Projeto é um empreendimento temporário para produzir um produto, serviço, solução ou resultado específico com um começo e um fim bem definidos, para atingir metas e objetivos específicos.
Projeto é um conceito diferente do conceito de proceso.
Embora tenham conceitos semelhantes.
Um projeto envolve a transformação de entradas em resultados, que podem ser produtos ou serviços ou produtos.
É um conjunto de tarefas que precisam ser concluídas para alcançar um resultado específico, num prazo específico.
Pode variar de simples a complexo e ser gerenciado e executado por uma pessoa ou por muitas pessoas.
A palavra “projeto significava “antes de uma ação”.
A natureza temporária dos projetos contrasta com as equipes de processos de negócios, que são atividades funcionais repetitivas, permanentes ou semipermanentes, com
Um projeto requer o desenvolvimento de habilidades técnicas e emocionais diferentes de processos.
É uma série de tarefas que precisam ser concluídas num tempo derminado para alcançar um resultado específico.
Pode variar de simples a complexo.
Podem ser gerenciado nas suas partes s por uma ou dezenas de pessoas.
É um esforço para realizar algo que você não pode fazer em suas atividades diárias existentes .
Empreendimento … projeto, negõcio, empresa.
Origem do latim imprehendere = “apanhar, prender com as mãos”.
É o ato, efeito ou resultado de empreender algo com fim determinado.
Em administração, economia e engenharia tem como núcleo comum o fato de ser:
- Conjunto de atividades e obrigações, a serem implementados pela empresa.
- , e que, devido ao grau de complexidade e compromissos associados, exigem o estabelecimento de um modelo de gerenciamento, centralizado ou não, capaz de promover a identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, a fim de atender aos requisitos dos projetos e cumprir as diretrizes estratégicas da empresa (entendida no sentido amplo);
Neste sentido, a ideia de “empreendimento” aplica-se igualmente a qualquer e toda atividade humana concebível. Com efeito, pode-se falar em empreendimento artístico, empreendimento cultural, empreendimento enciclopédico (wikipédico…), empreendimento literário, empreendimento legislativo, empreendimento executivo, empreendimento judiciário, empreendimento político, empreendimento religioso etc.. E esta lista certamente não é exaustiva. Contudo, tal possibilidade de aplicação todo-ampla não justifica a necessidade de criação de categorias específicas para todas, senão basta o reconhecimento de que — no sentido amplo — podem esses empreendimentos todos incluir-se sob o manto da administração, usualmente conjugada com a economia e, quando cabível, com a engenharia.
- aquele ente concreto já realizado: nesse caso a significar a obra ou o serviço, ou ambos (mais corretamente, pois é da predominância de materiais que se caracteriza a obra, enquanto o serviço caracteriza-se pela predominância do labor, ou mão-de-obra ou, preferivelmente, elemento operativo sobre o material, já que outros elementos que não apenas a mão de obra humana intervem na realização do objeto).
Benefícios dos Projetos
Os projetos têm alguns benefícios evidentes, como:
Orçamento previamente definido, sem custos inesperados.
Agilizam o trabalho em equipes multifuncionais com perspectivas e competências diferenciadas.
Têm objetivos bem definidos – a empresa e time de projeto sabem quais resultados esperar.
Têm uma data de término, o que facilita a organização, planejamento
Saiba mais. Objetivos e Metas, Metas SMART, Gerenciamento de Processos de Negócios, Habilidades Técnicas e Emocionais
Tarefa
Uma tarefa é uma única unidade de trabalho, uma ação para realizar em uma etapa do projeto, alinhada e sincronizada com várias outras tarefas e etapas.
- Uma tarefa é realizada num prazo definido, deve “contribuir diretamente” para os objetivos.
- Pode ser dividida em subtarefas, que também devem ter datas de início e término para conclusão.
- Todo processo como projetos de negócio tem tarefas, que tem prazos e responsáveis.
- Tarefas são pequenas entregas; são atividades que devem ser colocadas em prática por um responsável, num prazo e tempo específico; é um conjunto de ações para atingir metas.
- O gerenciamento de tarefas é fundamental para alinhar a equipe – listar atividades, responsáveis, delegar, priorizar, controlar a execução e garantir que todos entendam e percebam as vantagens e desafios das tarefas.
O gerenciamento de tarefas aumenta a produtividade e desempenho … o profissional se envolve numa rotina, com alocação de horários e recursos, separação e ajustes de atividades, em função do tempo disponível e monitoramento de resultados.
Saiba mais. Gerenciamento de Tempo.
Gestão de Projeto
O objetivo do gerenciamento de projetos é produzir um projeto completo que atenda aos objetivos do cliente, ou ajustar esses objetivos para que possam ser cumpridos.
- O conceito de projeto é aplicado em quase tudo que você faz no seu dia a dia.
- É a prática de gestão para de iniciar, planejar, executar, controlar e fechar o trabalho de um time / equipe para atingir metas SMART.
- O principal desafio no gerenciamento de projeto é alcançar todos os objetivos do projeto dentro das restrições do projeto, descritos no plano de projeto.
- O desafio secundário é otimizar a alocação de recursos para atender aos objetivos pré-definidos, com agregação de valor com aumento de benefícios e redução de custos e riscos.
- O estudo e treinamento de gerência de projeto e
Saiba mais. PDCA, SMART, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Recursos.
Restrições de Projeto
De uma forma geral as restrições dos projetos são Escopo, Tempo, Qualidade e Orçamento.
- Escopo – o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com os recursos e funções especificados
- Tempo – o prazo para a entrega do projeto.
- Qualidade – a superioridade em relação a alguma coisa, ou ganho de valor explicitado na fórmula de Valor = Benefícios / Custos x Riscos.
- Orçamento – soma do dinheiro alocado, resumo das despesas pretendidas, propostas de como atendê-las.
Equipe de Projeto
São equipes multifuncionais que trabalham sob a direção de um “gerente de projeto”.
- A maioria das equipes de projeto envolve mais de um departamento ou áreas e clientes.
- Recebem um forte apoio de um “patrocinador do projeto” para garantir os recursos chave para garantir o sincronismo e alihamento na empresa.
- O projeto precisa ter uma proposta de valor com foco, singularidade e mensagem consistente
- A equipe de projeto pode ser multidisciplinar e formada durante um período de tempo e é dissolvida no final do projeto.
- Precisa ter a combinação certa de pessoas e habilidades para prover alto desempenho e resultado no curto prazo.
- O fator chave é trabalho cooperativo, descontraído e confortável, onde os membros se sintam engajados e encorajados para a construção de relacionamentos.
Cada membro é responsável por fornecer feedback construtivo, reconhecer, valorizar e utilizar pontos fortes únicos uns dos outros.
Saiba mais. Funções empresariais, Habilidades, Inteligência Emocional, Comportamentos e Atitudes, Aprender a Aprender.
Gerente de Projeto
O gerente de projeto é responsável pelo planejamento, suprimento e execução do projeto.
- Raramente participa diretamente das atividades que produzem o resultado final.
- É o primeiro ponto de contato para quaisquer problemas ou discrepâncias que surjam durante o ciclo de vida do projeto.
- Foca nas metas.
- Coleta métricas.
- Faz previsões de curto prazo
- Recruta recursos.
- Previne e resolve conflitos.
- Agenda reuniões de controle de projeto.
- Propor e acompanhar treinamentos.
- Avalia o desempenho da equipe.
- Motiva a equipe.
- Contar com a ajuda do patrocinador de projeto.
Saiba mais.
Motivação e Boas Práticas, Equação de Desempenho, Formulação de Objetivos SMART, Análise de SWOT, Formulação de Estratégias, Indicadores de Controle.
Patrocinador de Projeto
O patrocinador do projeto de uma forma geral é um executivo senior, geralmente no nível de diretoria ou logo abaixo dela, responsável pelo sucesso do projeto.
- As responsabilidades do patrocinador perante a alta gerência da empresa são: liderança em cultura e valores, gerenciar o plano de negócio, alinhamento organizacional, gerência do risco do projeto, relacionamento com outros patrocinadores de projetos, focar nos benefícios, recomendar oportunidades de melhorias empresariais, continuidade de patrocínio, fornecer garantias, feedback e lições aprendidas.
- As atividades de governança que ocorrem entre o patrocinador e o gerente de projeto são: tomada de decisões, esclarecer prioridades e estratégias de negócios, comunicar problemas, fornecer recursos, dar suporte ao gerente de projeto, promover a ética.
- Atividades ocorrem entre o patrocinador e outras partes interessadas do projeto são: envolver os interessados, comunicar, direcionar os relacionamentos com clientes; direciona a governança dos usuários; direciona a governança de fornecedores, arbitrar entre as partes interessadas
O patrocinador precisa ser capaz de exercer pressão dentro da empresa para superar a resistência ao projeto, e para tal demandará cinco atributos pessoais – compreensão, competência, credibilidade, comprometimento e engajamento.
Saiba mais. Gestão de Mudança
Planejamento do projeto faz parte do gerenciamento de projetos, com cronogramas, relações de dependência entre as atividades e o status atual do cronograma para planejar e, subsequentemente, relatar o progresso dentro do ambiente do projeto.
- Definir o escopo do escopo do projeto.
- Determinar os métodos apropriados para a conclusão do projeto.
- Determinar as durações das várias tarefas necessárias para concluir o trabalho.
- Organizar as diferentes áreas do projeto, incluindo planos de projeto , cargas de trabalho e gerenciamento de equipes e indivíduos.
- Avaliar as dependências lógicas entre tarefas (diagrama de rede de atividades) para identificar caminhos críticos.
- O planejamento do projeto é inerentemente incerto, pois deve ser feito antes que o projeto seja realmente iniciado.
- Estimar a duração das tarefas através de uma média ponderada de casos otimistas, normais e pessimistas.
- Estimar flutuação ou folga no cronograma.
- Estimar recursos necessários, alocar custos de cada atividade e o custo total do projeto.
- Otimizar o cronograma do projeto para alcançar o equilíbrio apropriado entre o uso de recursos e a duração do projeto para cumprir os objetivos do projeto.
- Os resultados da fase de planejamento do projeto incluem os requisitos do projeto, o cronograma do projeto e o plano de gerenciamento do projeto.
- O planejamento do projeto pode ser feito manualmente, mas softwares de gerenciamento de projetos são frequentemente usados.
- O plano de projeto de uma forma geral deve responder as seguintes perguntas:
- Por quê? – Qual é o problema ou proposta de valor abordada pelo projeto? Por que está sendo patrocinado?
- O que? – Qual o trabalho que será realizado no projeto? Quais são os principais produtos / entregas ?
- Quem? – Quem estará envolvido e quais serão suas responsabilidades dentro do projeto? Como eles serão organizados?
- Quando? – Qual é o cronograma do projeto e quando os pontos particularmente significativos, referidos como marcos, serão completos?
- Como … qual o método e ferramentas e práticas serão usados.
- Quanto … quais os custos e orçamento alocado.
Palavras chave. Projeto, Etapas, Tarefa, Gerenciamento de Projeto, Objetivo, Equipes multifuncionais, Restrições, Escopo, Tempo, Qualidade, Orçamento, Gerente de Projeto, Patrocinador de Projeto, Plano de Projeto.
Conclusão sobre Projetos
Um projeto envolve a transformação de entradas em uma saída ou produto … é uma série de tarefas que precisam ser concluídas para alcançar um resultado específico, pode variar de simples a complexos e pode ser gerenciados por uma pessoa ou por cem.
Uma tarefa é uma única unidade de trabalho, uma ação para realizar em um projeto, uma única etapa em um projeto de várias etapas.
O objetivo do gerenciamento de projetos é produzir um projeto completo que atenda aos objetivos da empresa e cliente, ou ajustar esses objetivos para que possam ser cumpridos.
De uma forma geral as restrições dos projetos são Escopo, Tempo, Qualidade e Orçamento.
Equipes de projeto são multifuncionais que trabalham sob a direção de um “gerente de projeto”.
Cada membro é responsável por fornecer feedback construtivo, reconhecer, valorizar e utilizar pontos fortes únicos uns dos outros.
O gerentes de projeto é responsável pelo planejamento, suprimento e execução do projeto.
O patrocinador do projeto de uma forma geral é um executivo senior, geralmente no nível da diretoria ou logo abaixo dela, responsável pelo sucesso do projeto.
Um plano de projeto responde a perguntas 5W2H sobre o projeto.
Teste seu Conhecimento sobre Projetos
- O que é um projeto?
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- Qual o benefício da gerência de tarefa?
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- Quais são as restrições mais frequentes de um projeto?
- Quais são as boas práticas para a formação e gerenciamento de equipes de projeto?
- Cite 5 atividades principais da gerência de projetos.
- Qual a função do patrocinador de projeto?
- O que é um plano de projeto?