Devemos saber separar e focar nossa atenção sobre os conceitos que sabemos daqueles que precisam ser dominados na trajetória de aprendizagem.
Vigotsky
Quando diagnosticamos o que sabemos do que não sabemos, emerge o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDN, que carrega, em sua essência, a idéia das transformações que acontecem por meio da ação intencional do “sistema de ensino” adotado pela empresa nas ZDNs, delimitadas pelo gap entre conhecimentos correntes e desejados das pessoas e equipes.
A ZDN tem foco em tarefas para que sejam específicas, objetivas.
Com recursos (conhecimento e inteligência) distribuídos em rede, para controlar, promover e fortalecer progressos que não aconteceriam de maneira espontânea e não articulada e sim pela gestão do trabalho e aprendizagem cooperada “on the job”.
Acões intencionais são modeladas e acionadas na ZDN pela gestão individual e empresarial em rede, através de objetivos, planos de referência, ferramentas, atividades e tarefas e facilitadorees, dispostos e compartilhados.
O acesso e ações e movimentos dos indíduos em rede, times e empresa, alteram o estado da sua zona proximal e iluminam os recursos mais importantes para direcionar os próximos movimentos de forma sícrona, alinhada e articulada.
Gestão do Desenvolvimento Intelectual nas ZDNs
A aprendizagem na empresa exerce papel fundamental sobre os processos de desenvolvimento intelectual da pessoa. e do autodidatismo.
Não é qualquer empresa ou sistema de ensino que promove o desenvolvimento intelectual sistemático e efetivo, que gera diferenciação e vantagem competitiva.
É necessário saber projetar o futuro e fazer com que ele aconteça, sistematicamente, com melhorias contínuas nos indivíduos, por saber administrar atividades, recursos na ZDN, em ouras palavras, liderar ou se adiantar ao seu desenvolvimento, iluminar o melhor caminho, facilitar e motivar a formulação e atingimento de objetivos individuais e coletivos de forma alinhada, síncrona e continuada.
Conduzir a “gestão construtivista” de ZDNs “one job”, onde o trabalhador assume o controle do seu aprendizado na sua zona proximal, trabalha aprendendo via ferramentas para garantor o corretismo, consistência e capacidades projetadas.
Nas ZDPs empresa e indivíduo podem identificar e modelar os sistemas partilhados de consciência, conhecimentos e compreensões, que são construídos culturalmente e passam por contínuas transformações, experiênicias, uso de métodos, ferramentas, técnicas e lições aprendidas.
Como desenvolver a ZDN
DPs podem ser desenvolvidas e geridas na empresa por uma rede de pessoas, tarefas e ferramentas, que se cooperam, numa relação de causa e efeito, para distribuir inteligência pela cadeia e rede de valor, com uso de tecnologia de rede, mídias sociais, transformação digital, inteligência artificial, e aprendizagem de méquina, etc.
Ao orientar o profissional a “gerenciar sua ZDN” e usar ferramentas, estratégias e perguntas sobre por que ele está usando (o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto, a empresa empodera o profissional para controlar e fortalecer o conhecimento indvidual e coletivo e fazer adições ou adaptações nas ferramentas de forma independente.
Observe que o foco da empresa nas zonas de desenvolvimento proximal está no processo de construção de conhecimento de execução de tarefas com habilidades técnicas e emocionais, autonomia, alinhamento e sincronia.
Vygotsky argumenta, também, que este desenvolvimento conceitual, intelectual e de conscientização se dá por processos em que a cultura é internalizada, num movimento que se dá de fora para dentro, ou seja, parte do plano das interações da empresa para um plano psicológico individual.
Isso implica em prover grande atenção com a dimensão metacognitiva da aprendizagem.
Metacognição na empresa é um conceito associado a capacidade cognitiva superior para aprender a aprender … desenvolver conceitos, modelos, métodos e ferramentas, de forma atrelada a tarefa, com foco na pessoa, para orientar a “interlocução conciente” com a realidade , a partir de uma arquitetura conceitual construída pela mão de todos, com gestão, sincronismo e alinhamento geral geridos pela empresa.
Facilitação da Mediação nas ZDNs
Para a criação de zonas de desenvolvimento proximal é necessário direcionar o foco da gestão do conhecimento para a mediação e formação de autodidatas.
Isso exige mudanças de paradigmas individuais e coletivos.
Valorização de ações de mediação nos processos de ensino e aprendizagem, as quais promovem o alinhamento entre o plano empresarial (extrapsíquico) e o individual (intrapsíquico).
As intervenções deliberadas do mediador ou facilitador são muito importantes no desencadeamento de processos que poderão determinar o desenvolvimento intelectual dos colaboradores da empresa, a partir da aprendizagem dos conceitos científicos.
A empresa é um espaço socialmente organizado para a disseminação do conhecimento científico em diferentes domínios.

Conclusão.
A prática da transmissão das informações científicas de forma acabada, empacotada e inquestionável, adotada pelo método tradicional de formação educacional e profissional tem sido amplamente criticada, tanto do pont de vista de eficácia, eficiência e custo.
O uso de conceitos que são formas inteligentes de representar a realidade e resultado do processo de conscientização, é um autêntico e completo ato do pensamento e deve ser explorado.
Isso envolve focar em tarefas e gestão do conhecimento dessas tarefas, saber o que sabemos e o que precisa ser dominado na trajetória de aprendizagem … organizar, analisar gaps, mudanças, meios e fins para aumentar o desempenho cognitivo.
Daí, emerge o conceito de zona de desenvolvimento proximal – ZDP, para facilitar controlar gaps de conhecimento, meios e caminhos para atingor objetivos cognitivos, que estão subjacentes aos objetivos individuais, profissionais e empresariais.
Nas ZDN, acões intencionais são modeladas e acionadas pela gestão individual e empresarial, para a execução de tarefas, como uso de recursos, conceitos, que modelam métodos, ferramentas cogniivas para aprender a aprender e facilitadores para focar no processo de construção do conhecimento.
Ações e movimentos de indivíduos e times alteram o estado (forma e conteúdo) das ZDNs e iluminam os recursos mais importantes para direcionar os próximos movimentos de maneira sícrona, alinhada e articulada, com os objetivos e estratégias da empresa.
Via a gestão e mediação nas ZDNs, o sistema de aprendizagem na empresa pode exercer papel fundamental sobre os processos de desenvolvimento intelectual das pessoas e times.
Nas ZDNs, empresa e indivíduo podem identificar e modelar os sistemas partilhados de consciência, conhecimentos e compreensões, que são construídos culturalmente e passam por contínuas transformações, experiênicias, através do uso de métodos, ferramentas, técnicas e lições aprendidas.
ZDNs podem ser desenvolvidas e geridas na empresa por uma rede composta de pessoas, tarefas e ferramentas, que se cooperam, numa relação de causa e efeito, para categorizar e distribuir inteligência, com uso de tecnologia e transformação digital, mídias sociais, inteligência artificial e facilitadores.
Neste contexto, o conceito de metacognição ou capacidade cognitiva superior para aprender a aprender, se transformar num autodidata e analisar o próprio sistema cognitivo, tororna-se, uma ferramenta central para a empresa para gerar talentos e um espaço socialmente organizado para a disseminação do conhecimento científico.