Análise FOFA (SWOT em ingles) … é um método para avaliar sistematicamente a situação estratégica e competitividade da empresa para atingir propósito, objetivo e metas de negócios.
- FOFA significa Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças.
- SWOT significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
- A figura ilustra um esquema que relaciona os principais fatores, conceitos e perguntas envolvidos na análise de situação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um dado empreendimento, projeto, tarefa, oportunidade estratégica.
A análise de SWOT é um método interativo, projetado para abordagens colaborativas, pode envolver profissionais de diferentes atividades, tarefas, perfis de habilidades e conhecimento.
- Se baseia em fatos e dados.
- Usa pesquisa qualitativa e quantitativa.
- É uma atividade da gestão, sistemática, metódica, organizada.
- Avala a situção corrente e o futuro em termos de desempenho, situação, desafios, condições, objetivos e metas à luz da competição de mercado.
- Depende de sistemas e habilidades de coleta e analisa de dados qualitativos e quantitativos.
- É um pilar da gestão.
- É aprimorada e gera informação e histórico ao longo dos ciclos de gestão PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajuste – da empresa.
- A análise de situação é um tipo de “análíse de meios e fins” ou “análise de gaps”, que avalia contexto, situações, condições, meios e recursos para sair de uma situação corrente para uma situação futura desejada.

Observação … A figura ilustra o processo de gestão de forma sequencial ou linear em etapas, onde uma etapa começa quando termina uma anterior … é uma simplificação que não acontece na realidade … pensamos tanto de forma serial quanto matricial ou uma mistura disso … ou seja, todas as etapas trabalham em conjunto de forma interdependentes sistemicamente, mas não não necessariamente serial .
Por que Análise de SWOT?
A análise de SWOT analisa a SITUAÇÃO COMPETITIVA de forma estratégica, crítica, científica e analítica … isso gera muitos benefícios para indivíduo e empresa
- Tomar decisões informadas, baseadas em fatos e dados.
- Reduzir incertezas e riscos.
- Evitar viéses ou distorços da realidade.
- Coletar opiniões, argumentos, evidências e perspectivas de diferentes de pessoas importantes.
- Aumentar a “inteligência competitiva” específica sobre uma situação de negócio.
- Enumerar fatores essenciais para a competitividade.
- Servir de insumo para validar objetivos, desdobrar metas e apontar recomendações para a formulação de estratégia e plano.
- Sair de uma situação problemática, especulativa, para uma situação mais favorável ou auspiciosa.
- Analisar e mapear o contexto, cisrcunstâncias, situação e condições para ajudar a escolher a melhor alternativa ou estratégia para atingir metas.
- Pode combinar diferentes visões: dono do negócio (estratégico), gerente (tático) é do executor (operacional).
- analisar a competitividade de um produto ou serviço específico, por exemplo, uma oferta que será lançada no mercado.
- A Análise de SWOT esclarece “quem sou, o que faço e qual o legado da minha proposta”
- A análise SWOT ajuda a encontrar a melhor correspondência (ou alinhamento) entre as tendências ambientais e capacidades internas.
- A análise de SWOT visa desenvolver uma estratégia eficaz que aproveite as oportunidades da empresa ou negócio, empregue seus pontos fortes, evite as ameaças, corrija ou compense as fraquezas.–
Como Fazer?
A figura ilustra um esquema que relaciona os principais fatores, conceitos e perguntas envolvidos na análise de situação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um dado empreendimento, projeto, tarefa, oportunidade estratégica.
Processo.
- Usar um padrão ou esquema para evitar viéses subjetivos.
- Identificar quatro grupo de fatores … forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
- Selecionar um grupo de pessoas em posições chave na empresa ou negócio.
- Normalmente reune gerentes, líderes, influenciadores, mediadores e especialistas.
- O importante é entender o carater estratégico da atividade de análise de situação e a sua importancia para a sustentabilidade da empresa, times e indivíduos.
- Analisar a situação tem alta relação do autodiagnóstico e prescrição que precisamos ter para sermos ágeis e estarmos pronto para fazer o que está projetado e alerta para o que não está para que esteja.
Estrutura e Conteúdo
- OBJETIVO SMART … eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal? Quão mais SMART preciso ser frente ao concorrente? O objetivo está bem formulado? É eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal? É motivante? Ecológico?
- SITUAÇÃO ATUAL … (1) nova, (2) ocasional, (3) regular, (4) preferencial, (5) especulativa, (6) problemáIica?
- SITUAÇÃO FUTURA … (1) nova, (2) ocasional, (3) regular, (4) preferencial (5) especulativa, (6) problemáIica?
- DESAFIO … qual a diferença entre situação futura e presente, qual a equação e indicadores de desempenho?
- INFORMAÇÃO … histórico de dados de demandas e ofertas, previsões e resultados, tendências? Quais pesquisas qualitativas e quantitativas e relatórios.
- RISCO … Qual o risco da empreitada, eventos prováveis e impactos nos resultados?
- PROPOSIÇÃO de VALOR … qual o foco, singularidade e mensagem de valor dos atributos principais?
- MIX de MARKETING 7P … qual a combinação: produto, preço, promoção, praça, pessoa, processo e vidências físicas?
- FORÇAS … quais são os os recursos e atributos de valor que suas ofertas são melhores e o cliente percebe e valoriza que dem ser aproveitados e potencializados?
- FRAQUEZAS … quais são os recursos e atributos de valor, que os seus concorrentes são melhores, o cliente percebe e valoriza, que devem ser melhorados?
- OPORTUNIDADES … o que você NÃO tem controle, mas pode influir no mercado, que pode cooperar para atingir o objetivo?
- AMEAÇAS … que você não controla e NÃO cooperam ou aumentam o risco para atingir o objetivo? Quais as ameaças que podem se tornar oportunidades?
- ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS … comparando ambientes internos e externo, forças x oportunidades, fraquezas x ameaças?
- Qual a qualidade da coleta e analise de dados e informações … precisão e acurácia? Qual o nível de incerteza e risco?
- SITUAÇÃO … é uma situação promissora, arriscada, problemática ou rotineira?
- RECOMENDAÇÕES … Quais as alternativas estratégicas sugeridas para cada situação?
Habilidades para Análise de Situações e Contextos.
- Investigar ... perguntar, pesquisar, examinar minuciosamente … usar perguntas é uma ferramenta chave para ganhar conhecimento, analisar e apontar o “caminho lógico” a ser seguido.
- Analisar Dados … inspecionar, limpar, transformar e modelar dados para descobrir informações úteis, tirar conclusões e apoiar a tomada de decisões.
- Argumentar … apresentar fatos, ideias, razões lógicas, evidências provas que comprovem uma afirmação, uma tese.
- Justificar Valor … ponderar benefícios, custos e riscos da decisão e custo de oportunidade.
- Avaliar Desempenho … planejado/realizado, indicadores de desempenho (KPI)
- Avaliar o Risco … identificar ativos, indicadores de controle, probabilidades de incidentes e impactos no negócio.
- Fazer Previsões … fazer estimativas qualitativas (subjetivas) e quantitativas (objetivas) baseada em fatos e dados.
- Inteligência Emocional … demonstrar autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Gerenciar …. impactos da situação e contexto no planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- Contextualizar …
Quando aplicar.
- No planejamento ciclo de gestão … para a formulação de objetivo e metas e estratégias.
- Situações específicas de um negócio … embasar a formulação de uma estratégia.
- trabalhar de forma colaborativa … .. identificar alternativas estratégicas … avaliar a probabilidade de sucesso.
- A análise de SWOT pode ser utilizada de forma complexa … envolver várias unidades de negócios, suportar o processo de planejamento empresarial, formular planos estratégicos e planos de negócios.
- Análise de SWOT é um trabalho diário … em mercados de alta competição, a situação competitiva muda rapidamente … forças transformam-se em fraquezas e vice versa … oportunidades viram ameaças e vice versa … as estratégias são pensadas como “campanhas sem fim” – continuadas e articuladas no tempo.
- Para ser “ágil na execução”, agir e reagir rapidamente, frente aos vários tipos de intempéries, a melhor estratégia é pensar global para agir local … “pensar de forma SWOT”, em 3 planos: estratégico (longo prazo), tático (médio) e operacional (curto prazo) e alinhar essas visões continuamente, de forma cumulativa e continuada.
- Fazer análise de SWOT NÃO é um evento isolado, pelo contrário, é estar “sempre pronto em construção” … em ciclos de PDCA … aprender a olhar para daqui a 12 meses para tratar o mês corrente, olhar os 30 dias `a frente para tratar o dia corrente e olhar para o dia corrente para orientar os próximos passos.
- No entanto, infelizmente, o que ocorre frequentemente é fazer isso de forma inconsciente (habitual) e intuitiva e gerar levar a fixação de erros “conceituais e procedurais” ou simplesmente gerar estratégias medianas e reativas … já o diagnóstico SWOT, contínuo cobrindo gradativamente uma visão 360o evita ou reduz esses tipos de erros.
Resumo da ópera … boas habilidades para fazer análise de SWOT dependem de ciclos de PDCA … ganhar musculatura crítica e analítica … é necessário continuidade, parou de exercitar o desempenho cai … e cai rápido … é como qualquer exercício físico, só que nesse caso é cerebral.
Na perspectiva qualitativa, ou seja, do melhor uso dos recursos humanos para a resolução de problemas, a análise de SWOT tem como objetivo reunir fatos e dadospor um “time de pessoas”, siubtidas a uma regra simples de conduta mental, para afastar subjetividades; juntar essas várias visões, aparar possíveis inconsistência.
- O mais importante na análise de SWOT está na visão 360o obtida por “diferentes pessoas”.
- O mais importante são contribuções “quase neutras”, sem viêses, da situação da empresa.
- Ou seja, a análise de SWOT é efetiva quando em grupo e não individual.
- A variedade de visões diferentes reduz o “erro de viéses”
- Um dos grandees desafios da análise e afastar a subjetividades … sempre!
- O não entendimento disso, e não usar as ferramentas e conceitos adequados para afastar a subjetividade gera desperdício de tempo, custo e erro de estratégia.
- Para o time SWOT trabalhar em harmonia de forma eficaz e eficinte é necessário então que todos entendam o seu propósito e objetivo.
- Uma forma de fazer isso é enumerar as perguntas principais a serem respondidas por todos, como linha de partida (corrida) par direcionar a análise.
ESPAÇO
Quais são as desvantagens da análise de SWOT?
- Fatores de ponderação. A análise SWOT leva a quatro listas individuais de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; no entanto, a ferramenta não fornece nenhum mecanismo para classificar a importância de um fator em relação a outro dentro de qualquer lista; como resultado, é difícil determinar o impacto real de qualquer fator no objetivo.
- Ambiguidade. A análise SWOT categoriza cada atributo do problema como força, fraqueza, oportunidade ou ameaça; como resultado, cada atributo parece ter apenas uma influência no problema sendo analisado; mas um fator pode ser tanto uma força quanto uma fraqueza. Por exemplo, localizar uma cadeia de lojas em ruas bem movimentadas que concedam acesso fácil aos clientes pode se refletir no aumento das vendas. No entanto, os custos de operação de instalações de alta visibilidade podem dificultar a concorrência de preço sem um grande volume de vendas.
- Análise Subjetiva. Para impactar significativamente o desempenho da empresa, as decisões de negócios devem ser baseadas em dados confiáveis, relevantes e comparáveis. No entanto, a coleta e análise de dados SWOT envolvem um processo subjetivo que reflete o viés dos indivíduos que coletam os dados e participam da sessão de brainstorming; além disso, a entrada de dados para a análise SWOT pode ficar desatualizada rapidamente.
A análise de SWOT é uma ferramenta de análise da situação corrente ou posição competitiva de uma empresa para atingir objetivos de negócios; analisa 4 componentes: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
A análise SWOT é projetada para facilitar uma visão realista, orientada por dados e baseada em fatos e dados.
O SWOT é particularmente poderoso porque com pouco de reflexão sobre esses 4 componentes e suas relações de causa e efeito, ele pode ajudá-lo a descobrir oportunidades que você está bem posicionado para explorar; e ao entender as fraquezas do seu negócio, você pode gerenciar e eliminar ameaças que, de outra forma, o surpreenderiam e afetariam negativamente o seu posicionamento.
Uma boa prática para fazer o SWOT é reunir pessoas de perfis ou áreas diferentes, formular perguntas no formato de “brainstorm”, para facilitar a identificação de oportunidades ou ameaças relacionados a fatores externos
As etapas da análise de SWOT são as seguintes: 1) Entender os objetivos do negócio de forma SMART 2) Coletar fatos e dados do negócio em 2 grupos, ambiente externo e interno, 3) Analisar os fatos e dados do ambiente externo e identificar e priorizar oportunidades e ameaças, 4) Idem ambiente interno para identificar e priorizar forças e fraquezas, 5) Confrontar o ambiente externo (oportunidades e ameaças) com o ambiente interno (forças e fraquezas), transitar entre as duas perspectivas para priorizar oportunidades/ameaças e forças/fraquezas.
Olhando para você e seus concorrentes e usando a estrutura SWOT, você pode desenvolver estratégias que o ajudem a se diferenciar e competir com sucesso em seus mercados alvo.
Ao avaliar o ambiente externo você deve identificar e além disso, priorizar as oportunidades e ameaças que envolvem o negócio, que estão fora do controle da sua empresa, mas que devem ser conhecidos, monitorados e previstos.
Ao avaliar seus pontos fortes e fracos, pense neles em comparação com seus concorrentes; por exemplo, se todos os seus concorrentes fornecem produtos de alta qualidade, isto não é uma força, é uma necessidade.
Ao formular estratégias, cheque a sua efetividade – toda boa estratégia deve estar fundamentada em forças para potencializar oportunidades sem desconsiderar as fraquezas e ameaças.
O plano de ação resultante deverá conter pelo menos uma ação para capitalizar os pontos fortes e eliminar ou minimizar os pontos fracos.
O cerne da análise SWOT é buscar “informações específicas”, baseadas em fatos e dados, “selecionar” forças e fraquezas oportunidades e ameaças, cruzar essas informações para vislumbrar um conjunto de estratégias que melhor aproveitem os recursos para atingir um objetivo específico de negócio.
Informação é um ponto forte ou fraco? Se VOCÊ tem informação específicas relevante para responder essas perguntas SWOT, então estarás forte, caso contrário estarás fraco.
–
—

Teste seu conhecimento sobre análise de SWOT
- O que é análise de SWOT?
- Quando a análise de SWOT é utilizada?
- Qual a importância da análise de SWOT para o planejamento empresarial?
- Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de objetivos?
- Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de metas?
- Qual a importância da análise de SWOT para a formulação de estratégias?
- Como funciona a ferramenta SWOT?
- O que são forças e fraquezas?
- O que são oportunidades e ameaças?
- Qual a importância de avaliar o ambiente externo que envolve uma empresa?
- Como priorizar as oportunidades?
- O que é atratividade de uma oportunidade? Dê exemplo de um indicador financeiro utilizado para isso?
- Como priorizar as ameaças?
- Como calcular a gravidade de uma ameaça?
- O que significa um “ambiente externo promissor” e um “ambiente externo problemático” em termos de oportunidades e ameaças?
- O que significa um ambiente maduro e um ambiente arriscado, em termos de oportunidades e ameaças?
- Qual o resultado esperado da análise do ambiente externo?
- Como analisar o ambiente interno?
- Como usar perguntas para identificar forças e fraquezas? Dê exemplos.
- Como formular estratégias após a análise de SWOT?
- Quais são as vantagens da análise de SWOT?
- Quais são as desvantagens da análise de SWOT?

Saiba mais. Planejamento, Objetivos e Metas, Objetivos Empresariais, Objetivos SMART, Formulação de Estratégias, Formulação de Planos, Plano Estratégico, Plano de Negócio, Plano de Marketing, Plano de Vendas, Planos de Contatos, Planejar Compromissos, Atingir Metas, Método PDCA.