
- Semiótica é uma ciência que estuda o processo de criação de significado.
- Semântica estuda o que é o significado (saber o que é).
- A palavra semiótica vem do grego semeion, que significa “signo”, “marca”, “inscrição”.
- Na teoria triádica de Pearce são relacionados tres termos: signo, objeto e interpretante, onde o signo se refere ao objeto para uma interpretação pelo interpretante, a interpretação requer um signo relacionado a um objeto.
- Semiótica é uma teoria estuda signos verbais e não-verbais, e o processo de significação, via todos sentidos e meios, inclui textos, imagens, sentimentos e processos de significação.
- Semiótica é uma ciência interdisciplinar.
- Pode ser dividida e estudada em sintaxe, semântica e pragmática.
- Processar signos via significantes para gerar significados.
- Analisa a tríade
- É aplicada em diversas áreas de conhecimento na empresa, como a comunicação interna na empresa, desenvolvimento de comunicados, normas, regras, descrições, explicações, histórias,
É fundamental para o marketing interno e externo … para a gestão da marca, campanhas e publicidade, segmentação e comunicação com o mercado, jornadas de compra, desenvolvimento de conteúdos, anúncios e propaganda.
Desenvolve e insere a arte e literatura para modelar e transmitir emoções e sentimentos, para expressar por meio da palavras escrita ou oral, construção de histórias.
A semiótica tem aplicação nas bases da está também educação … fazer compreender ou explicar a aprendizagem, tipos de leitura e escrita 9descritiva, normativa, e ciências cognitivas, desenvolver o pensamento crítico (leitores e escritores críticos, estabelecer relações de controle e confiança, superar insegurança e preconcitos

Semiótica na Empresa.
Propósito, Características e Aplicações
- Atenção … a semiótica estuda como chamar, prestar atenção e influenciar: atenção, criar mecanismos e esquemas para controlar, concentrar, sustentar, alternar a atenção nas interações objetos do conhecimento e fazer perceber a relação com sentimentos e emoções, é um fator influenciar a atração e levar ao desejo.
- Atração … criar relações, aproximar pessoas e desenvolver interesses comuns … a lei da atração é a ideia de que atraímos aquilo em que mais focamos a nossa atenção e energia, a atração é interesse por alguém ou algo devido a vários fatores, pode envolver todos os sentidos, envolve emoção.
- Compreensão … semiótica estuda como os símbolos são interpretados e compreendidos pelos seres humanos, identificar as relações entre signos, pessoas e contexto, como as mensagens são construídas, compreender fenômenos comunicativos de caráter natural ou cultural
- Comunicação … a comunicação é o campo de aplicação principal da semiótica, criar linguagens, conceitos, modelos de representação, imagens, mapas, grafos para compartilhar conhecimentos.
- Comportamento … a semiótica é usada para mediar atitude, interação, ação e reação ao ambiente, para entender como a autonomia individual influencia a construção de representações, entender como as mensagens de comunicação geram conceitos, emoções, e comportamentos.
- Discurso … semiótica pode ser usada para escolher os mecanismos de construção do discurso, como as cores, a linguagem, o formato do texto, e os elementos visuais … definir uma categoria semântica que organiza o discurso, mecanismos sintáticos e semânticos, considera a relação entre os símbolos, seus significados e os usuários dos símbolos
- Design … projetar a concepção física e funcional de um produto.
- Evidência física … recurso para explicitar qualidade da marca.
- Informação … ordenar e organizar signos para a compreensão do contexto.
- Forma … materializar, configurar estrutura e dimensões físicas e funcionais.
- Identidade … enumerar características únicas e diferenciais da empresa, marca, produto.
- Interpretação … explicar e levar a compreender o que se acredita e julga ser a verdade.
- Linguagem … a linguagem é um dos aspectos da função semiótica, estuda todos os tipos de linguagens, verbais e não verbais, analisa as crenças, os sentimentos e as atitudes que cada sociedade adota frente às suas linguagens.
- Linguagem visual … criar imagem significante para transportar conhecimento e emoção.
- Marca … criar e aperfeiçoar produtos, signos, sinais, símbolos, conceitos, procedimentos, comportamentos para identificar e diferenciar a empresa.
- Marketing …
- Percepção …
- Percepção da marca … evidenciar sinais e símbolos de vantagens competitivas, utilidade, qualidade, economia, desempenho, segurança.
- Pragmática … estudar a relação entre marca, cadeia de valor, sujeito e contexto.
- Protocolo … controlar a comunicação, formatação, sincronismo, sequência, integridade das mensagens na rede social da empresa.
- Público Alvo … sinalizar para a empresa e mercado quais são os clientes ideais com maior retorno do investimento.
- Relacionamento … construir relações entre pessoas e a marca, via oferta de serviços de informação e conhecimento.
- Semântica … área da linguística para tratar significados, evolução das palavras, a semântica, junto com sintaxe e pragmática é um componente da semiótica, estudar o significado do signo (marca) e seus significantes (recursos, componentes, características).
- Semiótica … aplicar a ciência para estudar signos, linguísticos ou não, linguagens e formas de comunicação, em grupos sociais e empresas.
- Significado … semiótica estuda a construção de significados, compreender como as pessoas interpretam o mundo.
- Significação … selecionar signos que transportam significados específicos.
- Signo … usar sinais e símbolos para significar coisas, objetos e conceitos de maneira visual, verbal, não verbal e mental.
- Símbolo … usar o signo com significado no grupo social ou empresarial.
- Sinal … usar signos para despertar atenção, acionar ou controlar ações pré-combinadas.
- Sintaxe … estudar a relação formal entre signos de uma frase, mensagem, estrutura, concordância, consistência, subordinação, ordem e seus efeitos no significado.Propósito, Benefícios e Aplicações.
- Este check list relaciona e descreve conceitos relacionados à semiótica.
- Permite entender a semiótica de váris formas tanto de forma sequencial e alfabética quanto não sequencial.
- É uma ferramenta para aplicar a semiótica na empresa pelo entendimento do significado e efeitos dos conceitos.
- É uma “metaerramenta semiótica” para ajudar a contruir produtos de informação e comunicação respeitando os princípios e ferramentas criados e a serem criados.
- Capacitar a empresa para pensar de forma semiótica (científica) e aprimorar a comunicação em rede.
- Criar hábitos, técnicas, práticas, sistemáticas e ferramentas para comunicar com alto desempenho, gestão, economia, segurança, inteligência.
- Criar modelos e métodos de comunicação

Semiótica … Histórico.
- A semiótica nasce da linguística.
- Suas bases vêm de Platão, Aristóteles.
- Santo Agostinho, é considerado o fundador da semiótica.
- O termo “semiótica” foi usado pela primeira vez por Peirce (1839-1914), considerado o “pai da semiótica”.
- Propôs a tricotomia do signo, objeto e interpretante.
- O pragmatismo de Peirce ( corrente filosófica ) expande o escopo para abranger uma compreensão mais ampla dos signos.
- Identificou três tipos básicos de signos: ícone, índice e símbolo
- Considerava que o pensamento é um processo ao mesmo tempo semiótico e social
Semiose é o processo de significação, que ocorre quando o signo representa seu objeto para um intérprete.
Peirce (1839-1914) … considerado o “pai da semiótica”.

Univocidade semântica é a característica de algo que só tem um significado, ou seja, que não é ambíguo.
Explicação
A semântica é uma área da linguística que estuda o significado das palavras, frases, sinais e símbolos.
A semântica analisa o conteúdo e o contexto, e a relação entre o significado e o significante.
O significante é a forma da palavra, seja a sua grafia ou o seu som.
O contexto é o primeiro a ser avaliado, pois uma palavra pode ter vários significados em diferentes contextos.
A univocidade semântica é a característica de algo que só admite um significado, ou seja, que não é ambíguo.
Exemplos A univocidade de uma lei, A univocidade científica.
Semiótica e Semância tratam a questão do significado de forma diferente.
Semiótica é uma ciência que estuda o processo de criação de significado, enquanto semântica estuda o que é o significado (saber o que é).
O princípio básico da semiótica reside na suposição de que o significado é feito pela implantação de atos e objetos que funcionam como “signos” em relação a outros signos.
A semântica surgiu no século XIX como um ramo da linguística que estuda o significado das palavras. A palavra semântica vem do grego sēmantiká, que deriva de sema, que significa sinal.
Fundador da semântica
- Michel Bréal é considerado o fundador da semântica. Ele foi pioneiro no uso do termo “semântica”.
História da semântica
- A semântica surgiu da necessidade de criar uma área autônoma do significado na linguística.
- A semântica considera a evolução das palavras, podendo ser sincrônica (significado atual) ou diacrônica (significado em determinado período de tempo).
- A semântica linguística estuda o significado usado para se expressar através da linguagem.
- A semântica também é utilizada em linguagens de programação, lógica formal e semiótica.
Análise semântica
- A análise semântica pode ser feita pela explicação da mensagem e por meio do olhar atento ao texto completo ou através das palavras que estão compondo a oração.
A semântica surgiu no século XIX como um ramo da linguística que estuda o significado das palavras. A palavra semântica vem do grego sēmantiká, que deriva de sema, que significa sinal.
Fundador da semântica
- Michel Bréal é considerado o fundador da semântica. Ele foi pioneiro no uso do termo “semântica”.
História da semântica
- A semântica surgiu da necessidade de criar uma área autônoma do significado na linguística.
- A semântica considera a evolução das palavras, podendo ser sincrônica (significado atual) ou diacrônica (significado em determinado período de tempo).
- A semântica linguística estuda o significado usado para se expressar através da linguagem.
- A semântica também é utilizada em linguagens de programação, lógica formal e semiótica.
Análise semântica
- A análise semântica pode ser feita pela explicação da mensagem e por meio do olhar atento ao texto completo ou através das palavras que estão compondo a oração.