Podemos examinar o estado mental da “Intenção” avaliando as suas relações com outros estados mentais atrelados.
Observe a figura que descreve a ética como a relação entre dois conjuntos: moral e intenções e vários outros subconjuntos.
O check list na sequência tem os seguinte objetivos:
- Compreender qual o propósito do estudo da intenção como pllar
Check List
Características das Intenções.
Atitude … é um estado mental, que demonstra aprovação, preferência de uma pessoa com relação a outra pessoa, marca ou causa … está mais próxima do conceito de crença do que da ação, ou seja, é é mais um preditor ou “indicador qualitativo” de crenças do que de intenções, ou seja é preditor de comportamento, necessariamente, precisa estar acompanhado de outros fatores.
Autoregulação … é um tipo (ou sinônimo) de autocontrole (controlar a si mesmo), uma habilidade emocional para selecionar, filtrar, direcionar e “modular a emoção” e intensões e comportamentos, para atingir um objetivo, adaptar às demandas cognitivas e sociais; controlar e ajustar situações específicas.
Caráter … conjunto de trações morais e éticos de uma pessoa, que definem a índole e forma de agir; são as qualidades da personalidade de um indivíduo, influi na intenção e ética … é influenciado pela cultura e aprendizagem social … é um componente da personalidade e conectado a valores, crenças e ética.
Índole … nasce com a pessoa; está na base do caráter (vem antes); firmeza de vontade.
Comportamento … conjunto de atitudes, ações e reações do indivíduo ao ambiente, atividades e tarefas.
Compreensão …. é a coleção de todas as intenções; Quanto maior conhecimento e clareza das intensões, , maior será a compreensão.
Compromisso … crença no plano de ação ou conteúdo da intenção.
Consciência … um estado mental ou qualidade da mente, outras qualificações da mente como subjetividade, autoconsciência, senciência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente … estudado na filosofia da mente, psicologia, neurologia e ciência cognitiva.
Crença … ideias generalizadas e valores, para organizar a percepção, definir o nosso comportamento para adaptação e avaliar resultados.
Desejo … movimento em direção à “marca psíquica” deixada na “memória de longo prazo” pela vivência da satisfação que atendeu uma necessidade; ou aquilo que nos movimenta em direção a algo que foi eleito como objeto do desejo; volta a uma experiência que um dia se formou.
Estado mental … é uma qualidade da mente; conjunto de intenções ou estado de espírito de uma pessoa. ex. inconsciência e consciência – corporal, pensamento, crença, deliberação, emoção, humor, imaginação, intenção, memória, percepção.
Intenção … são estados mentais internos do indivíduo; é um compromeimento com um curso de ação ou caminho para atingir um objetivo. … acontece antes da ação, e não significa que algo será feito.
Inconsciente … ou subconsciente é (1) o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência e (2) como o inconsciente (em sentido amplo) funciona .
Intenção de Prospecção … a intenção de: 1) se mostrar mais visível (ex. proposta de valor) e 2) pesquisar negócios.
Intenção de Ação Imediata … orientar na execução da ação, ou intenções “relacionadas ao ato”.
Intencionalidade … o conjunto de intenções, ou caminhos possíveis.
Justificação … explicação que qualifica a crença que uma pessoa tem sobre algo, como conhecimento, e não uma simples opinião.
Orientação … mostrar posicionamento, perspectiva, direção, caminho das ações imediatas (agora) e prospectivas (futuro).
Moral … é um conceito que a diferencia intenções, decisões e ações como próprias ou impróprias. os dois componentes fundamentais da ética são moral e intenção.
Pensamento Ético … o equlíbrio entre moral e intenção.
Personalidade … conjunto de características fisico, psíquico, moral de cada indivíduo (inclui carater e temperamento
Temperamento … conjunto de estados mentais da personalidade do indivíduo que condiciona suas reações psicológicas.
Valores … é uma dimensão da ética, explicita o grau de importância de algo ou ação, para viver melhor, direcionar a tomada de decisão, selecionar as melhores ações a serem feitas, e a melhor forma de fazê-las.
Vontade … é a necessidade física ou emocional que o indivíduo sente de fazer algo; apetite, gosto, prazer, disposição de ânimo.
Todas as características citadas são preditoras de intenções.