- Hoje nas empresas a ordem das coisas e prioridades mudam dinamicamente.
- Os mercados e clientes agem e reagem de formas imprevistas.
- O trabalho em equipe não raro bloqueia e fica bem longe do que prometera render.
- A cadeia de valor se parte em pontos que jamais suspeitaríamos que pudessem ser rompidos.
- Embora isso possa provocar aflição no dia-a-dia da gestão, a “mudança vista de cima” é saudável e empolgante.
Veja na sequência conceitos importantes no estudo da estratégia.
Polo e Contrapolo.
O pensamento estratégico, diante do ambiente de mudanças e incertezas deve transitar entre “polos opostos”, olhar em perspectivas antagônicas e ampliar a visão periférica, explorar várias visões, perspectivas.
Tais como:
- Curto Prazo x Longo Prazo.
- Visão Interna x Visão Externa.
- Visão de “Cima para Baixo” x “Baixo para Cima”.
- Qualidade x Quantidade.
- Dedução x Indução x Abdução.
- Dualismo x Monismo x Pluralismo.
- Estado Atual x Estado Futuro.
- Teoria x Prática.
- Centralizado x Descentralizado.
- Analógico x Digital.
- Geral x Específico.
- Conceito x Procedimento.
- Criação x Inovação.
- etc.
Dialética e Retórica
- As Instituições de ensino na Grécia antiga ofereciam apenas duas disciplinas: retórica e dialética .
- Retórica … é a arte da persuasão, falar bem, se comunicar de forma clara e transmitir ideias com convicção; está relacionada com a oratória e dialética e regras de eloquência.
- Dialética …. é a arte do raciocinio, levado a diante via opiniões contrárias; e a arte de argumentar foi sinônimo de lógica, da antiguidade até tempos relativamente modernos.
- A conexão e compreensão da dualidade retórica e dialética contribui para o estudo, aplicação e especialização de ambas.
Vontade e Incerteza.
O elemento comum mais fundamental a toda estratégia, a raiz da polaridade é o choque de vontades antagônicas, intencionais e inteligentes entre oponentes, sejam eles inimigos ou concorrentes nos negócios.
- Posicionado “o choque de vontades opostas” como o centro do pensamento estratégico, a incerteza de toda estratégia não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária.
- A incerteza, em estratégia, não é apenas uma incapacidade de prever fatos externos, mas – muito mais importante – a consequência da indeterminação de eventos gerados pela oposição inteligente e cheia de recursos.
Princípio e Imaginação.
- Os princípios na estratégia moderna não apenas são maleáveis, mas se aproximam mais dos degraus de uma escada do que dos pilares aos quais são mais comumente comparados.
- Os melhores princípios de qualquer época são apenas os degraus mais promissores que levam a princípios mais elevados e melhores.
Bobby Fischer, o ex-campeão mundial de xadrez, cuja breve mas intensa carreira iluminou o firmamento do xadrez como raramente ocorreu, propôs ousadamente que a rígida disposição das peças no tabuleiro, ao início da partida, fosse abolida em favor de um esquema mais aleatório.
- Propôs que os peões fossem colocados como de hábito e que as peças nobres (rei, rainha, torres etc), permanecessem nas filas determinadas, mas que sua posição dentro da fila fosse alterada aleatoriamente.
- A proposta de Fisher é uma proclamação revolucionária, um chamamento para a abolição da rígida construção e para mandar os altos sacerdotes da teoria da abertura de volta aos torneios no qual possam mostrar sua garra. Oprimido pela teoria, o jogo está perdendo o encanto para os jovens e sem jogadores jovens não haverá mais jogo.
- Temos exércitos inteiros de “Fischers” que fazem voar pelos ares os princípios, se estes começam a se transformar em dogma … é o próprio fortalecimento das mentes que impulsiona os desafios empresariais.
- Os princípios não apenas são maleáveis, mas se aproximam mais dos degraus de uma escada do que dos pilares aos quais são mais comumente comparados. Os melhores princípios de qualquer época são apenas os degraus mais promissores que levam a princípios mais elevados e melhores.
Liderança.
- Desde Platão, a humanidade procura determinar as qualidades necessárias ao líder.
- O que é que o qualifica a ser elevado acima dos outros e quais as práticas que deve adotar para sustentar sua legitimidade?
- Não existe uma resposta inteiramente satisfatória, mas talvez o que realmente importe seja sua busca.
Conflito e Oportunidade.
Em estratégia, é apenas uma questão de tempo antes que todos os competidores, em constante busca pela vantagem, cheguem à mesma receita para a cura milagrosa.
- Apenas por instantes dos mais breves, a teoria prescritiva pode transcender a força niveladora da competição – o choque das vontades inteligentes.
- Ter a fórmula da cura milagrosa é sem dúvida bem melhor do que não a ter, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
- No lugar da teoria prescritiva, recomenda-se a contemplação refletida (no sentido original da “teoria” dos gregos) que o general ou o executivo empresarial deve praticar continuamente.
- Aplicando-a, a mente executiva estará constantemente transitando entre pontos de vista conflitantes, dando lugar para que o talento e a experiência determinem a posição exata que conduz à ação.
- A teoria que oferece verdades aparentes centrará a mente nessas verdades e a forçará a girar em uma órbita acanhada e restrita em torno dela.
- Amortecerá as percepções relativas a mudanças sutis (e não tão sutis) do ambiente. Ao remover a aflição de lidar com ambiguidades, nos cegará para as oportunidades emergentes que nenhuma teoria convencional pode jamais prever. A cura será pior do que a doença.
Quebrar as Regras como Regra.
- Os inovadores também honram as regras, mas quebrando-as, com intenção totalmente diferente: como melhor contorná-las.
Cliente.
O método de exploração por meio de opostos tem sido utilizado, já há três ou quatro décadas, com relação aos clientes, pelas mais inovadoras das empresas de alta tecnologia. Essas empresas sabiam ou descobriram que não falta nada da riqueza dialética à relação com o cliente.
- O cliente como soberano rei ou imperador, não é, quando observado de perto, um senhor benevolente. Ignore seus clientes e se verá sem ninguém a quem mandar as contas; dê-lhes toda a atenção, reaja a cada um de seus caprichos e você terá sucesso na tática da batalha, mas não na estratégia da campanha. Você nunca verá a campanha porque eles – seguramente – não a vêem.
- Ouvir o cliente é como escutar o passado. Um passado muito recente, é verdade – mais ainda assim, o passado. Para aqueles que vivem no passado remoto é uma boa idéia, mas os que estão à beira do precipício devem ter a coragem de fechar seus ouvidos à realidade de hoje e dar atenção a suas instituições sobre o futuro.
Jogadas Finais são Lances de Abertura.
Um bom jogo de xadrez, como uma boa história, tem uma fase inicial, outra intermediária e uma final.
- Por mais complicado que seja o jogo, esta sucessão ordenada de fases com suas habilidades e artes específicas serve de orientação confiável, tanto para o jogador quanto para o palpiteiro e para o teórico.
- Precisamos aprender a pensar em termos de campanhas sem fim, e perceber que os esforços incondicionais para tornar-se vencedor em qualquer momento e em qualquer atividade podem apenas pôr em risco as próprias chances na próxima rodada.
- A sustentabilidade de campanha deve ter seu foco na estratégia.
Concorrentes: Adversário como um Amigo.
Pode estar muito claro quem é adversário e quem é amigo … no amplo correr de uma campanha, a discriminação tem mais probabilidade de ocultar oportunidades e levar ao próprio fracasso.
- Qualquer jogo que permita a seus participantes forjar e quebrar alianças, bem como perturbar alianças de terceiros, é mais rico e mais empolgante em termos de possibilidades estratégicas, do que um jogo que não oferece essa liberdade. Neste sentido, é na verdade equivocado ver nas alianças um movimento rumo a comportamentos mais cooperativos e, portanto, menos competitivos.
- Uma vez que os líderes se familiarizam com um ponto de vista um pouco mais dialético, o concorrente aparece como inimigo mortal agora e como aliado potencial no futuro ou em outro lugar.
- A alternativa oposta também não pode ser excluída: o pensamento estratégico deve varrer a lógica do abandono de aliados correntes ou de ser por eles abandonado.
Incerteza.
A noção de estratégia sem incerteza é vazia. Chegou o momento de não mais considerá-la um obstáculo aos negócios e sim o motor da transformação e um manancial de novas oportunidades de negócios.
- A incerteza em nossa época tem uma qualidade marcadamente diferente.
- Fenômenos parecem surgir sem aviso prévio mas não tão descontinuamente quanto no passado, não como resultado de alguma cadeia causal simples cujo mecanismo de partida está oculto.

Conclusão sobre Princípios da Estratégias.
Use esse check list como ferramenta para para refletir, aprender, praticar e avaliar estratégias na empresa, acionar o pensamento estratégico, olhar no longo prazo, para dar pasos no curto prazo.
- Polo e Contrapolo … o pensamento estratégico transita entre polos opostos … é um pensamento dual.
- Dialética e Retórica … Pensar lógico e persuadir.
- Vontade e Incerteza … o elemento comum e fundamental a toda estratégia, é a polaridade ou choque de vontades antagônicas …
- Princípio e Imaginação … princípios se aproximam mais dos degraus de uma escada do que dos pilares aos quais são mais comumente comparados.
- Liderança … o que realmente importa é a sua busca.
- Conflito e Oportunidade … em estratégia, é apenas uma questão de tempo …
- Quebrar as Regras como Regra. Honrar as regras, mas quebrando-as, ou melhor contorná-las?
- Cliente … ouvir o cliente mas dar atenção a suas intuições sobre o futuro …
- Jogadas Finais são Lances de Abertura. … precisamos aprender a pensar em termos de campanhas sem fim..
- Concorrentes: o adversário como um amigo … no amplo correr de uma campanha, qualquer discriminação pode levar ao fracasso.
- Incerteza … a noção de estratégia sem incerteza é vazia … é o motor da transformação e manancial de oportunidade.
(Os princípios listados forma extraídos e sintetizados do livro “Marketing de Guerra“.