O CHECK LIST “FILOSOFIA PRÁTICA na EMPRESA destaca principais conceitos, propósitos, objetivos e aplicações da filosofia prática na empresa.
- Cientificar a empresa
- Sistematizar a construção e organização do conhecimento científico.
- de forma testável, em termos de tarefas, produtos e serviços.
- Usar o método e pesquisa científica para atingir objetivos práticos.
- Contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, que “transportam” o método e pensamento científico.
- Aplicar ciência computacionale IA para simular e imitar situações do mundo real.
- Valores e Crenças …
- Desenvolver a proposta de valor da marca.
- Comunicar o que a empresa acredita e considera importante para agregar valor social e econômico.
- Declarar missão, valores e visão.
- Definir objetivos estratégicos da empresa.
- Atrair clientes e parceiros.
- Elaborar Normas …
- Estabelecer regras práticas a serem seguidas na empresa.
- Servir como modelo de processo e comportamento.
- Garantir o cumprimento da “proposta de valor da marca”.
- Descrever razões ou motivos para as atividades e tarefas na empresa.
- Desenvolver padrões e facilitar comparações de níveis de serviço, qualidade, satisfação e valor.
- Melhorar a eficiência, produtividade e desempenho.
- Facilitar a aptrendizagem de atividades e tarefas chave da empresa
- Ajudar o processo de aquisição de conhecimentos específicos.
- Investir em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração em atividades e tarefas da empresa.
- Incentivar a prática da “leitura ativa”
- Criar “zonas de aprendizagem proximal de tarefas” para permitir aprendizagem significatia e conceitual, de acordo com o nível de conhecumento e experiência de indivíduos e times.
- Priorizar o uso consciente da tecnologia.
- compreensão, memorização, comunicação, sinalização, percepção e atenção.
- Disponibilizar ferramentas de aprendizagem de gestão de tarefas.
- Estabelecer Políticas Empresariais
- Normatizar a gestão da empresa … organização, direção e administração.
- Conjunto de normas que regula a conduta humana na empresa e cadeia de valor.
- governar e organizar alinhar ao política para o propósito e ao contexto
- direcionar empresa, times, indivíduos e administrar a proposta de valor da empresa.
- Cientificar a Empresa … inserir modos de pensar e métodos científicos, técnicas, práticas, ferramentas para “aprender a aprender”, desenvolver a metacognição, autoregulação, automonitoramento e autonomia.
- Desenvolver Arte e Estética … conceituar, informar, comunicar, explicar e fazer compreender, como a arte deve estar presente na empresa, ambientes de tarefas, produtos, serviços, soluções e ofertas; detalhar cuidados para planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- Modelos de Pensamentos … construir, usar e compartilhar em rede mapas mentais, conceituais, estruras de dados, informações e conhecimentos que representem e orientem a forma de pensar empresarial, para criar e inovar produtos.
- Hábitos … aplicar modelos, de forma sistemática, via a gestão de processos, para criar bons hábitos pessoais, cognitivos e empresariais.
- Métodos de Solução de Problemas … acionar múltiplas ferramentas, modelos, métodos, ferramentas disponibilizados pela empresa.
- Integrar vários tipos de gestão … gestão do Conhecimento (memória), inteligência (processo), pessoas, mudanças.
- Capacitar as pessoas a se transformarem em autodidatas.
- Ajudar a desenvolver o seu “ser epistêmico”.
- Ensinar a usar ferramentas mentais para desenvolver o pensamento crítico.
- Praticar métodos de tomada de decisão racionais sem desprezar a intuição.
- Fundamentar o modelo de negócios.
- Transformar cada indivíduo um agente de mudança e gerente da marca.
Este check list ajuda a contextualizar, descrever e destacar propósitos, objetivos e aplicações da filosofia prática na empresa.
Ressalta o valor do conhecimento filosófico e suas aplicações no dia a dia.
Cada um dos ítens selecionados mexe com fundamentos da gestão na emprea nos vários níveis … estratégico, tático e operacional.
Funcionam como gatilhos mentais para levar a estados de reflexão e do pensamento crítico sobre o aprendizado na empresa.
São questões fundamentais que dizem respeito a todos na empresa.
Por ser uma ferramenta que explica de forma itemizada, direta e rápida o que é “filosofia prática na empresa”, funciona também como “questionário de autodiagnostico individual ou em grupo.
Se presta também como ferramenta de leitura ativa e pratica deliberada para “alinhamento organizacional” na empresa.
Fundamentar a definilção de regras de conduta ou comportamento para a execução de tarefas para qualquer nível ou função na empresa,