais, Estratégia Empresarial, Modelo de Negócio, Estratégias de Marketing, Estratégia Mix de Marketing
Risco de Conformidade
Risco de conformidade (compliance) corresponde à possibilidade de ocorrência de sanções, perdas financeiras ou danos de reputação/imagem, em razão do descumprimento ou tratamento inadequado de normas, externas (leis, regulamentos, recomendações e orientações de entidades reguladoras) e/ou do código de ética e políticas internas da empresa
Você está cumprindo todas as leis e regulamentos necessários que se aplicam ao seu negócio?
Sempre existe o risco de você enfrentar regulamentações adicionais no futuro; atender requisitos regulamentares extras que podem gerar altos custos para o seu negócio.
Um risco de conformidade também pode afetar o futuro do seu negócio, tornando-se um risco estratégico também.
Saiba mais. Frameworks de TI, ITIL.
Risco Operacional
O risco operacional refere-se a uma falha inesperada nas operações do dia-a-dia da sua empresa.
Qualquer coisa que interrompa as principais operações da sua empresa está na categoria de risco operacional, tais como falha técnica num equipamento, erros de pessoas ou erros de processos.
Um risco operacional pode resultar de eventos fora do seu controle, como um desastre natural, um corte de energia ou um problema com o host do site.
Embora os eventos em si possam parecer muito pequenos em comparação com os grandes riscos estratégicos, os riscos operacionais ainda podem ter um grande impacto em sua empresa, se não mitigados.
Não só existe o custo de corrigir o problema, mas podem impedir que os pedidos dos clientes sejam entregues ou impossibilitar o contato dos clientes e resultar em perda de receita e danos à sua reputação.
Saiba mais. Gerência de Processos de Negócios
Risco Financeiro
A maioria das categorias de risco tem impacto financeiro, em termos de custos extras ou receita perdida; mas a categoria de risco financeiro refere-se especificamente ao dinheiro que entra e sai do seu negócio.
Por exemplo, se uma grande parte de sua receita vem de um único cliente grande você tem um risco financeiro significativo; se esse cliente não puder pagar ou atrasar o pagamento por qualquer motivo, sua empresa estará em apuros.
Dívida também aumenta seu risco financeiro, especialmente se grande parte dela for dívida de curto prazo devida no futuro próximo; … se as taxas de juros subirem repentinamente e, em vez de pagar 8% do empréstimo, você agora pagar 15%? Isso é um grande custo extra para o seu negócio e considerado um risco financeiro.
Saiba mais. Objetivos financeiros.
Risco de Reputação
Risco de reputação é a perda potencial de capital financeiro, social ou participação de mercado resultante de danos à reputação de uma empresa, em consequência de um evento adverso ou potencialmente criminoso, mesmo que a empresa não seja considerada culpada.
Não importa em qual indústria você esteja, sua reputação é tudo.
Se a sua reputação for prejudicada, você verá uma perda imediata de receita, pois os clientes se tornam cautelosos ao fazer negócios com você, mas há outros efeitos também …
Seus funcionários podem se desmoralizar e até decidir sair e você pode achar difícil contratar bons substitutos, já que candidatos em potencial ouviram falar da sua má reputação e podem não querer se juntar à sua empresa.
Os fornecedores podem começar a oferecer termos menos favorávei.
Anunciantes, patrocinadores ou outros parceiros podem decidir que não querem mais serem associados a você.
Saiba mais. Gerenciamento da Marca, Reputação.
Risco em Segurança da Informação
Risco na perspectiva da segurança da informação refere-se ao potencial de perda ou dano quando uma ameaça explora uma vulnerabilidade.
Exemplos desse tipo de risco incluem perdas financeiras como resultado de interrupção de negócios, perda de privacidade, danos à reputação, implicações legais e podem até incluir a perda de vidas.
Riscos de segurança podem ser segmentados em riscos à confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade dos ativos de uma organização.
RISCO = AMEAÇAS X VULNERABILIDADES
Risco Político
Risco político significa o impacto no retorno de um investimento como resultado de mudanças políticas ou instabilidade em um país.
A instabilidade que afeta os retornos de investimento pode resultar de uma mudança no governo, nos órgãos legislativos, em outros responsáveis pela política externa ou no controle militar.
O risco político também é conhecido como “risco geopolítico” e se torna mais crítico à medida que o horizonte de tempo de um investimento se torna mais longo.
Risco Competitivo
Risco competitivo é o potencial de ações de um concorrente para impactar negativamente o seu negócio.
Em um mercado competitivo saudável, o risco competitivo gera melhorias, como redução de custos e melhorias de qualidade.
Exemplos de risco competitivo são: preços ou descontos do concorrente, novos modelos de negócio, localização de um concorrente próximo ao seu negócio, quando um concorrente é visto como um empregador mais atraente de recursos humanos qualificados, estratégia de promoção de um concorrente para atrair seus clientes ou afetar a percepção da sua marca de forma negativa, estratégia de distribuição de um concorrente com posição preferencial com seus parceiros de distribuição, e assim por diante.
Risco de Pessoal
Riscos de pessoal referem-se aos custos que irão surgir em consequência de doenças e incidentes que acontecem ao pessoal da empresa.
As pessoas são o ativo mais importante em qualquer negócio e também são o ativo mais vulnerável; podem sofrer acidentes de trabalho com máquinas e bens.
Riscos de pessoal podem ser mais difíceis para reparar e as consequências podem ser muito sérias, principalmente por causa de conexões emocionais que podem gerar … empregados têm famílias e dependentes.
Exemplos de riscos com pessoas são: empregado chave doente e meses sem trabalhar, diretor morrer, pandemia.
Risco no Ambiente de Trabalho
Os riscos ambientais de trabalho podem ser de várias naturezas, tais como …
Agentes físicos – ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, …
Agentes químicos – poeiras, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele.
Agentes biológicos – bactérias, fungos, parasitas, vírus.
Riscos de acidentes – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, instalação elétrica inadequada, probabilidade de incêndio ou explosão.
Riscos ergonômicos – esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade.
Todos esses tipos de riscos de trabalho podem causar danos à saúde do profissional em função da intensidade, tempo de exposição ou falta de equipamentos de proteção apropriados.
O que é Risco Climático?
Riscos climáticos como ciclones, enchentes, incêndios florestais, inundações, temperaturas extremas, aumentam a incerteza sobre onde os riscos climáticos ocorrem, quando, por quanto tempo e em que nível de intensidade.
Combinado com outros processos de mudança, como a urbanização e o desmatamento, a forma como os sistemas socio econômicos e ecológicos são afetados pelo clima muda e força reavaliar as práticas convencionais de gerenciamento de riscos climáticos.
No Brasil, por exemplo, é frequente tempestades e enchentes danificarem edifícios e infra-estruturas …
Empresas publicamente criticadas por sua política ambiental podem perder clientes à sua reputação negativa.
Os vários tipos de riscos estão interrelacionados; é um sistema de tradeoff, ou seja, ações para mitigar um tipo de risco podem aumentar outros tipos de riscos.
–
Uma vez 1) entendidos os vários tipos de riscos, o próximo passo é 2) olhar mais profundamente para cada tipo de risco, 3) identificar coisas específicas que poderiam dar errado, 4) o impacto que podem gerar e 5) criar estratégias para lidar com esses riscos.
–
Como o Risco afeta a “Percepção de Valor”?
–
Podemos relacionar valor, benefício, custo e risco pela fórmula de valor: FÓRMULA DE VALOR: VALOR = BENEFÍCIO / (CUSTOS x RISCOS)
- Ao observar a fórmula de valor, você constata que o valor da empresa, negócio ou projeto pode ser aumentado ou diminuído em função da percepção dos riscos decorrente de uma determinada ação ou inatividade, prevista ou imprevista
- A percepção do risco é um julgamento subjetivo que as pessoas fazem sobre as características e a gravidade do risco, tal como descrito na fórmula de valor; cada pessoa racionaliza o valor e o risco de acordo com suas habilidades, crenças e valores.
- Se a percepção do risco for maior e a percepção de benefícios e custos for mantida, o valor percebido será menor; em contrapartida se reduzirmos a percepção do risco, o valor percebido será maior (se mantidos os custos e benefícios);
- Quando tratamos com projetos ou empreendimentos de maior valor ou custo, a percepção do risco tende a aumentar; em contrapartida, num mesmo contexto, quando aumentamos a percepção de benefícios, a percepção de custos e riscos tendem a diminuir.
–
- O risco é a principal causa de incerteza das pessoas e empresas.
- As empresas cada vez mais se concentram em identificar e gerenciar os riscos antes que afetem seus negócios.
- A habilidade de avaliar riscos é muito valorizada no mercado de trabalho; porque sem ela é provável que os objetivos não sejam atingidos.
- A capacidade de gerenciar riscos aumenta a confiança para futuras decisões de negócios, já que o conhecimento dos riscos ajuda a lidar com problemas potenciais.
- Um dos papéis dos gerentes é identificar os riscos, elaborar estratégias para proteção contra esses riscos, executar essas estratégias e motivar todos os membros da empresa a cooperar nessas estratégias.
- A análise de SWOT é uma ferramenta de análise de riscos, já que analisa pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças
- O planejamento identifica quando os riscos podem acontecer, quais os impactos, formas de anular e reduzir; aumenta a probabilidade de sucesso de projetos e melhor compreensão dos seus riscos.
- Embora o risco esteja presente em todas as situações, ele pode ser anulado ou mitigado (reduzido) pelo processo de planejamento.
- Alguns projetos são tão arriscados que poderemos não iniciar se não conhecermos em detalhes os seus riscos; outros podem conter fatores cujos riscos podem ser contidos ou mitigados, se direcionada a atenção prévia.
- Quanto maior for o risco, mais valorizado é o pensamento estratégico.
- As empresas não devem esperar eliminar todos os riscos; isso seria muito custoso; em vez disso, devem procurar identificar e alcançar um nível de risco aceitável para gerar o maior valor.
–
Palavras chaves – risco, ativo, ameaça, vulnerabilidae, estratégia, fórmula de valor, habilidades, meta, mudança, planejamento, valor, valores, vulnerabilidade.
–
Teste seu Conhecimento sobre Risco
- O que é Risco?
- Quais são os tipos de riscos empresariais?
- Dê exemplos de riscos internos e externos.
- Qual o risco associado a incapacidade da empresa de se adaptar às mudanças?
- Qual o tipo de risco associado a regulamentação, regras e leis, requerimentos, padrões, transparência e políticas?
- Falhas do dia a dia da empresa podem ser enquadradas em qual tipo de risco?
- Qual a categoria de risco associada à geração de custos extras e receitas perdidas?
- Quais os problemas gerados pelo risco de reputação?
- Podemos dizer que o risco de segurança da informação pode ser desdobrado em 5 componentes. Quais são?
- Existe um tipo de risco quando que os retornos de um investimento podem sofrer como resultado de mudanças políticas ou instabilidade em um país.
- Qual a categoria de risco associado à instabilidade em um país?
- Em um mercado saudável existe um tipo risco empresarial que gera melhorias de custos e qualidade para os potenciais compradores. Qual é?
- Por que o risco de pessoal geralmente é mais difícil de reparar?
- Cite exemplos das várias naturezas dos riscos no ambiente de trabalho.
- Como as condições climáticas podem afetar o risco empresarial?
- Podemos definir RISCO = AMEAÇAS x VULNERABILIDADES. Explique a fórmula.
- VALOR = BENEFÍCIOS / (CUSTOS x RISCOS). Explique a fórmula.
- A habilidade de identificar e avaliar o Risco aumenta o desempenho do processo de venda e de compra. Explique essa afirmativa?