Quais são as considerações iniciais a serem feitas para o projeto de uma rede de pequeno porte?
A estratégia de projeto de uma rede de pequeno porte tem geralmente as seguintes características:
- Equipamento de baixo custo
- Um switch central agindo como uma espinha dorsal
- Rede Corporativa plana (não hierárquica)
- Pouca Tolerância à falha
- Gestão simples
- Crescimento previsto elevado: de 20-50%
O administrador do sistema se concentre no ativo mais importante: a gestão do servidor. As pequenas empresas, se bem-sucedidas, tendem a crescer muito rápido em termos de tamanho. O aumento percentual é geralmente maior do que a de uma grande empresa. Por exemplo, uma empresa de 10 para 20 que o aumento teria crescido 100 por cento! Assim, o aprovisionamento para o crescimento numa rede pequena, tem que ser um pouco mais elevado do que em um projeto de rede de grande porte. Um projeto típico de uma rede de pequeno porte poderia ter os seguintes requisitos:
- 50 usuários na rede
- 10 impressoras
- Servidor Windows NT para serviços de banco de dados e e-mail da empresa
- Conectividade com a Internet
- Site da empresa
O projeto de conectividade para uma rede de pequeno porte é relativamente simples – basicamente um backbone Ethernet compartilhado pelas estações. O objetivo é um projeto de baixo custo preparado para uma futura expansão, se necessário. O cabeamento da rede normalmente é o padrão Categor UTP-5. Os dispositivos e servidor são dispostos numa pequena sala e impressoras equipadas com portas Ethernet embutidas são localizadas próximas aos usuários. Outra solução é usar WLAN.
O primeiro passo é identificar diferentes grupos de usuários com base em requisitos de recursos do computador. Simplificadamente, podemos segmentar os usuários por tipo de aplicação (por conseguinte o tráfego). A segmentação de usuário é importante para a gestão, economia, economia, desempenho e segurança da rede.
Em redes desse porte, a confiabilidade da rede é muito dependente da confiabilidade do equipamento. Em uma rede como esta, falha de rede é geralmente causada por falha do equipamento. Assim, é importante selecionar equipamentos de fabricantes respeitáveis.
Até logo!