Dialética Socrática é um método qualitativo que busca avaliar e construir o conhecimento de uma pessoa sobre si mesmo via perguntas e respostas, orientar o discurso de duas ou mais pessoas para tirar suas próprias conclusões e verdades, investigar a qualidade das coisas, conceitos, aumentar a qualidade da compreensão, ensinar, mediar o pensamento, persuadir, criar caminhos, justificar crenças e incentivar descobertas e conclusões.
Conceito da Dialética.
- Conhecer a si mesmo.
- Aplicar um método mental lógico e epistêmico.
- “Ajudar a “parir” a verdade de dentro das pessoas de forma investigativa, interativa e lógica.
- Estudar o diálogo.
- Usar perguntas como ferramenta fundamental.
- Investigação conversacional.
- Explorar caminhos de perguntas e respostas.
- Investigar consequências lógicas.
- Explorar contradições.
- Explorar interpretações.
- Construir Conhecimento.
- Criar caminhos de solução.
- Justificar crenças vagas.
- Incentivar descobertas e conclusões.
O método dialético socrático estrutura um diálogo para explorar crenças subjacentes e justificativas que moldam as visões das pessoas, sejam alunos, compradores, tomadores de decisão, negociadores, comunicadores, psicólogos, médicos, investigadores, pais ensinando filhos, etc.

Check List.
Método Socrático.
Propósito, Características e Aplicações.
- Analítico … é um método analítico, já que faz perguntas para investigar detalhadamente situações e problemas, identificar e justificar crenças e conhecimentos do sujeito.
- Antagonico … fazer perguntas para oposicionar idéias e visões entre sujeitos para gerar e comparar diferentes opiniões e percepções de mudanças na forma de pensar e perceber as coisas.
- Autodiagnóstico … fazer perguntas para instigar o sujeito “conhecer a si mesmo” e o seu nível de compreensão ou contradição.
- Avaliativo … fazer perguntas para avaliar se caminhos, justificativas e objetivos cognitivos para a tomada de decisão, foram aplicados e alcançados, comparar processos e resultados com uma referência ou padrão.
- Coletivismo … ter como princípio dar primazia ao coletivo acima do individual, enfatizar a interdependência entre os membros dos times e grupos, onde as ações e decisões são orientadas pela eficiência e bem-estar coletivo da empresa.
- Compreensível … mapear relações de causa e efeito, de forma interativa, via perguntas e respostas.
- Conscientizante … fazer o sujeito avaliar e se conscientizar das suas necessidades, problemas, desejos, percepção, crenças e valores.
- Construtivista … direcionar o sujeito e empresa para construir conhecimento além e ao invés de transferir conhecimento.
- Conversacional … estabelecer diálogos, conversar e chegar a uma compreensão maior sobre um assunto.
- Crítico … desenvolver o pensamento crítico, enxergar questões específicas com cuidado, analisar e ajuizar causas e efeitos dos pensamentos e ações.
- Emocional … fazer o sujeito sentir emoções, sentimentos, deenvolver e ganhar autoconsciência, autocontrole, empatia e sociabilização.
- Empático … considerar as verdades de cada um e direcionar as pessoas a chegarem às suas próprias conclusões.
- Ético … fazer perguntas para avaliar o código moral, intenções, atitudes e comportamentos do sujeito, times e empresa.
- Filosófico … ajudar o sujeito ver, construir e compartilhar verdades e conhecimentos dentro de si mesmo e de cada um.
- Instigante … fazer o sujeito prestar atenção, despertar interesse e desejo e fazer suas próprias perguntas.
- Interativo … exercer ação e influência recíproca de um sujeito sobre outro, via perguntas e respostas, para extrair as verdades ditas.
- Intencionalidade... avaliar ou explicitar intenções e nível de compromisso do sujeito com um plano.
- Investigativo … usar perguntas e respostas para “parir” a verdade que está dentro de cada um.
- Irônico … usar perguntas sabendo a resposta para testar a compreensão ou contradição da outra pessoa.
- Justificativo … investigar como o sujeito pensa e sente, ao invés de investigar o que ele sabe (conhecimento descritivo), transformar opinião em crença.
- Maiêutica … fazer o sujeito parir o conhecimento dentro de si, explicitar e buscar a sua verdade e certeza sobre as coisas.
- Mediação … ajudar o sujeito a compreender e aplicar o método mais rápido e profundo.
- Metacognitivo … fazer o sujeito pensar e investigar sobre a sua própria forma de pensar, autoregular e automonitorar o conhecimento.
- Orientativo .. traçar e compartilhar caminhos mentais dentre vários possíveis e criar um mapa de possibilidades.
- Objetividade … expressar de forma clara, sem ambiguidades, não subjetiva, o que se tem como propósito, para que todos compreendam.
- Pedagógico … permitir aplicar técnicas, princípios, métodos e estratégias de educação e ensino.
- Pergunta Socrática aberta … fazer pergunta pata incentivar a fala incondicional, fazer o sujeito falar.
- Pergunta Socrática Semi Aberta ou de contole … fazer perguntas para direcionar e controlar a fala do sujeito, com perguntas específicas atreladas a respostas do sujeito.
- Pergunta Socrática Fechada ou Conclusiva … fazer perguntas para ajudar o sujeito concluir, declarar ou especificar uma qualidade ou quantidade.
- Prático … ser aplicável, simulável e acionável no ambiente de tarefas, de forma autodirigida “on the job”.
- Reflexivo … facilitar diálogo lógico onde o sujeito conduz outro sujeito à reflexão e descoberta dos próprios valores.
- Retórica … a dialética e a sua busca da verdade, através do diálogo e da troca de idéias para alcançar um entendimento mais profundo, está no núcleo da retórica, que busca a eficácia, eficiência na comunicação e persuasão.
- Sistematizáção … o método dialético é lógico, modularizável, memorável e reprodutível, via “perguntas e respostas socráticas” interdependentes ou interconectadas.
- Verdade … usar método de raciocínio e investigação que busca a verdade através do confronto de ideias opostas ou contraditórias, e o conhecimento e a compreensão da realidade são realizados através da análise de contradições e da busca por sínteses.
- Vontade … exige compromisso, força interior e desejo do sujeito para trilhar o caminho de aprofundamento e alcançar maior nível de compreensão.
Resumo de Aplicação do Método Socrático.
O método dialético socrático é direcionado para explorar a complexidade, dificuldade e incerteza do sujeito para compreender um fenômeno do que extrair fatos sobre o mundo.
- O questionamento deve investigar crenças subjacentes às declarações, perguntas, respostas, argumentos ou suposições.
- O método deve levar ao “desconforto produtivo”, não a intimidação.
- A pergunta leva ao ouvir atento.
- O mediador socrático não tem o propósito de transferir conhecimento e sim facilitar o processo.
- O foco está no sistema de valores que sustenta as crenças, ações e decisões.
Qualquer desafio bem-sucedido na dialética socrática envolve riscos, já que pode ter que examinar e mudar as próprias crenças, mas Sócrates é famoso por dizer: “a vida não examinada não vale a pena ser vivida”.
Estágios da Dialética Socrática.
A dialética socrática é segmentada em 3 estágios:
- Hipótese – definição prévia e introdutória do que se pretende conhecer.
- Ironia – interrogatório que leva o interlocutor a reconhecer a ignorância do que se pretende saber.
- Maiêutica – arte de dar à luz as idéias adormecidas no espírito do interlocutor.
Observação.
- A aplicação do método dialético pode levar leva naturalmente a detecção de erros no pensar de uma pessoa.
- Nesta etapa inicial do método, o objetivo segundo Sócrates, é melhorar a alma dos interlocutores, libertando-os de erros não reconhecidos que estão no núcleo do sistema de crenças e valores da pessoa.
- O método da ironia utilizado por Sócrates é muito destrutivo, não deve ser aplicado na empresa, porque leva a pessoa a expor suas fraquezas e dúvidas …. essa talvez tenha sido a principal razão de ter levado Sócrates a morte, via suicídio.
- A ironia pode pode levar o interlocutor a abandonar a conversa e não sentir prazer na relação e gerar afastamento e o tiro sair pela culatra.

Conclusão.
- A dialética na empresa significa implantar uma cultura.
- É uma ferramenta comfoco no sujeito.
- É bem mais do que um método de perguntas e respostas.
- Se propõe a ajudar as pessoas a refletir de forma mais profunda, selecionar, compreender e empregar modelos de pensamento, métodos e ferramentas de gestão e tomada de decisão num ambiente de diversidade de ideias e pontos de vista.
- A dialética é um método que desenvolve a capacidade do sujeito e equipe formular propósito, objetivo, análise de situação, formulação de metas e estratégia, de forma compartilhada.
- Promove o coletivismo, confronto construtivo de opiniões, não uniformidade de idéias e pluralidade de perspectivas.
- Encoraja a discussão construtiva, assertiva, lógica, objetiva.
- Transforma contradição em oportunidades de negócios, aprendizado e inovação.
- Servir de ferramenta de ensino, aprendizagem continuada e autodirigida, mediação de conflitos, técnica de intervenções, venda e negociação.
- Adicionalmente, a dialética como ferramenta filosófica, busca sabedoria, construir competências.
- Se você disser a uma pessoa não treinada em filosofia: ‘Como você sabe que tenho dois olhos?’ ele ou ela responderá: “Que pergunta tola! Posso ver que você tem.”
- No entanto, no final da investigação teremos chegado a algo radicalmente diferente dessa posição não filosófica (do senso comum).
- Perceberemos situações que não inspiram dúvida podem produzir conclusões implausíveis.
- Na mediação e discussão socrática o “explicador”, o gerente ou parceiro do mesmo time, não é um adversário ou o sabedor.
- O facilitador, vendedor, advogado, gestor, mesmo com conhecimento e respostas, deve estar sempre aberto a aprender algo por si mesmo e passar por um “desconforto produtivo”, mas pânico ou intimidação.
O sujeito e a empresa dialética az perguntas e fica à vontade com o silêncio, encara como positivo, uma forma de expressar compreensão e posicionamento.