Quais são os atributos GEEDDS das LANs Corporativas?
Em uma arquitetura de redes hierárquica cada camada de rede possui funções bem definidas e gera os seguintes benefícios:
1.Gerenciabilidade – Mais fácil de gerenciar, pois é mais fácil de entender e medir. A arquitetura hierárquica fornece visibilidade sob os elementos de rede por função o que facilita a realização de medidas, e dá previsibilidade para a rede. A administração da rede em termos de manutenção, expansão e resolução de problemas é facilitada.
2.Economia – Gerar retornos maiores que os investimentos. Reduzir TCO. Balancear Capex e Opex.
3.Escalabilidade – A rede hierárquica é mais escalável. A expansão é feita em camadas. Em uma primeira etapa pode-se expandir apenas acessos e outra se pode expandir núcleo de rede para ampliar a capacidade. O processo de expansão é mais fácil de planejar.
4.Desempenho – Uma rede hierárquica simplifica os caminhos possíveis de um ponto a outro o que reduz o esforço dos protocolos de roteamento. A concentração do tráfego de uma camada superior faz com que as bandas sejam melhor utilizadas ampliando também o desempenho.
5.Disponibilidade – Redes hierárquicas definem caminhos redundantes de mesma complexidade permitindo rápido failover e ampliando a disponibilidade da rede.
6.Segurança – A melhor forma de se implementar segurança em redes corporativas é definindo topologias hierárquicas redundantes que permitam caminhos alternativos para lidar com ataques DoS e isolar domínios de falhas.
Até logo!