O que significa conhecimento científico na empresa?
Uma habilidade fundamental na empresa é perceber e identificar situações de aplicação da ciência … reproduzir ou simular experimentos, comparar resultados de diferentes observações e experimentos, fazer previsões e predições de mudanças.
- Uma forma recomendada é ganhar habilidade para a investigação e aplicação de métodos científicos.
- Usar os princípios, métodos e ferramentas científicos para gerenciar empresas e tarefas.
- Investir em técnicas e práticas que já passaram por um filtro filosófico e científico.
- Compreender a importância da aplicação do método científico como ferramenta do conhecimento verdadeiro.
- Ir além da aplicação do método com maestria, refletir e avaliar o resultado da experiência e fazer ajustes, via ciclos de gestão ao longo do tempo (ver figura).
Essência do Método Científico.
- Método Científico, é baseado em observações, fatos e dados, princípios, regras, procedimentos, hipóteses, experimentos, simplificadamente representado nos fluxogramas da figura.
- Problema Científico – uma questão ou conjunto de perguntas, ou desafio precisa ser formulado num contexto de investigação científica, que envolve variáveis testáveis, observáveis e manipuláveis, e que busca uma solução ou esclarecimento através do método científico, a sua definição é crucial para direcionar a pesquisa e garantir a sua relevância e viabilidade.
- Observação ... Observa-se um fenômeno de interesse asociado.
- Perguntas … são geradas perguntas e coletar respostas.
- Conhecimento e Intuição … o sujeito, com base no seu conhecimento prévio (conhecimento à priori), experiência, intuição e pesquisa de informações, chega a uma hipótese.
- Experiência … com foco na hipótese, é projetado um experimento científico que lhe permite testar a hipótese no mundo real.
- Resultados … na sequência, são apresentados resultados dos testes, com base na hipótese fundamental (hipótese raiz) e outras hipóteses derivadas durante o método e experiências.
- Habilidade … o sujeito deve dominar aplicação do método científico para garantia de conformidade e efetividade nos resultados.
- Evidências … se não houver falhas na aplicação do método científico, no experimento e se previsões corresponderem, isso é considerado uma evidência a favor da hipótese.
- Teste de Hipóteses … se hipótese e resultados não corresponderem, então a hipótese é refutada.
- Avaliação de Desempenho … depois, vem a avaliação da comunidade, mercados, clientes e investidores.
- Teoria … uma hipótese demonstrada, suficientemente revisada e testada e comunicada através do métofdo científico, está apta a se tornar uma teoria científica e base para novas tenologias, produtos e serviços.
As teorias científicas são consideradas conhecimento científico porque geram utilidade, produtos e serviços, de alta qualidade, mas estão sempre sujeitas a novas revisões para acompanhar as mudanças e atualizar estratégias e ofertas no mercado.
Ceticismo e Ciência.
- O ceticismo é um estado mental característico do pensamento científico, pensar ajuizado e metódico.
- É uma “atitude de questionamento” em relação a afirmações de conhecimento que são vistas como mera crença ou dogma, sem justificativas apropriadas ou superficiais.
- Não significa ficar desconfiado dos outros, como no senso comum.
- O método científico recomenda uma atitude cética de “bom senso”.
- Uma pessoa cética na filosofia e ciência duvida da precisão de afirmações sem justificativas claras.
- A atitude cética é neutra … não afirma nem nega a afirmação.
- Essa atitude vem da consciência de que as evidências disponíveis são insuficientes para sustentar a afirmação da verdade.
- O ceticismo é uma habilidade de interesse da epistemologia estudo do conhecimento e da ciência para justificar uma crença, uma mudança estratégica, tática ou operacional, antes de um “filtro cético”
O ceticismo “bom” ou moderado, busca evidências fortes antes de aceitar uma posição e o ceticismo “ruim” ou radical, busca suspender o julgamento indefinidamente … o equilíbrio necessário é alcançado pelo desenvolvimento da inteligência emocional e bom senso.
Bom Senso para aplicar Ciência.

Acima da ciência e da arte está o Bom Senso, qualidade que reúne razão e sabedoria, para a tomadas de decisão e ações alinhadas com regras, costumes e expectativas de um determinado contexto e domínio de conhecimento.
- Quando se diz que um indivíduo age com bom senso, significa que ele utiliza argumentações e atitudes racionais para poder fazer julgamentos e escolhas assertivas, de acordo com os padrões morais de uma sociedade.
- Para Aristóteles, o bom senso é “elemento central da conduta ética, uma capacidade virtuosa de achar o meio-termo e distinguir a ação correta, o que é em termos simples, nada mais do que bom senso”.
- “Não existe verdade absoluta para a raça humana, mas existe bom senso”.
- O bom senso se adquire com teoria e prática.
Bom senso se adquire com o tempo, com ganho de inteligência emocional, uso de teorias, técnicas, ferramentas e metodologias qualitativas, para a tomada de decisão … são camadas de inteligência supridas pela ciência e arte, atuando de forma articulada e continuada.

Conclusão.
- Esse sumário resume propósito, características e aplicações do método científico na empresa.
- Descreve o todo e suas partes.
- O método científico é a forma científica de gang=har onhecimento e exige estudo , aplicação, dedicação, gestão.
- Método significa uso e aprimoramentos de princípios e regras, observação, coleta de dados, perguntas, conhecimento prévio, intuição, pesquisa até desenvolver uma hipótese … uma teoria temporária a ser provada … é fruto de reflexão e análise profundos.
- A hipótese no método científico é uma teoria temporária a ser provada, formula e se propõe a resolver o problema, está longe de ser algo superficial, pelo contrário, depende de longa jornada até a sua formulação e reformulações sucessivas.
- O fluxograma ilustra vários passos teóricos e seriais envolvidos no método, que não exstem na vida real e sim nesse modelo simplificado, usado para ajudar a explicar, compreender o estudo e aplicação dos métodos científicos.
- As teorias científicas, hipóteses validadas, são consideradas conhecimento científico, que seguiram o rigor do método científico.
- Dessa forma , na investigação científica, o “ceticismo” é um estado mental característico do pensamento científico, pensar ajuizado e metódico, com atitude neutra.
- O sujeito cético científico sabe que as evidências disponíveis são insuficientes para sustentar a afirmação da verdade absoluta e sempre busca evidências antes de aceitação de teorias.
- No patamar mais alto do pensamento e método científico está o bom senso, qualidade que reúne razão e sabedorias para a tomada de decisão.
Bom senso se adquire com o tempo, com ganho de inteligência emocional, uso de teorias, técnicas, ferramentas e metodologias científicas e filosóficas para tomada de decisão com sabedoria e competência.