[…] aprender a aprender envolve focar a atenção para captar informações, formular, estabelecer e planificar estratégias para lidar com a tarefa, monitorizar a performance cognitiva, examinar as informações disponíveis e aplicar procedimentos para resolver problemas e sua adequabilidade.
…] a ação regulatória prevê e estimula a construção da aprendizagem desenvolvendo a capacidade para direcionar estratégias, fortalecer o enfrentamento das tarefas mais difíceis e ultrapassar os obstáculos”5.
Metacognição … Propósito, Características e Aplicações
A metacognição visa proporcionar ao “sujeito que aprende” ir além da assimilação de conhecimento, construir ou ajustar ferramentas para a aquisição, adequação e integração do conhecimento … aplicar uma gestão consciente e tática do processo cognitivo de aprendizagem, sujeito, objeto, recursos, ferramentas e ambiente.
A metacognição é o processo de aprendizagem para conhecer os seus próprios “produtos cognitivos”.
Exige e desenvolve o autoconhecimento, e muitas outras habilidades cognitivas, emocionais, técnicas importantes.
É um processo de nível superior cognitivo.
A metacognição é um conjunto de esquemas ou modelos cognitivos à partir das 6 funções cognitivas primárias citadas. plano tático que modela a cognição, auto regula (planeja) e auto monitora.
O estado mental da cognição é “difuso” – atenção e pensamento relaxado, resolver novos problemas, está em contraposição ao estado cognitivo focado, quando estamos executando uma tarefa com metas a serem cumpridas
O estágio imediatamente superior a metacognição é o estado de reflexão, autoconsciência plena, onde as ferramentas metacognivas são incorporadas
Para alcançar o estado mental metacognitivo, é necessário essencialmente duas coisas:
- O sujeito saber o que deve ser feito na tarefa para atingir seus objetivos (sensibilidade).
- O sujeito confiar no seu potencial cognitivo e resultados que consegue alcançar..
É fácil ver que a interação entre esses processos é complexa, compreende vários saber conjuntos de elementos: 1) metacognição, 2) tarefas de aprendizagem, 3) variáveis, 4) pessoas, 5) estratégias, 6) interações, 7) unificação e 8) significação ou ancoragem do conhecimento.
A busca da metacognição exige do sujeito a autoconsciência da sua capacidade intra individual, ou seja uma habilidade alavanca outra.
Ferramentas e práticas para tratar com: 1) atenção, 2) percepção, 3) memória, 4) pensamento, 5) linguagem e 6) aprendizagem … onde todas essas funções cognitivas trabalham em conjunto.
Focar em Tarefas: 1) mapear as tarefas, 2) padronizar e simplificar processos. 3) descrever modelos, 4) métodos, 5) ferramentas, 6) técnicas e 7) práticas.
Sistematizar Gestão (do conhecimento) : 1) incluir planos, comunicados, informação, relatórios, avaliação de desempenho, controles e ajustes; 2) investigar e compreender estilo e perfis cognitivos desejados e gaps, 3) criar ortalecer áreas já desenvolvidas e estruturadas, 4) assim como alicerçar, motivar e sustentar as áreas que apresentam necessidade de atenção.
O estado mental da metacognição exige fazer perguntas e formular problemas filosóficos, que não têm uma única solução;
Guia o pensamento para fazer perguntas segundo um modelo, para você poder comparar as experiências ou repetições espaçadas.
O fundamento da aprendizagem está na repetição e a única forma de garantir a repetição é construindo modelos.
pensar e fazer perguntas … que resolvem classes de problemas ou seja são e funcionam como modelagem e modelo … um conjunto de perguntas definem um modelo.
As perguntas investigam, criam caminhos, grafos e redes, modelam problemas e as suas soluções
Muitas vezes nos perguntamos e não temos resposta. … isso acontece porque não constructions um “modelo mental” para tratar.
Na realidade, precisamos saber perguntar para construir modelos conceituais de forma interativa e criar uma rede de conceitos interligados.
para através delas criarmos problemas filosóficos ou modelos modelos, estruturas e algoritmos para gerar dados, informação, conhecimento e inteligência artificial.
Veja o caminho na espiral da situação, atividades e metacognição)