
Diagnóstico é a identificação de um problema e o seu estágio por meio do reconhecimento dos sintomas e análise de testes, relatórios e exames.
- Diagnóstico é conhecer através do conhecimento.
- É o processo analítico de que se vale o especialista ao examinar uma problema ou uma situação, para chegar a uma conclusão
- É também o nome dado à conclusão em si mesma.
- Foca na causa do problema classificação e evidencia
- Tem como sinônimos: diagnose, análise, investigação, pesquisa, reconhecimento, descrição minuciosa de uma situação ou qualificação.
- A comunidade científica tem como filosofia aceitar os instrumentos de diagnóstico que foram validados pelo método científico [1, 2].
- Diagnóstico e autodiagnóstico são ferramentas metacognitivas para autoregular e automonitorar o conhecimento so sujeito sobre algum objeto do conhecimento.
- Entender a situação atual cognitiva e criar zonas de aprendizagem proximal
- Podemos evoluir o conhecimento ao longo do tempo com o uso de vários tipos de autodiagnóstico, em camadas, de forma mais específica e detalhada para modelar a realidade no entorno e a forma qie pensamos e fazemos abstrações.
- Diagnósticos podem ser usados são gatilhos construídos para acionar o pensamento construtivista.
- A atitude e hábito de fazer diagnóstico leva ao autodiagnóstico e vice versa.
- Diagnóstico é um tipo de pesquisa.
- Diagnosticar é “conhecer o sujeito, sua relação com o objeto do conhecimento e ambientes.
- É um estágio inicial de compreender a situação.
- Autodiagnóstico é buscar “conhecer a si mesmo”, compreender algo específico de si mesmo.
- Examinar profundo sobre as próprias experiências e o que ocorre de mais íntimo em si próprio.
Para assuntos novos, importantes e/ ou urgentes o sujeito entra em contato com pessoas confiáveis e receptivas, interessadas.
- Inclusos nesses grupos de pessoas estão os especialistas, acostumados a resolver categorias de problemas.
- O sujeito apresenta seus objetivos, necessidades, problemas e imagens de solução.
- Se o assunto for importante e mais complexo, o sujeito agrega exames, resultados e informações, prévias.
- Isso inclui fatos e dados considerados relevantes para resolver o problema.
- Entenda problema como qualquer coisa que mereça sokução, como melhoria, obstáculo, insatisfação, desvantagens, tomada de decisão.
Especialista e Diagnóstico.
- O especialista é uma pessoa com reputação de saber aplicar métodos científicos e não científicos para resolver problemas.
- Usa métodos e ferramentas para orientar a investigação do problema.
- Trabalha com diagnósticos quantitativos padronizados, baseados em estatísticas, como insumo para gerar um diagnóstico qualitativo, baseado na sua experiência e conhecimento científico do problema.
- Nesse processo interativo o sujeito especialista é tanto sujeito quanto objeto do conhecimento.
- De posse de diagnósticos quantitativos faz perguntas científicas e qualitativas.
- Identifica relações e gera uma diagnóstico qualitativo que explica o quantitativo, e vice versa.
O diagnóstico qualitativo denota a percepção, compreensão, interpretação experiência, intuição “apurada para precisar” e explica o “problema”, suas causas raízes e sintomas.
Prognóstico.
Prognostico é a manifestação do especialista quanto às possíveis evoluções e consequências que o problema pode causar ao sujeito e qual a solução a ser dada.
- É uma previsão baseada em fatos e dados reais ( enquanto previsão é um método de análise de dados históricos e padrões).
- Prever o curso de um “problema específico” e seus efeitos.
- É baseado em diagnóstico, fatos e dados reais.
- É uma hipótese ou juízo antecipado ou probabilidade de algo que pode acontecer.
- Pode ser a previsão da solução de um problema.
- Pode variar de acordo com o sujeito, objeto e ambiente, situação, circunstância e contexto.
- Permite ver ou pensar com antecipação.
- Colocar no papel o que será necessário para realizar algo.
Prognóstico é uma previsão baseada em fatos e dados reais, enquanto previsão é um método de análise de dados históricos e padrões.
Enquanto o diagnóstico é a identificação de um problem e suas causas prognóstico é a previsão de futuros efeitos … como o problema pode evoluir.
Previsão.
- Método usado para predizer uma variável de resposta.
- Baseada em padrões nos dados existentes.
- Estimativa do desempenho futuro, considerando o histórico de fatos e dados passados e atuais
- Insumo para o planejamento do projeto futuro.
- Utilizada para tomar decisões empresariais, estimar recursos, demanda, oferta, produto, serviço, ofertas, preço..
- Suportar planejamento e planos estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) e operacional (curto prazo e tempo real).
Saiba mais … Previsão.
Prescrição
- É a síntese, integra diagnostico quantitativo e qualitativo como insumos para gerar um plano de ação.
- A prescrição junto com os diagnósticos quantitaivo e qualitativo descreve o que deve ser feito pelo sujeito e para o sujeito.
- Esse é um caminho natural e frequente em todos os domínios do conhecimento e da ciência aplicada
Habilidades para Diagnosticar e Prescrever
- Desenvolver modelos mentais de diagnostico.
- Criar gatilhos prévios e ganchos para serem acionados, nas situações planejadas.
- Saber quais os sinais percebidos ou evidenciados.
- Ser empático e interagir, mostrar interesse de procurar saber o que o outro sente, pensa, objetiv e qual a sua consciência e explicação do fato ou fenômeno.
- Entender a verdade que está dentro de cada um.
- Primeiro observar, entender, compreender as relações de causa e efeito, comparar com os modelos científicos conhecidos, fatos e dados de situação, problema, implicações
- Nunca” prescrever baseado em indícios, aparências ou subjetividade
- Dar primeiro atenção ao problema da pessoa.
- Chegar a um diagnóstico, após escutar os sintomas” (percepção do problema pela pessoa) para aumentar o desejo de uma prescrição e atenção para a sua solução.
- Assumir postura cética.
- Aproveitar a oportunidade da atenção do sujeito, desenvolvida e conquistada pelo processo de diagnóstico para que ele valorize a impotância da prescrição.
- Conscientizar que diagnosticar é saber procurar a natureza e causa de um problema, possíveis implicações e imagens de solução.
- Se conscientizar que o processo de tomada de decisão e resolução de problemas em geral pode ser segmentado em cinco estágios, informar, conscientizar, avaliar alternativas, decidir e avaliar a decisão.
- Observar que diagnosticar é conscientizar e está no primeiro estágio do processo de decisão e mexe com o emocional,… é uma etapa fundamentalmente emocional que “introspecta” um problema e “pode causar dor emocional”, que deve ser repsitada e cuidada com atenção para ganhar confiança e conexão com o sujeito.
Do ponto de vista dae hierarquia de conhecimento, significa “ir além de entender, compreender investigar variáveis circunstanciais, causas e fatores que explicam o contexto.
- Quando fazemos um diagnóstico sobre algo mapeamos o contexto para compreendê-lo.
- Pensar em diagnóstico nos remete imediatamente a um plano tático-estratégico acima do plano operacional.
- Diagnosticar é momento de reflexão, planejamento e meta cognição.
- Diagnosticar é focado na pessoa, nos problemas, causas, gravidade, urgência, emoções, sentimentos, imagens de solução do problema, atrelados ao contexto.
- Diagnósticos sem propósito, objetivos e contexto são inócuos.
- Diagnósticos têm componetes qualitativos e quantitativos.
- Cada coponente qualitativo do diagnóstico tem sua contraparte quantitativa.
- Exemplo de diagnóstico quantitativo: “exame de sangue”, relatório de desempenho.
- Exemplo de diagnóstico qualitativo: “uma analise de situação – pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
Diagnosticar e Prescrever em Vendas

Prescrever em vendas é recomendar uma solução, após um diagnostico.
- É muito comum observar falta de habilidade em diagnosticar ou conscientizar antes de prescrever uma solução.
- Prescrever antes de diagnosticar em vendas causa muitos problemas que poderiam ser evitados.
- Apresentar uma solução antes do comprador perceber claramente o problema é “colocar a carroça antes dos bois”.
- Muitos vendedores cometem esse erro ou por falta de conhecimento da gravidade dos efeitos desse problema ou por falta de auto controle e paciência para fazer o potencial comprador “ver com seus próprios olhos”.