- Filosofia Empresarial …
- Cientificar a empresa
- Entender o que é ciência, método científico, propósito, características, benefícios e limitações.
- Descrever a sistematização da construção e organização do conhecimento científico.
- Definir cientificamente tarefas, produtos, serviços, recursos e ferramentas.
- Usar o método e pesquisa científica para atingir objetivos práticos SMART.
- Contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, que “transportam” o método e pensamento científico.
- Aplicar ciência computacionale IA para simular e imitar situações do mundo real.
- Valores e Crenças …
- Definir crenças ... justificar quem ou o que acreditar.
- Declarar missão … comunicar o propósito da empresa para orientar as ações, explicitar objetivo geral, proporcionar um senso de direção e orientar a tomada de decisões; ser a primeira consideração do executivo ao avaliar uma decisão estratégica; declarada para o público alvo da empresa.
-
- Declarar valores …
- Missão … explicar qual o papel social da empres … propósito
- Proposta de valor … vantagem competitiva, foco singularidade e mensagem de valor.
- Valores … explicar e comunicar o que a empresa acredita e considera importante para agregar valor social e econômico.
- Definir objetivos estratégicos da empresa.
- Atrair clientes e parceiros.
- Elaborar Normas …
- Estabelecer regras práticas a serem seguidas na empresa.
- Servir como modelo de processo e comportamento.
- Garantir o cumprimento da “proposta de valor da marca”.
- Descrever razões ou motivos para as atividades e tarefas na empresa.
- Desenvolver padrões e facilitar comparações de níveis de serviço, qualidade, satisfação e valor.
- Melhorar a eficiência, produtividade e desempenho.
- Facilitar a aptrendizagem de atividades e tarefas chave da empresa
- Ajudar o processo de aquisição de conhecimentos específicos.
- Investir em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração em atividades e tarefas da empresa.
- Incentivar a prática da “leitura ativa”
- Criar “zonas de aprendizagem proximal de tarefas” para permitir aprendizagem significatia e conceitual, de acordo com o nível de conhecumento e experiência de indivíduos e times.
- Priorizar o uso consciente da tecnologia.
- compreensão, memorização, comunicação, sinalização, percepção e atenção.
- Disponibilizar ferramentas de aprendizagem de gestão de tarefas.
- Estabelecer Políticas Empresariais
- Normatizar a gestão da empresa … organização, direção e administração.
- Conjunto de normas que regula a conduta humana na empresa e cadeia de valor.
- governar e organizar alinhar ao política para o propósito e ao contexto
- direcionar empresa, times, indivíduos e administrar a proposta de valor da empresa.
- Cientificar a Empresa … inserir modos de pensar e métodos científicos, técnicas, práticas, ferramentas para “aprender a aprender”, desenvolver a metacognição, autoregulação, automonitoramento e autonomia.
- Desenvolver Arte e Estética … conceituar, informar, comunicar, explicar e fazer compreender, como a arte deve estar presente na empresa, ambientes de tarefas, produtos, serviços, soluções e ofertas; detalhar cuidados para planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- Modelos de Pensamentos … construir, usar e compartilhar em rede mapas mentais, conceituais, estruras de dados, informações e conhecimentos que representem e orientem a forma de pensar empresarial, para criar e inovar produtos.
- Hábitos … aplicar modelos, de forma sistemática, via a gestão de processos, para criar bons hábitos pessoais, cognitivos e empresariais.
- Métodos de Solução de Problemas … acionar múltiplas ferramentas, modelos, métodos, ferramentas disponibilizados pela empresa.
- Integrar vários tipos de gestão … gestão do Conhecimento (memória), inteligência (processo), pessoas, mudanças.
- Capacitar as pessoas a se transformarem em autodidatas.
- Ajudar a desenvolver o seu “ser epistêmico”.
- Ensinar a usar ferramentas mentais para desenvolver o pensamento crítico.
- Praticar métodos de tomada de decisão racionais sem desprezar a intuição.
- Fundamentar o modelo de negócios.
- Transformar cada indivíduo um agente de mudança e gerente da marca.
Este check list destaca propósitos, objetivos e aplicações da “filosofia prática” na empresa.
Cada um dos ítens selecionados são fundamentos da gestão na emprea nos seus vários níveis … estratégico, tático e operacional e de qualquer porte.
São problemas filosóficos que geram poeperguntas filososóficas
São pontos de atenção que podem funcinar como gatilhos ou ganchos mentais para levar a estados de reflexão e melhor compreensão e pensamento crítico sobre o trabalho e aprendizado na empresa.
São questões fundamentais e não exaustivas que dizem respeito a todos na empresa, que não têm uma resposta exata, mas orientam a forma de pensar correta, lógica e ética recomendada pela empresa para a solução de problemas específicos.