O que é TCO e qual a sua aplicação?
O conceito de TCO – Total Cost of Ownership, foi adaptado pelo Gartner em 1987, para aplicação na área de TI, para entender os custos reais da infraestrutura de TI. O conceito já era conhecido e aplicado em outras áreas. O conceito é medir o custo total, durante o ciclo de vida da solução tecnológica e não só o custo de aquisição.
O conceito de TCO está diretamente ligado ao conceito de ROI (Return of Investment), que é igual ao dinheiro ganho ou perdido através de um investimento comparado ao montante de dinheiro investido.
- O TCO é dividido em custos diretos (hardware, software, operação e administração) e custos indiretos (custos de indisponibilidade e custo com o usuário final).
- Os custos de operação e administração de TI são destacadamente os maiores.
- Os custos diretos são orçáveis e os custos indiretos NÃO.
- Os custos diretos influenciam os custos indiretos; quando os custos diretos são menores, normalmente os custo indiretos são maiores e vice versa; por exemplo, “hardwares baratos” tem maior probabilidade de causar mais indisponibilidade de serviço.
- O modelo de TCO do Gartner agrupa os custos em 4 categorias: planejamento, aquisição, operação, manutenção e alienação.
- Os custos de operação e manutenção são maiores que os custos de aquisição de hardware e software.
- Reduzir o TCO é uma prioridade para a maiorias das empresas. Isto é, aumentar os benefícios e reduzir os custos.
- A simplificação e gestão de TI são dois fatores fundamentais para a redução do custo de TI.
TCO e ITIL são duas principais abordagens para gerenciar a infraestrutura de TI. De um lado, o TCO permite trabalhar os custos durante o ciclo de vida dos serviços e o ITIL permite melhorar a entrega e o suporte de serviços de TI.
Existem muitos fatores que influenciam o valor de uma solução (valor = benefícios/custos/riscos. O preço da solução é apenas um dos fatores do custo. Não se compara soluções, comparando preços. Para comparar soluções é necessário comparar benefícios e custos, sob um mesmo escopo, o qual é delimitad pelas necessidades (= problemas) das pessoas e empresas.
Saiba mais. ITIL , ROI, Governança TIC