
A relação entre práxis e gestão é de interação dialética e transformadora da teoria e prática.
Práxis … é a união e o diálogo constante entre teoria (pensamento) e prática (ação), onde a teoria informa a ação e a prática, por sua vez, questiona e reinventa a teoria.
Gestão Crítica ... a relação entre práxis e gestão é a interligação dialética e transformadora entre teoria e prática … a gestão como prática não se preocupa apenas com a execução … adicionalmente reflete criticamente e reformula teoria e prática … a prática da gestão visa a transformação da realidade e o alcance de objetivos, especialmente na educação e em contextos empresariais e sociais … transcende a aplicação mecânica de métodos … busca a consciência, a autonomia e a participação, torna a ação mais humana e eficaz.

Check List.
Práxis e Gestão.
Propósito, Características e Aplicações.
- Ambiente … a praxis promove um ambiente mais democrático …. é o motor que constrói e aprofunda a democracia … um ambiente democrático (com participação, autonomia e voz) é o terreno fértil onde a práxis floresce, permite a superação de opressões e a criação de uma empresa e sociedade mais justa e igualitária.
- Conhecimento Crítico ... surge da reflexão sobre a prática (a “leitura do mundo”), na praxis, essa reflexão deve sempre levar a uma nova ação, num ciclo contínuo de ação-reflexão-ação que transforma tanto o sujeito quanto o objeto conhecido … a práxis é o motor e o resultado do conhecimento crítico, que, por sua vez, não é meramente teórico, mas nasce da reflexão sobre a prática e visa sua transformação, rompe a dicotomia entre pensar e agir para criar uma realidade mais justa, emancipada (liberta de dependências) e autônoma (capacidade de autogoverno).
- Consciência … a relação entre práxis e consciência é dialética e indissociável: a práxis (ação humana transformadora que une teoria e prática) molda e revela a consciência … já a consciência (reflexão crítica e autoconhecimento) direciona e dá sentido à práxis, transforma o sujeito e a realidade, supera a mera atividade mecânica para alcançar a liberdade e a emancipação … é um ciclo contínuo de ação-reflexão-ação, onde o conhecimento crítico (consciência) é gerado na prática e, por sua vez, a prática é transformada por esse novo conhecimento.
- Consciência Dialética … é a capacidade de compreender a realidade através do confronto de ideias (tese e antítese) para alcançar uma síntese, vendo o mundo como um processo de transformação e contradição, em vez de algo estático, desenvolvendo o pensamento crítico e autoconsciente.
- Intenção … a praxis é guiada pela intenção ou objetivo de intervir e mudar a realidade, e não apenas uma atividade mecânica … a intenção é o propósito ou fim que orienta essa práxis, unindo pensamento e ação em um ciclo contínuo de modificação do mundo e de si mesmo.
- Planejamento e Intenção … na gestão social e empresarial e ducacional, a práxis é a ação administrativa e pedagógica pensada, planejada e intencional que busca a formação humana e a melhoria contínua … o planejamento organiza a ação futura (a prática), enquanto a práxis é a reflexão contínua sobre essa prática, que, por sua vez, informa e transforma o planejamento … a intenção fornece o direcionamento e a práxis valida a intenção.
- Princípios … a práxis busca a reelaboração coletiva e internalização de princípios … os princípios (valores, teorias, ideais) fundamentam e orientam a práxis que ao agir e refletir sobre a realidade, reelabora e valida os princípios, num ciclo dialético contínuo de reflexão – ação – reflexão que busca a emancipação e a transformação do mundo e do próprio sujeito, indo além de meros atos mecânicos ou doutrinários.
- Reflexão … a relação entre práxis e reflexão é intrínseca e dialética … a práxis (ação consciente e transformadora) se alimenta da reflexão (pensamento crítico sobre a prática) … a reflexão, por sua vez, é aprimorada e orientada pela práxis … a praxis criao um ciclo contínuo de teoria-prática-teoria que transforma a realidade e a emancipa (liberta de dependências) o sujeito … não é uma simples repetição, mas sim uma atividade consciente e crítica.
- Superação da Mecânica … a gestão com práxis vai além da simples obediência a normas … a relação entre práxis e superação mecânica é de oposição e superação … a práxis se opõe à repetição cega de reprodução de modelos (mecânica), busca a transformação da realidade e de si mesmo, libertando-se da passividade e da alienação, especialmente em contextos educativos e sociais … enquanto o mecânico é o processo de “depósito” e a repetição sem reflexão, a práxis é a ação reflexiva, criativa e crítica que gera mudança.
- Transformação … práxis além de fazer, interage com o mundo para transformá-lo … é um processo consciente e reflexivo que envolve autoquestionamento e dialética.

Conclusão.
A práxis é o motor da gestão crítica e reflexiva.
Uma gestão que incorpora a práxis é aquela que constantemente reflete sobre “porquês” e “comos”, conectando os objetivos teóricos com as ações práticas no dia a dia.
Promove mudanças e a evolução dos processos.
Desenvolver a práxis na empresa envolve unir teoria e prática por meio de ações contínuas.
O desenvolvimento da práxis envolve uso de ferramentas cognitivas e de gestão.
Envolve ciclos de feedback (conversas periódicas), treinamento constante, cultura de inovação (brainstorming), definição de metas SMART e alinhamento com a missão da empresa.
A liderança deve incentivar a reflexão sobre o trabalho, promovendo o intraempreendedorismo e a automação de processos para melhorar a eficiência.





