Ética é o estudo da moral, que busca sistematizar conceitos de comportamento, como se deve viver e com que base tomar decisões.
Ética é essencial na sociedade, grupos sociais e empresas.
Analisa hábitos, princípios, normas, códigos de conduta pelo aprimoramento de etiquetas e comportamentos das pessoas.
A ética na empresa precisa ir além da “ética cotidiana” e aplicar princípios específicos estruturados/organizados para fácil consulta.
Ética empresarial tem como propósito garantir a identidade, proposta de valor da empresa, atrair clientes, talentos, parceiros e agregar valoer social ao valor econômico e financeiro de produtos e serviços.
O código de conduta é uma ferramenta que ajuda o trabalho de desenvolvimento da ética.
Deve funcionar como um guia rápido ou regime interno, para orientar a empresa.
O código de conduta em termos de gestão da ética é o plano atualizado … descreve propósito, objetivos e indicadores, situação atual, metas, estratégias.
O código de conduta ou plano ético é um modelo que representa e mede a qualidade ética da empresa.
Pode e deve começar simples e evoluir aos poucos.
Dessa forma, a ética vira um produto e serviço gerenciado tendo como referência principal o código de conduta.
Gestão diária
- Fazer referência o código de ética em conversas, avisos, notificações, planos de referência e comunicações da empresa.
- Listar exemplos de bons e maus comportamentos.
- Listar princípios éticos para incentivar bons comportamentos e evitar maus comportamentos.
- Explicar porque a ética atrai e mantêm talentos.
- Explicar como a ética aumenta a integridade, a qualidade de ser honesto.
- Listar sanções a quebra de princípios éticos.
- Explicar a agregação de valor da ética na marca, produtos e serviços da empresa.
- Identificar desvios e melhorias e fazer atualizações no código de ética.
Colaboradores e clientes querem trabalhar para uma empresa da qual se orgulham e com colegas que sabem que agem com integridade.
Consumidores potenciais são mais propensos a escolher uma empresa que possa mostrar como eles se comportam eticamente porque fornece sensação de confiança adicional a qualquer transação comercial.
A ética atraiirclientes e mantem talentos … segundo pesquisas, mais de 30% dos consumidores optam por empresas que causam impacto social ou ambiental positivo.
A ética é um atributo de valor agregado que aumenta a percepção do valor da marca, produtos e serviços … na dimensão humana, comportamental e governança … um ser ético é um “ser epistêmico “
A Ética é um ativo e tem custos.
A principal “desvantagem” da ética nos negócios é que pode aumentar os custos e reduzir a capacidade da empresa de maximizar o lucro, pela a inclusão de regras e gestão dessas regras no planejamento, execução, monitoramento e controle de tarefas e relacionamentos do dia a dia … mexe com todos.
Adicionalmente, desenvolver, implementar e manter a ética nos negócios é demorado … exige atualização contínua às mudanças nas leis e regulamentos, especialmente à medida que a empresa cresce, aumenta a interação interna e externa e aumenta a ênfase na “eficiência econômica”.
Depende de edução e treinamento continuados para facilitar a sua prática.
O comportamento ético aumenta a reputação da marca e existem várias teorias e práticas para fazer isso.
É formada pelas regras morais que são tomadas como agir, definir a conduta, uma vez que indica aquilo que é considerado válido ou bom.
As pessoas têm relacionamento não empresariais e sociais, diferentes princípios éticos devido a diferentes culturas e consciência de cada um.
Na empresa é necessário ir além dos princípios éticos partilhados a nível social, tais como
- repeito ao ser humano.
- não violência.
- ajudar a quem precisa
- honestidade
- uso da liberdade
e deixar claro e específico princípios éticos a serem partilhados que comorão a identidade, proposta de valor da empresa e consolidará a sua marca na mente do mercado.
Respeitar todos os seres humanos, não exercer a violência e ajudar quem precisa.
Orientar e garantir que as pessoas saibam como lidar umas com as outras.
Check List
Como desenvolver o pensamento ético na empresa
1. Criar um Código de Conduta
Ter o objetivo central de promover uma postura homogênea entre todos os integrantes da empresa e cadeia de valor no seu entorno.
Criar um documento vivo, normativo que não é estático, capaz de se adaptar e evoluir com o tempo através de interpretações, emendas, planos ou práticas.
- Servir como regimento interno.
- Descrever a dentidade da empresa: missão, visão e valores;
- Capítulos com os assuntos a serem abordados;
- Cláusulas com os deveres e as restrições;
- Reúnir crenças, princípios e valores adotados pela empresa.
Explicitar “relações chave” para orientar indivíduos e equipes trabalharem em equipe coesas
- Pertencimento … associação psicológica entre colaborador e empresa, em que o funcionário se vê como parte de uma comunidade.
- União … relação de harmonia de ideias, convergência, adesão, agregação.
- Intersecção … relação de semelhanças, união, associação e convergência de interesses.
- Complementação …
- Garantir consistência.
- Explicitar principais relações da empresa, clientes e sociedade.
Promover Comportamentos Adequados
Esclarecer e especificar comportamentos que adequados e a serem aprimorados para posicionamento, identidade e valor da marca, por exemplo:
- espírito empreendedor.
- união e entusiasmo.
- inteligência científica.
- inteligência competitiva.
- eficiência econômica.
- estética e funcionalidade.
- inovação de valor.
- excelência operacional
- excelência de produto.
- intimidade com cliente.
- autonomia controlada.
- segurança e privacidade.
- ética empresarial.
- qualidade de dados e informações
2. Engajamento
- Ética é para todos, pertence a todos.
- Desenvolver planos baseados em normas ou princípios éticos.
- Envolver gestores como os principais articuladores da ética na empresa.
- Envolver funcionários e clientes.
- Oferecer capacitação para a assimilação, adequação e equilibração da ética na empresa.
- Reconhecer esforços.
- Incentivar feeedbacks contínuos.
- Desenvolver conteúdos digitais, tais como check list, aforismos, práticas e ferramentas para aprendizagem e ensino da ética.
3. Benefícios
- Educar o ser humano sobre comportamento e relações humanas
- Agregar Valor a empresa
- Responsabilidade social
- Orientar o comportamento
- Ensinar e aprender
- Atrair talentos, perceiros, clientes
- Evitar e tratar conflitos
- Cultuar e praticar o respeito
- Integridade
- Criar bons hábitos
- Transparência
4. Exemplo
- Gerentes são exemplos de comportamento ético.
- Comportamento ético sólido e consistente é como “fio condutor”, começa no topo com os líderes da sua empresa – seve ser uma regra única para todos.
5. Treinamento
- Todos precesam saber o que é e por a ética é importante.
- Quais são os ativos que estão em risco.
- Quais possíveis consequências de violação.
- Como usar o código de ética da empresa nas situações frequentes, emergentes e importantantes.
6. Reputação
Ter uma reputação de empregador ou fornecedor ético é ótima ferramenta de marketing… por exemplo, ajudar a garantir que qualquer resíduo de sua empresa seja reciclado adequadamente, obter recursos de fontes sustentáveis, aplicar políticas de RH robustas que protegem seus funcionários, usar o site da empresa com materiais de marketing, mídia social e relações públicas para dizer às pessoas como você está fazendo a diferença.
7. Recompense o comportamento ético
Valorizar e recompensar o comportamento ético, tal como prêmio mensal em reuniões de equipe, para indivíduos que deram bom exemplo de como de comportamento íntegro.
8. Aprenda com seus erros
Falta de ética resulta em danos à reputação gera danos, cujo único benefício é gerar a oportunidade de mudar a maneira de trabalhar para evitar que isso aconteça novamente …. é um bom momento para alterar seu Código de Conduta ou Política de Ética.
9. Denunciar comportamento antiético
Criar uma maneira fácil e privada de denunciar qualquer comportamento antiético … é preferível delatar colegas do que as consequências do comportamento antiético … garantir que haja pessoas em sua força de trabalho treinadas para investigar quaisquer reclamações.
10. Mova-se com os temposAs políticas de ética precisam refletir o mundo em constante mudança em que vivemos, inspirar a evolução da marca.
Ética e Responsabilidade Social
Responsabilidade social é um conceito ético no qual uma pessoa trabalha e coopera com outras pessoas e organizações para o benefício da comunidade e meio ambiente
Existem várias formas de execer a responsabilidade social
- Usar e promover procedimento éticos.
- Incentivar o serviço voluntariado..
- Usar contratos e procedimentos claros.
- Usar métodos científicos e testar a falseabildade da teoria e prática.
- Incentivar mudanças que beneficiem o meio ambiente.
- Equilibrar valor econômico versus valor ecosistêmico ambiental.
Ética e responsabilidae social agregam valor social aos produtos e serviços, já que atendem necessidades humanas e sociais , além disso, reduz o custo social e risco humano e ambiental.