Quais são as características do sistema de telefonia?
A rede de telefonia foi construída num modelo de negócio, onde poucos controlam a oferta. Diametralmente oposto do modelo da Internet.
Características
- Rede hierárquica compostas de centrais comutação (local, regional, nacional., internacional) A central local conecta assinantes. As demais centrais trânsito conectam cidades, estados e países.
- Alta redundância. Isto é, cada central sempre está interconectada a mais de uma outra central, via troncos(ou conexões), para permitir escoar o tráfego por vários caminhos alternativos. Se um determinado caminho interrompe, um outro pode ser automaticamente utilizado.
- Inteligência centralizada. A inteligência da rede está nas centrais. Os terminais telefônicos de clientes têm pouca inteligência.
- A aplicação principal é a comunicação de voz. Outros tipos de tráfegos são permitidos, mas com muitas limitações.
- Alta capilaridade. Pavimentou as primeiras redes núcleo, acesso e última milha. Hoje pega carona nos atuais sistemas multimídia IP.
Limitações
- Foi concebida para trafegar voz. Não é apropriada para o tráfego de dados. O tráfego de voz tem características bem diferentes do tráfego de dados. O tráfego de dados é muito maior que o tráfego de voz e existem mais máquinas no mundo do que seres humanos. Cada vez mais “máquinas inteligentes” se comunicam. Um cuidado especial é que os vários tipos de tráfegos (voz, dados, imagem, vídeo) sejam diferenciados para que possam ter suas características preservadas. Esses diferentes tipos de tráfego carregam mais informação e demandam maior capacidade de comunicação.
- Funciona através da técnica de comutação por circuito. Nesta técnica, um recurso de comunicação fica alocado dedicadamente a uma única chamada – não é compartilhado por outra chamada. Essa característica garante QoS (níveis de serviço) e baixo tempo de transmissão (retardo). Isto significa que a rede de telefonia é otimizada para voz e outras aplicações de tempo real, mas utiliza seus recursos ineficientemente, tornando seus serviços mais caros.
- Apresenta uma infra-estrutura proprietária, onde fabricantes de equipamentos desenvolvem as aplicações para as suas plataformas. Este formato de negócio não sustenta rápidos ciclos de desenvolvimentos. Um contraponto disto é a INTERNET, que usa um protocolo de comunicação padrão, o TCP/IP – uma arquitetura de comunicação de uso público – dominada por milhões de pessoas, cujas aplicações podem ser desenvolvidas em “fundos de quintal”. É incomparável a diferença de sinergia da Tecnologia IP (Padrão Internet) em relação à tecnologia da Rede de Telefonia Pública. Uma infra-estrutura aberta, onde vários fornecedores desenvolvem aplicativos, possibilita soluções de mercado mais criativas e rápidas.
- Foi projetada para realizar chamadas de curta duração – média de três minutos. Uma sessão de Internet pode ter horas de duração. Isto pode gerar gargalos de tráfego na central telefônica pela alta ocupação de seus circuitos e impossibilitar o tom de discagem para assinantes de telefonia.
- Possui sistemas proprietários: sistemas de tarifação, sistemas de gerenciamento de rede, sistemas de relacionamento com o cliente. Cada sistema possui um processo bem definido de negócios e serviços. Esses sistemas não apresentam uma integração entre si – são desenvolvidos por diferentes fornecedores, com padrões proprietários.
- A convergência de serviços é bastante limitada. As limitações não se referem apenas à capacidade dos meios de transmissão, mas se estende a outros fatores, tais como capacidade de comutação, capacidade de gerência de diferentes tipos de tráfego e capacidade de estabelecer diferentes níveis de serviços para clientes.
O futuro da rede de telefonia é a Telefonia IP implementada em redes de nova geração que transportam todas as informações e serviços: voz, dados e todos os tipos de mídias como o vídeo e áudio, transmitindo estes tráfegos tal como na Internet, com objetivos de redução nos custos operacionais da rede, novas aplicações de banda larga e novas fontes de receita.
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