Hoje para comprar, usamos a Internet, mobilidade e mídia social, além das opções analógicas, pessoas, locais, conversas.
Objetivo do Sumário.
- Dar um panorama dos tipos de canais de venda do marketing digital.
- Conscientizar sobre necessidades e soluções de cada tipo de canal.
- Planejar e elaborar estratégias de canais de venda digital.
- Acessar outros conteúdos relacionados ao marketing digital.
Conceito
Canais de marketing digital são plataformas para desenvolver relacionamento com o público-alvo e vender.
- Promover a marca.
- Informar e ajudar clientes a resolver problemas.
- Gerar leads ou potenciais compradores.
- Atrair, prospectar e converter vendas.
- Combinar estratégias para atingir um ou mais objetivos.
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Tipos de Canais do Marketing Digital
Existem várias formas … os mais conhecidos são: site de empresa, e-mail marketing, plataforma de anúncios, estratégias SEO (otimização de motores de busca), plataformas virtuais (marketplace), programa de afiliados, plataforma de anúncios e redes redes sociais.
Site da Empresa.
Site da Empresa ou E-commerce ou Comércio Eletrônico Empresarial permite liberdade de navegação, personalização do site, diferentes formas de pagamento, flexibilização de produtos, … em contrapartida, depreende muito mais esforços para gerenciar e conseguir escalar o negócio.
Pontos de Atenção para desenvolver um site de e-commerce …
- Marketing digital – como atrair o público alvo?
- Marketing de conteúdo – Quais as informações e histórias de sucesso sobre necessidades e ofertas?
- Site e Loja Virtual – Qual a usabilidade e comunicação? Como serão projetadas as Home Page, Land Pages, Página de Produto, Página de Compra, Squeeze Pages, Conteúdos digitais, Fale conosco, para conduzir o potencial comprador na jornada de compra?
- Estratégia SEO – Search Engine Organization – Quais as palavras chave? Quais as mídias? Quais os títulos? Como ser bem ranqueado nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, tipo Google?
- Propaganda e anúncios – Onde anunciar? Qual o melhor canal ou mídia social? Como medir o retorno do investimento? Quais as mídias?
- Análise de Tráfego – Qual o tipo de tráfego que o meu site atrai? Quais as palavras chave, origens, tipo de usuário, páginas e conteúdos, horários, demografia, e crescimento de tráfego?
- Avaliar o retorno do Investimento – qual o valor, lucro, benefícios, custos e riscos (financeiros, segurança, marca) do e-commerce?
Qualquer empresa deve investir na “presença virtual”.
O e-mail marketing oferece muitas vantagens …
- Versatilidade … tem a capacidade de apoiar outros objetivos e estratégias de de marketing.
- Permite aplicar marketing de conteúdo.
- No marketing B2B é uma das principais ferramentas para gerar leads e receita.
- Atinge mais da metade da população mundial.
- Oferece o melhor retornos de investimento, seguido de SEO e pesquisa paga.
- Segundo pesquisas podemos chegar a excelentes taxas de retorno (resultado 40 vezes mais que o valor investido).
- As aberturas de e-mail nos dispositivos móveis são mais de 5 vezes maiores que de desktops.
- Permite criar títulos chamativos, que atraem a atenção dos potenciais compradores.
- Personaliza campanhas pela iteração com o mercado e direcionamento para visitas ao site.
- Prover feedback e suporte ao cliente.
Marketplace … Plataformas Virtuais
Plataformas Virtuais são lojas on line multimarcas … permitem que vários anunciantes se cadastrem e comercializem seus produtos e serviços através delas com promessas de ganho de visibilidade, escalabilidade, credibilidade, economia e foco no “core business”.
Vantagens
- Visibilidade … é aumentada devido a visibilidade do market place
- Escalabilidade … possibilidade de aumentar a receita de venda em maior proporção do que os custos, principalmente para a fase de crescimento no ciclo de vida do negócio.
- Credibilidade … aproveitar a credibilidade do market place, empresas e parceiros que dele participam e usar isso para aumentar a sua credibilidade aos olhos do consumidor
- Foco no Core Business … se concentrar no seu “core business” (no modelo de negócio) e não se preocupar com questões técnicas …
- Economia … reduzir custos e riscos.
A empresa que adota a solução marketplace precisa estar em conformidade com as regras do marketplace, com a demanda que será gerada, atender SLAs – acordos de níveis de serviço e aceitar a redução do poder da marca afetado pela marca … tal como um produto na prateleira de um supermercado.
Programas de Afiliados.
Programa de afiliados é um canal usado para promover produtos e serviços via sites, blogs e redes sociais de terceiros em troca de comissões … é indicado para quem tem um produto digital poder vender mais, sem necessariamente entender sobre divulgação e obter baixo investimento.
Plataforma de Anúncios
Google Adwords é uma plataforma de publicidade on line para anunciantes e para usuários interessados apenas por anúncios que são relevantes para o que eles procuram … não é apenas um canal para quem quer vender produtos, mas para gerar tráfego para seu site e promover a marca.
- E uma plataforma de publicidade on line.
- Anunciante configura anúncios.
- Anúncios de texto são padronizados e ranqueados.
- Inclui e configura anúncios em sites parceiros.
- Visualiza anúncios para usuários conhecidos, via “remarketing”.
- Anuncia vídeos no Youtube.
- Aumenta o alcance e exposição de ofertas.
- Permite controlar investimentos.
- Avalia e refina campanhas.
- Gera tráfego pago.
- Configura palavras chave.
- Atrai clientes.
- Pagamento por click.
A lista de funcionalidades do Google Adwords é um check list para entender os principais conceitos e componentes do marketing digital.
Existem duas formas de anunciar no Google Adwords: REDE DE PESQUISA e REDE de ANÚNCIOS …
- REDE de PESQUISA exibe anúncios de texto quando o usuário busca por um termo referente a seu anúncio … os mecanismos de busca do Google calculam qual anúncio será exibido e a posição que se encontrará a cada nova busca realizada … os anúncios patrocinados aparecem acima da busca orgânica e têm o indicativo “Anúncio” do lado do link da página.
- REDE de ANÚNCIOS conta com milhões de sites parceiros para que anúncios sejam exibidos em áreas estratégicas desses sites, que podem ser portais de notícias, blogs e outros sites especializados … além disso, permite criar anúncios em vídeo para serem exibidos no YouTube e em sites parceiros de vídeo.
“Possíveis” desvantagens são: a grande quantidade e concorrência de campanhas feitas no Google, a estratégia de custo por clique (CPC), que cobra independentemente da realização da compra.
Google Shopping
Google Shopping envolve o Google Adwords, mas é uma estratégia diferente … exibe produtos que estão à venda no mercado online e disponíveis como anúncios no Adwords, seguidos do nome do produto, preço e loja .. visa alavancar as vendas de lojistas.
Redes Sociais
As redes sociais não só são ambientes de relacionamento e entretenimento, como também são ótimas ferramentas de negócios.
- Envolvem o cliente … adicionam aquele toque humano, o que torna sua marca mais relacionável com o público.
- Maior alcance … as postagens de mídia social são fáceis de compartilhar, geram “boca a boca” para aumentar o público ou base de clientes.
- Permite compartilhar conteúdo com baixo custo.
Facebook … você pode …
- criar páginas para sua empresa.
- colocar a descrição de seu negócio.
- integrar o site.
- criar botão de call to action.
- administrar interações.
- publicar sobre o seu empreendimento.
- impulsionar suas publicações e fazer anúncios.
- Facebook possui seu próprio Marketplace … mas não disponibiliza plataforma de pagamento, esse acordo deve ser feito entre o anunciante e o comprador.
Instagram …
- você pode criar um perfil para empresas, que vai proporcionar que você tenha informações sobre seguidores e métricas, adicione seu site e outros contatos, promova posts e anuncie produtos.
- muitas empresas, mesmo sem possuir site e ponto de venda, promover seus produtos e serviços e demonstram sucesso significativo em vendas.
- sem contar que grande parte de sua audiência se encontra nesses canais, é super recomendável manter presença neles, mesmo que não façam parte da sua estratégia principal.
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Resumo
Hoje quando queremos comprar, usamos o marketing digital.
Os canais do marketing digital são plataformas para atingir o público-alvo com informações sobre marca, produto ou serviço.
É necessária “presença on-line forte” para conquistar e monetizar o públicos-alvo.
Existem várias formas de desenvolver canais de marketing e vendas digitais.
Site da Empresa permite personalização … qualquer empresa deve investir na “presença virtual”.
O e-mail marketing oferece muitas vantagens e alto ROI.
Market place ou Plataformas Virtuais são lojas on line multimarcas.
Programa de afiliados promovem produtos e serviços via sites, blogs e redes sociais de terceiros em troca de comissões.
Google Adwords é a plataforma de publicidade on line mais usada, com pesquisas.
Redes sociais são ambientes de relacionamento, entretenimento e ótimas ferramentas de negócios.
Conclusão
- Os canais de venda do marketing digital crescem na velocidade digital.
- É um conjunto de técnicas que expandem os conceitos do marketing tradicional para o mundo digital.
- Várias ferramentas são usadas de forma combinada, tais como, site, e-mail, plataforma de anúncios, market place, programa de afiliados, redes sociais, estratégias SEO (search engine optimization), análise e inteligência de tráfego e relacionamento.
- Para vencer, vender e comprar no mercado atual, o marketing digital é fundamental!
Teste de conhecimento
- Qual a semelhança e diferença entre marketing tradicional e marketing digital?
- Quais são os principais canais do marketing digital?
- Qual a importância do site da empresa? qual a sua função? como influi na estratégia de marketing e relacionamento?
- Porque o e-mail é tão importante no marketing digital?
- Quais os 3 potenciais benefícios das plataformas virtuais multimarcas (market place)? Quais as restrições?
- Qual o funcionamento básico e diferencial do uso de programas de afiliados para promover a marca e produtos?
- Como funciona plataforma de publicidade do Google?
- Qual a agregação de valor das redes sociais no marketing digital?