Como são configurados os S.O nos computadores clientes na rede Windows?
Para completar a instalação da rede é necessário configurar os computadores clientes da rede. Isto é, configurar cada cartão de interface de rede (NIC) para que trabalhe adequadamente, com todos os protocolos para a comunicação em rede. No Windows essa atividade é bem simplificada, já que o NIC é automaticamente identificado quando o computador é iniciado. O restante, é certificar se todos os protocolos e software clientes foram instalados.
- Quando o Windows deteta a presença de um adaptador de rede, ele automaticamente cria uma conexão de rede e o configura para suportar os protocolos básicos de rede. Além disso, é possível alterar a configuração de rede manualmente.
- Cada computador é identificado para participar da rede, que consiste no nome do computador, uma descrição opcional e o nome do grupo de trabalho ou domínio que o computador pertence.
- O nome do computador deve seguir a regra para nomes NetBIOS (Network Basic Input/Output System – uma interface de aplicação básica para serviços de rede em computadores windows. É um protocolo de sessão que trabalha junto com o TCP/IP . É instalado automaticamente na instalação do TCP/IP). Para redes pequenas é comum usar o mesmo nome do “username”. Para redes grandes, um esquema mais elaborado é utilizado para facilitar a localização do computador.
- Se o computador for inserido num domínio, será necessário acesso à conta do administrador da rede para fazer isso. Qualquer usuário que queira acessar uma rede baseada em domínio deve fazer o “log on”no domínio, via uma cointa de usuário válida. A conta de usuário é criada no controlador de domínio e não no computador cliente. Podem ser criadas contas locais no Windows, para acessar recursos locais do computador, sem estar conectado ao domínio de rede.
Até logo!