Na sequência, é apresentado um check list sobre análise de de contexto.

Check List.
Análise de Contexto.
Propósito, Características e Aplicações.
- Ambiente Interno ... analisar o “contexto interno”, forças, fraquezas, oportunidades, ameaças, crescimento, desenvolvimento e alinhamento da empresa (ambiente interno) com o mercado (ambiente externo) … análise simultânea a análise do ambiente externo.
- Ambiente Externo … analisar o “contexto externo”, competição, tendências, sazonalidades, oportunidades, ameaças que envolvem e influenciam o ambiente interno, propósitos, objetivo, metas e estratégias … análise simultânea a análise do ambiente interno.
- Aprendizagem e Cognição … identificar ferramentas e habilidades cognitivas, emocionais e técnicas alinhadas com o mercado e direcionadas para características individuais e diferenciais para colaboradores e empresa.
- Cenários … preparar a empresa para diferentes possíveis futuros, fatores e situações relevantes, desenvolver estratégias para lidar com cada cenário, fazer previsões de tendências, sazolalidades, desafios, competição, situações de ciclo de vida de empresa e projetos.
- Circunstâncias … especificar e detalhar o contexto (ambiente externo e interno), fatotores particulares, descrever a situação real de um fato, estado, tarefa ou projeto … “o que”, “por que”, “quem”, “onde”, “quando”, “como” e “quanto”.
- Competição … definir estratégias para ganhar a competição, comparando pontos fortes, fracoos, oportunidades e ameaças.
- Comportamento … identificar estímulos ambientais que influem nos pensamentos, sentimentos, emoções, que afetam o desepenho e satisfação.
- Conhecimento ... ajudar a gestão do conhecimento, capturar, compartilhar, armazenar e utilizar o conhecimento (descritivo e tácito) do contexto externo e interno, de forma eficaz para atingir objetivos da empresa
- Economia … comparar previsões e realizações da empresa com a a competição, crescimento, sazonalidade de demandas, ofertas, preços, juros e inflação do mercado … confrontar aspectos macro e micro econômicos.
- Eficácia … compreender dinâmicas e fatores externos, influências para a tomada de decisões e execução de ações, mais adequadas ao ambiente e necessidades específicas … fazer o certo, escolher as melhores perspecivas e caminhos para atingir resultados.
- Escopo … ajudar a definir escopo ou limites do projeto, plano, tarefas ou foco do objeto do conhecimento.
- Estratégia ... analisar fatores que influenciam e são influenciados pelo o contexto, para ajudar a moldar, adaptar e comunicar a estratégia para usar recursos, tomar decisões, avaliar a eficácia das ações.
- Indicadores … selecionar indicadores de desempenho, controle e monitoramento em tempo real para a gestão da empresa – planejar, desempenhar, controlar e ajusta.
- Mudança … inovar e adaptar indivíduos e empresas às mudanças do mercado, tecnologia, regulamentação, economia, competição.
- Necessidades … avaliar hierarquias de necessidades externas e internas de treinamento, desenvolver recursos e ofertas para resolver problema, identificar lacunas e oportunidades de melhorias e ameaças competitivas.
- Proposição de valor … ajudar a definir foco, singularidade e mensagens de valor da marca, fornecer dados, informações e e insights que permitem a criação de uma proposição de valor eficaz, que, por sua vez, influencia a percepção do cliente e a tomada de decisões de compra.
- Relação Social ... estudar a forma de interação dos indivíduos, empresa e cadeia de valor, formalidades, etiquetas, cooperação, transmissão de conhecimento e cultura …
- Relação Cultural … investigar costumes, tradições, valores, crenças, linguagem, marca, identidade da empresa, símbolos que afetam diretamente o desempenho dos funcionários, a eficácia das decisões e a capacidade de alcançar os objetivos da empresa, compreender, engajar e motivar.
- Regulamentação e Normas … analisar procedimentos, regras, condutas, padrões para regular atividades, aumentar a produtividade,, eficiência, competitividade e reduzir custos, conflitos e e incertezas.
- Risco … prevenir e identificar riscos, estratégias e ações para controlar o risco, a probabilidade e seu impacto positivo ou negativo no negócio ou empresa, envolve comparar ambientes externos e externos, pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, em várias situações do contexto.
- Trabalho … avaliar condições e circunstâncias que afetam o desempenho e a satisfação dos trabalhadores, incluindo organização, relações interpessoais e condições de trabalho.
- Tecnologia ... avaliar evolução e inovação de ferramentas de aprendizagem, interação, informação, inteligência artificial, operação, coleta, análise e interpretação de dados, para facilitar a tomada de decisão … prover visão mais completa e precisa do cenário empresarial.

Conclusão,
- Contexto significa o todo ou tudo que envolve um evento focal.
- É o ambiente em que o projeto está inserido.
- Define onde e como ocorre um fenômeno ou projeto.
- Permite avaliar o ambiente interno e externo em que os riscos ocorrem.
- É uma “moldura” que cerca o evento ou projeto.
- Fornece recursos para a interpretação apropriada.
- É um conceito relativo que só existe para prover compreensão e significado sobre algo.
- Em linguística, significa o texto ou discurso que envolve uma expressão (palavra, frase ou ato de fala), análise das estruturas do discurso e relação de coerência entre frases.
- Na gestão eficaz de projetos e tarefas é necessária para ompreender, adaptar mudanças do ambiente, estratégias e capacidades da empresa.