A filosofia é a busca da sabedoria.
Tem como propósito desenvolver a capacidade intelectual de contemplar (observar atentamente) e agir usando compreensão aprofundada (insight) e bom senso.
A filosofia (ocidental) tem mais de 2500 anos, nasce na Grécia e originou a ciência.
Na realidade, o pensamento filosófico é um traço da civilização humana.
A filosofia é a mãe da ciência e agente fundamental do conhecimento moderno.
O termo (e conceito) ciência foi criado, tal como hoje concebemos, no século XIX, antes era tudo filosofia desdobrada em várias áreas.
Através do estudo da filosofia, podemos entender o mundo, natureza, evolução do pensamento ao longo dos tempos, várias formas que representamos a realidade, percebemos e compreendemos mudanças contínuas no ambiente.
O estudo filosófico (racional) alavanca o estudo científico (experienciação) e vice versa.
A filosofia cria uma “camada intelectual” ou “artificial”, via ferramentas mentais, que permitem o “sujeito epistêmico” “mediar e medir” o seu desenvolvimento e do seu círculo de convivência e reproduzí-lo segundo um “padrão filosófico”
Check List
Propósito, Características e Aplicações da Filosofia
1. Arte e Ciência … permitir “experiências ampliadas” na forma de pensar, perceber e interagir do sujeito, com o objeto do seu conhecimento, meios e ferramentas.
2. Deliberação … conscientizar que não se nasce sabendo, que o conhecimento precisa ser desenvolvido deliberadamente e construtivamente sob o controle do sujeito.
3. Ferramentas … criar recursos para monitorar e provocar mudanças.
4. Forma … focar nas características ou qualidades dos objetos, pensamentos, percepções, interações transformações do sujeito e da natureza.
5.Inovação … desenvolver a fundamentação teórica, base e elos, da cadeia de criação e produção de produtos e serviços.
6.Intelectualização … formular discurso lógico e fazer abstrações, operações conceituais, transitar da opinião para o conhecimento filosófico e científico
7. Metodologias … construir modelos e ferramentas, para suportar a operações mentais mais elaboradas, tratar a subjetividade e falhas do sujeito.
8. Mudança … Investigar continuamente a si, meio e objeto do conhecimento e as interações.
9. Propósito … ensinar o sujeito a trabalhar com o meio e objeto do conhecimento com ferramentas filosóficas (mentais, teóricas, abstratas) para gerenciar tarefas de forma lógica, ética, racional, política, artística.
10. Reflexão … usar princípios (fundamentos, normas, diretrizes, modelos) para desenvolver ferramentas mentais que sejam subjetivas e objetivas ao mesmo tempo; pensar de forma aprofundada e conceitual, as atividades humanas.
11.Sabedoria … ganhar competência para equilibrar conhecimento e comportamento e tomar decisões avaliando causas e efeitos.
12.Ser epistêmico … intelectualizar, transforma o homem em “ser social” que busca conhecimento verdadeiro e científico.
Este check list apresenta principais destaques ou perspectivas, sobre o propósito, características e aplicações da filosofia.
Deve estar atrelado a uma área específica, para aplicação da filosofia a prática da empresa.
- Estratégia de Negócio
- Conhecimento
- Economia e Finanças
- Governança
- Marketing e Vendas
- Pessoas
Podem ser aplicados a qualquer área da empresa
Visa ajudar a reflexão e desencadear perguntas e problemas filosóficos sobre o sujeito, meio, objeto do conhecimento e ferramentas humanas ou ferramentas filosóficas., de caráter qualitativo e aberto.
Deve ser endereçado para sujeitos, objetos, ambientes específicos na empresa.
e ferramentas específicos de conhecimento da empresa, ou analisar comportamento do sujeito na empresa ou em diferentes tarefas e usos de diferentes ferramentas mentais.
Tente acrescentar um novo ítem
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