“Um conceito espontâneo é definido como aquele resultante do “senso comum” por “aparências”, sem uma organização consistente e sistemática … enquanto o conceito científico é sempre mediado por outros conceitos”.
Vygotsky.
- Segundo Vygotsky, os conceitos científicos possibilitam realizações que não poderiam ser efetivadas pelo conceito espontâneo e vice-versa.
- Os conceitos científicos não são assimilados em sua forma já pronta, mas sim por um processo de desenvolvimento relacionado à capacidade geral da pessoa de formar conceitos.
- O termo mediação foi introduzido por Vygotsky.
- O homem é determinado por sua história, pelas condições socioculturais e econômicas de sua época, e elabora sua identidade a partir das relações de produção na qual está inserido.
- Vygotsky e Feuerstein, são totalmente contrários àqueles que definem a inteligência como algo pronto.
- O desenvolvimento é a condição da aprendizagem , incorporada de forma ativa pelo sujeito.
- O desenvolvimento das funções superiores exige a interiorização de instrumentos e de signos, num contexto de interação.
Temos dois sistemas de formação conceitual: um baseado em categorias difusas ou probabilísticas, relacionadas a contextos particulares, e o outro em conceitos clássicos, logicamente definidos; com interação dinâmica e que se comunicam numa via de mão dupla.
Mediação e Linguagem
A mediação é uma ideia central na teoria de Vygotsky … é feita através da linguagem, condição essencial para representar mentalmente objetos, situações e fenômenos do mundo.
- A linguagem é fundamental na organização e desenvolvimento dos processos de conhecimento.
- Permite que as pessoas lidem com os objetos do mundo exterior, mesmo que esses elementos estejam ausentes.
- Através da linguagem os seres humanos incorporam conceitos.
Desenvolvimento de Conceitos.
O conceito é mais do que certas somas de certas conexões associativas formadas pela memória, mais do que um simples hábito mental; é um ato real e complexo de pensamento que não pode ser ensinado por meio de treinamento.
- O desenvolvimento dos conceitos, ou dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais, dentre elas: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar.
- Os indivíduos desenvolvem habilidades de resolução de problemas ao interagir com outras pessoas que sabem mais do que eles e por meio de instrumentos e de signos”.
Conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
ZDP é um conceito que se caracteriza como a distância entre o nível de desenvolvimento atual determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema e o nível de desenvolvimento determinado mediante orientação de um mediador mais capaz na resolução do problema.
- Neste sentido, o desenvolvimento do sujeito é visto de forma prospectiva, pois a ZDP define aquelas funções que ainda não amadureceram, que estão em processo de maturação.
- É na atividade prática, nas interações entre si e com a natureza, que se originam e se desenvolvem as funções psíquicas especificamente humanas.
- A mediação pode tornar o mediado autônomo em sua aprendizagem … o que um indivíduo é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinho amanhã.
- A mediação é fundamentalpara a aquisição de funções superiores.
- A mediação cria as possibilidades de reelaboração da realidade.
- Esta realidade é como um elo de ligação em que o signo, a atividade e a consciência interagem socialmente.
- A internalização de conteúdos nas atividades feitas em grupo, cria uma representação viva da realidade.
- Neste sentido, a prática do sujeito está sempre relacionada à prática social acumulada historicamente.

Conclusão.
Os resultados dos estudos de Vygotsky são muito semelhantes aos das investigações contemporâneas e cognitivistas e construtivistas, interacionistas, coletivistas e conectivistas … todos esses termos ou correntes se encaixam em sua teoria.