Qual a importância de serviços de outsourcing de datacenter?
O Datacenter é o coração TIC das empresas. Reúne um grande conjunto de recursos de rede, servidores, armazenamento, segurança e transporte. É administrado com as mais modernas práticas de mercado, para atender as demandas das empresas.
Desafios como reduzir custos operacionais, transformar Capex em Opex, atender o “time to market”, estão na ordem do dia e dependem das operações do Datacenter.
A administração de Datacenter é uma atividade complexa. A gestão, escalabilidade, economia, disponibilidade, desempenho e segurança de Datacenters consomem a maioria do tempo e custos de TI; Atualmente, muitas empresas enfrentam problemas com instalações de Datacenter desatualizadas e têm necessidades de aumentar a capacidade de processamento, armazenamento e rede, uso de energia, refrigeração.
A gama de necessidades e soluções é variada, desde prover melhorias no curto prazo, via otimização e expansão de serviços, como no longo prazo, via mudança do modelo de administração do datacenter. Somado a isso, o movimento de cloud computing – computação em nuvem – potencializa a demanda de soluções de datacenters com maior capacidade e desempenho, com altos níveis de SLA gerenciados. Isto, por sua vez, demanda altos níveis de redundância de componentes, funcionalidades e ambientes. Exige também profundas mudanças em modelos arquiteturais e práticas operacionais adotadas no datacenter.
Para garantir diferenciação e altos padrões de disponibilidade, as certificações internacionais são cada vez mais utilizadas para posicionar e comparar provedores de datacenters.
Quais são as limitações das instalações tradicionais de TI?
- Capacidade limitada devido às limitações físicas do hardware de hospedagem no datacenter (a virtualização ajuda a aumentar a capacidade, mas não remove essa limitação).
- Disponibilidade devido a limitação de orçamento para suportar alta redundância, conectividade de rede e recursos de armazenamento.
- Pouca agilidade para configurar novos workloads, rapidamente (a virtualização ajuda aumentar a rapidez deste processo).
- Pouca eficiência pelo desenvolvimento de aplicações em silos, o que significa que os esforços e conhecimentos não são usados através de toda a empresa.
- Potencial de alto custo devido aos custos de hardware, licença de software, expertise in-house para gerenciar a infraestrutura.
Em função desse cenário, o “outsourcing de serviços de datacenter” é uma área de grandes oportunidades de negócio para CIOs e provedores de serviços TIC, e em especial, para grandes operadoras de telecomunicações. Espera-se que a migração de datacenters para provedores gerem um salto de valor GEEDDS – Gerência, Economia, Escalabilidade, Disponibilidade, Desempenho e Segurança do ambiente datacenter.