O esquema da figura descreve o propósito, características e aplicações do método de análise circuntancial proposto por Aristóteles e largamente empregada até hoje na ética, linguagem, comunicação e solução de problemas.
Para analisar, resolver, compreender, comunicar qualquer coisa, de forma completa e não ambígua, é necessário investigar “o todo” em sete partes ou “variáveis circunstanciais”.
Aristóteles.
- A Análise Circunstancial investiga indícios, provas ou evidências que conduzem ao conhecimento da situação real de um fato.
- Segmenta e investiga via perguntas, 7 dimensões e variáveis circunstanciais e suas relações: o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto.
- São perguntas que podem ser usadas para avaliar os elementos das circunstâncias dos atos humanos.
- Avaliar ação voluntária e involuntária de um sujeito e questões de circunstâncias dos fatos.
Qualquer processo de solução de problema é “fundamentalmente” dependente da análise circunstancial.
“Aristóteles” usava como exemplo perguntas para explicar a importância da análise de circunstâncias na abordagem da ética …
- Uma circunstância é um acidente de um ato humano”?
- Devemos tomar nota das circunstâncias dos atos humanos?”
- As circunstâncias estão devidamente estabelecidas?
- O que foi e o que deveria ser feito, à partir da análise das 7 dimensões circuntanciais?
… nos atos, devemos tomar nota de quem o fez, como fez (auxílios ou instrumentos), o que fez, onde o fez, por que o fez, como e quando o fez.
- As 7 dimensões em ingles são referenciadas em inglês como 5W (what, who, why, when, where) e 2H (how e how much).
- Permitem corientar e avaliar o nível de compreensão (não ignorância) do sujeito sobre um objeto ou fenômeno, em níveis de detalhes, tanto quanto se deseja e seja oportuno.
- O trabalho nas sete dimensões permite visão rápida do todo e visão detalhada das partes e seus relacionamentos.
- A ignorância das circunstâncias do ato denota ação involuntaria … uma ação involuntária é uma função humana executada automaticamente, sem controle consciente, mas que pode ser influenciada em alguns casos.
- O uso da técnica fazer de perguntas “5Ws é 2Hs” provê uma ferramenta poderoza para medir o nível de compreensão (ou não ignorãncia) do sujeito sobre um determinado assunto, coisa, ou fenômeno.
- Principalmente na dimensão Por quê , que caracteriza a interpretação das relações de causa e efeito de todos as dimensões como um todo.
- Conclusivamente, essas 7 dimensões (variáveis ou elementos) de circunstâncias fornecem uma estrutura teórica que pode ser usada para particularizar, explicar ou prever qualquer coisa.
Descrição das 7 variáveis cicunstanciais Aristotélicas
Aristóteles acrescentava que … “a ignorância sobre qualquer um desses “7 elementos circunstanciais”, representa uma visão não completa do “todo” e pode implicar em ação involuntária ou inconsistente ou errônea”.
A dimensões ou atributos 5W2H são “elementos intrínsecos e essenciais da circunstância” e sempre devem ser analisados.
Observações
Para situações do cotidiano empresarial, existem muitas situações habituais, conhecidas, frequentes, contextualizadas, e nesses casos todas as 7 dimensões 5Ws e 2Hs precisam necessáriamente serem explícitas, podem e devem ficar implícitas, mas sempre devem ser avaliadas.
Em contrapartida, para problemas novos, menos frequentes, mais complexos, pouco circunstanciados, contextualizados, e não resolvidos, a análise dessas 7 dimensões devem ser “sempre” consideradas.
Descrição Científica … Descrever de forma estruturada, mutuamente exclusiva e completamente exaustiva, qualquer coisa – teoria, modelo, métodos, ferramenta, técnca, prática, habilidade.
Comunicação … O método de perguntas 5W e 2H é uma ferramenta muito usada no jornalismo, marketing, desevolvimento de conteúdos, comunicação institucional e empresarial.
Retórica … o método de segmentar o todo em 7 partes 5Ws e 2Hs, permite elaborar estratégias de comunicação e narrativas
Uma pergunta retórica é feita com um propósito diferente de obter informações e normalmente tem a intenção de fazer iniciar um discurso, apontar caminhos, exibir ou enfatizar a opinião sobre um tópico.
Exemplos de perguntas retóricas:
“Por que você não usa essa solução”?
Um exemplo simples é a pergunta “Você não consegue fazer nada certo?”. A intenção dessa pergunta não é perguntar sobre a habilidade do ouvinte, mas sim insinuar a falta de habilidade do ouvinte.
A comunicação empresarial é o principal alicerce da construção da identidade de uma marca; o método de comunicação influi no como as pessoas percebem a empresa, transmitindo credibilidade e autoridade e tornar a empresa querida pelos públicos internos e externos.
Retórica … as dimensões, 5W e 2H, compõem alternativas para aplicar regras do bem dizer, falar ou escrever bem, de forma clara, eficiente e eficaz, com convicção, dar ênfase controlada, alinhar a escrita e a leitura, e com isso, facilitar influenciar o público alvo – pessoas, empresas, cadeia de valor, mercado, potencial comprador, clientes, parceiro de negócio. A prática da técnica 5W e 2H orienta a para construção de m discurso convincente, qual a estratégia para estabelecer qualquer base filosófica racional e dessa forma, pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião.
Tomada de Decisão …. Facilita tomar decisão, escolher uma alternativa e contruir caminhos apoiados em fatos, dados, evidências e circunstâncias”; investigadas; permite enumerar, analisar, sintetizar e concluir sobre problemas e possíveis soluções.
Solução de Problema … o conjunto das 7 dimensões circunstanciais – o que, quem, por que, onde, quando, como e quanto – é uma abordagem efetiva para identificar, formular, analisar e resolver problemas. O método de perguntar e responder: “o que, quem, ´porque, onde, quando, como e quanto”, sobre o objeto do conhecimento permite desamarrar (analisar) e amarrar (sintetizar) o todo nessas 7 dimensões essenciais e suas relações e com isso “dissecar”, investigar em minúcias,.
Causalidade … cada dimensão e atributos circunstaciais 5W2H tem relação com outras 6 dimensões e atributos, sempre … monitoramento de contexto, mudança em qualquer dimensão 5W2H mesma que mínima, reflete nas demais dimensões … quando um ítem sob controle é acrescido ou subtraído (abstraído) numa dimensão, o efeito da sua existência ou visibilidade, afeta todas as outras dimensões.
Descrição … serviços, soluções, métodos, ferramentas, modelos, práticas, técnicas de forma precisa e clara. …de forma flexível, facilitar enfatizar apenas as informações de maior interesse numa dada perspectiva situacional.
Narrativas … relatar ou histotiar “o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto” algo acontece, contexto, circunstâncias, situação, eventos, experiências relacionadas, memórias, biografia, notícia, documentário ou ficcão (conto, fábula, lenda, suspense, romance, etc.).

Portanto, quando da apresentação de um argumento, resolução de problema ou justificativas, é recomendável avaliar “todas” as 7 variáveis “5W e 2H” e comunicar àquelas essenciais e adequadas à compreensão e alcance de objetivos específicos.
Ccada uma dessas 7 perspectivas mutuamente exclusivas e conjuntamente exaustivas, provêem fundamentação teórica para particularizar, explicar ou prever qualquer conjunto de circunstâncias no ambiente de tarefa e empresarial, e mais especificamente no planejamento, desempenho, controle e ajustes, de atividades (processo) e tarefas (projeto).
O método ensina, organiza a informação, gera confiança na forma de pensar, explicar e compreender o ambiente e circunstâncias de situações e problemas, permite que o individúo e empresa tenham uma “compreensão comum intencionada” de uma questão ou pelo menos alinhem essa compreensão.
O método 5W2H é uma forma inteligente de fazer uma análise circunstancial de um contexto, e expõe o tradeoff – relação de compromisso – entre 7 variáveis que descrevem tudo de qualquer ambiente ou coisa … por exemplo, tanto problemas, quanto as soluções … usando a mesma forma de pensar.
Facilita a comparação e analogias entre objetos, produtos, comunicação … qualquer coisa.
É uma ferramenta metacocognitiva para ajudar a pensar sobre a forma de pensar, ou seja, pensar tático para comunicar, solucionar problemas, transferir informação, conhecimento e compreensão.
Permite analisar, esmiuçar, desamarrar e também amarrar “qualquer todo” em 7 dimensões ou partes 5W e 2H – o que, ouem, porque, quando, onde, como, quanto.
Com o uso da análise circuntancial 5W2H, na empresa junto com outras ferramentas de gestão, o trabalho de ensinar e desenvolver habilidades fica mais facilitado e efetivo.
A forma de pensar 5W2H permite captar com mais precisão, as mudanças no ambiente e acionar pensamentos e planos de referência , gatilhos e algoritmos mentais pré-programados.
A ferramenta 5W2H é uma ferramenta semelhante a um “canivete suíco” mental – permite aumentar o desempenho cognitivo como um todo – percepção, pensamento, memória, atenção, linguagem, aprenizagem.