Quais são os fatores fundamentais para implantar um sistema VoIp?
Implantar VoIP significa que a voz será transportada (e sinalizada) numa Infraestrutura de Protocolo Internet. Desta forma, todos os componentes principais da rede IP, como roteadores e protocolos IP, são partes inerentes de qualquer projeto VoIP.
Quatro fatores são fundamentais para a implantação de um sistema VoIP:
- Qualidade do Serviço de Voz;
- Segurança de Rede;
- Gerenciabilidade de Rede;
- Gerência da Migração.
Qualidade de Voz. Embora as técnicas de QoS gerem serviços com melhor qualidade que as redes de telefonia e PABX, a implantação de QoS não é automática. É necessário um diagnóstico inicial para avaliar e garantir que a rede IP corrente suporte o aumento de tráfego adicional de voz. Em adição, técnicas e protocolos de QoS necessitarão ser suportados, além do cuidado de se elaborar um projeto conjunto entre provedor e cliente para a implantação do QoS fim-a-fim.
Segurança de Rede. Uma chamada de voz numa rede VoIP pode ser mais segura que numa rede pública de telefonia. No entanto, tal como no QoS, a segurança não vem automaticamente. Técnicas de segurança de rede de dados, como uso de firewalls e autenticação de usuários, devem estar incluídas. Criptografia, em algumas situações, é recomendável.
Gerenciabilidade de Rede. O nível de gerenciabilidade de rede irá depender do nível de maturidade da equipe de TI e Telecom. De uma forma geral, pequenas e médias empresas não têm seus centros de gerência de rede e optam pela contratação de Ferramentas de Gerenciamento e SLAs aos provedores de serviços.
Plano de Migração. Qualquer sistema VoIP deve estar integrado à Rede Pública de Telefonia, com PABXs e Telefones tradicionais. Toda a migração é feita em fases, com o objetivo de reduzir riscos de indisponibilidade, facilitar a operação e, ao mesmo tempo, maximizar investimentos já realizados.