O marketing de ums forma geral modela e estuda o “processo de percepção do consumidor” considerando 4 estágios.
SENSAÇÃO > ATENÇÃO > INTERPRETAÇÃO > RETENÇÃO
Estimular a SENSAÇÃO
É o estágio inicial do processo de percepção para expor os 5 sentidos ao estímulo externo de ações de marketing …
por exemplo, passar em frente a uma cafeteria, sentir o cheiro da moagem de café, ouvir música ao fundo, apreciar o design exclusivo da loja e despertar a curiosidade.
Prestar ATENÇÃO
- Após o estágio de sensação, o estágio de atenção ocorre quando uma pessoa processa mentalmente os estímulo externos, gerados por um produto ou marca, que são consistentes com suas necessidades, valores e crenças
- Caso isso não aconteça, o consumidor retira a atenção.
INTERPRETAÇÃO
- A interpretação ocorre em atenção concentrada, atribui um significado ao estímulo sensorial de um produto ou marca baseado em informações, expectativas, familiaridade e influências.
- Neste estágio, o consumidor “escaneia sua memória” para recuperar experiências anteriores com a marca ou marcas similares.
RETENÇÃO.
- É o estágio mais evoluído do processo de percepção do consumidor.
- É marcado pelo armazenamento de informações de produto ou marca na memória de longo prazo.
- O estágio de retenção significa que a marca/oferta está na lista de preferidos do potencial comprador.
Quanto maior a repetição de ciclos de percepção SENSAÇÃO > ATENÇÃO > INTERPRETAÇÃO > RETENÇÃO, a percepção de valor da oferta aumentará na mente do potencial comprador, maior será a probabilidade de compra, velocidade, taxa de conversão e fidelização.