Dialética Socrática é um método qualitativo … que busca avaliar e construir o conhecimento de si mesmo via perguntas e respostas, orientar o discurso de duas ou mais pessoas para tirar suas próprias conclusões e verdades, investigar a qualidade das coisas e conceitos, aumentar a qualidade da compreensão, ensinar, mediar o pensamento. persuadir, criar caminhos, justificar crenças e incentivar descobertas e conclusões …
- Tem várias aplicações no aprendizado, autoconsciência, pensar métódico, tomar decisão, comprar e vender.
- A dialética socrática é conhecida como “maiêutica” ou “parto do conhecimento” (significado grego da palavra).
- Ajuda a “parir” a verdade de dentro das pessoas de forma investigativa, interativa e lógica.
- Emprega perguntas socráticas, para criar caminhos, esclarecer, esmiuçar, desembaraçar crenças vagas sem justificativas.
- Faz a pessoa pensar e falar, “parir” declarações que estão dentro delas mesmas.
- Investigar as consequências lógicas de declarações e respostas.
- Fazer perguntas para explorar contradições (ironia).
- Fazer perguntas para incentivar e parir descobertas e conclusões (maiêutica).
- Explorar interpretações e respostas do sujeito e trilhar caminhos.
- “Conhecer a si mesmo” é o objetivo do método.
O método dialético socrático estrutura um diálogo para explorar crenças subjacentes e justificativas que moldam as visões das pessoas, sejam alunos, compradores, tomadores de decisão, negociadores, comunicadores, psicólogos, médicos, investigadores, pais ensinando filhos, etc.

Check List
Características do Método Socrático
Check List.
Características do Método Socrático
- Analítico… fazer perguntas para investigar detalhadamente situações e problemas, identificar e justificar crenças e conhecimentos do sujeito,
- Antagonico … fazer perguntas para oposicionar idéias e visões entre sujeitos para gerar e comparar diferentes opiniões e percepções de mudanças na forma de pensar e perceber as coisas.
- Autodiagnóstico … fazer perguntas para instigar o sujeito “conhecer a si mesmo” e o seu nível de compreensão ou contradição.
- Avaliativo … fazer perguntas para avaliar se caminhos, justificativas e objetivos cognitivos para a tomada de decisão, foram applicados e alcançados … comparar processos e resultados com uma referência ou padrão.
- Compreensível … mapear relações de causa e efeito, de forma interativa, via perguntas e respostas.
- Conscientizante … fazer o sujeito avaliar e se conscientizar das suas necessidades, problemas, desejos, percepção, crenças e valores.
- Construtivista … direcionar o sujeito para construir conhecimento além e ao invés de transferir conhecimento.
- Conversacional … estabelecer diálogos, conversar e chegar a uma compreensão maior sobre um assunto.
- Crítico … enxergar questões específicas com cuidado, analisar e ajuizar causas e efeitos dos pensamentos e ações.
- Emocional … fazer o sujeito sentir emoções, sentimentos, ganhar autoconsciência, autocontrole, empatia e sociabilização.
- Empático … considerar as verdades de cada e direcionar as pessoas a chegarem às suas próprias conclusões.
- Ético … fazer perguntas para avaliar o código moral e intençõeso do sujeito.
- Filosófico … ajudar o sujeito ver, construir e compartilhar verdades e conhecimentos dentro de si mesmo e de cada um.
- Instigante … fazer o sujeito prestar atenção, despertar interesse e desejo e fazer suas próprias perguntas.
- Interativo … exercer ação e influência recíproca de um sujeito sobre outro, via perguntas e respostas, para extrair as verdades ditas.
- Intencional... avaliar ou explicitar intensões e nível de compromisso do sujeito com o plano.
- Investigativo … usar perguntas e respostas para “parir” a verdade que está dentro de cada um.
- Irônico … usar perguntas sabendo a resposta para testar a compreensão ou contradição da outra pessoa.
- Justificativo … investigar como o sujeito pensa e sente, ao invés de investigar o que ele sabe (conhecimento descritivo), transformar opinião em crença.
- Maiêuntica … fazer o sujeito parir o conhecimento dentro de si, explicitar e buscar a sua verdade e certeza sobre as coisas.
- Mediação … ajudar o sujeito a compreender e aplicar o método.
- Metacognitivo … fazer o sujeito pensar e investigar sobre a sua própria forma de pensar, autoregular e automonitorar o conhecimento.
- Orientativo .. traçar e compartilhar caminhos mentais dentre vários possíveis e criar um mapa de possibilidades.
- Objetivo … expressar de forma clara, sem ambiguidades, não subjetiva, o que se tem como propósito, para que todos compreendam.
- Pedagógico … permitir aplicar técnicas, princípios, métodos e estratégias de educação e ensino.
- Pergunta socrática aberta … fazer pergunta pata incentivar a fala incondicional, fazer o sujeito falar.
- Pergunta socrática semi aberta ou de contole … fazer perguntas para direcionar e controlar a fala do sujeito, com perguntas específicas atreladas a respostas do sujeito.
- Pergunta socrática fechada ou conclusiva … fazer perguntas para ajudar o sujeito concluir, declarar ou especificar uma qualidade ou quantidade.
- Prático … ser aplicável, simulável e acionável no ambiente de tarefas, “on tje job”.
- Reflexivo … facilitar diálogo lógico onde o sujeito conduz outro sujeito à reflexão e descoberta dos próprios valores.
- Sistematizável … modularizável e reprodutível, via “perguntas e respostas socráticas” interdependentes.
- Vontade … exige compromisso, força interior e desejo do sujeito aprendiz para trilhar o caminho de aprofundamento e alcançar maior nível de compreensão.
Como Aplicar o Método Socrático
O método dialético socrático é endereçado para demonstrar a complexidade, dificuldade e incerteza do que para extrair fatos sobre o mundo.
- O questionamento investiga crenças subjacentes sobre as quais as declarações, argumentos e suposições de cada participante são construídas.
- O método deve levar ao “desconforto produtivo”, não a intimidação.
- A pergunta leva ao ouvir atento.
- O mediador socrático não tem o propósito de transferir conhecimento e sim facilitar o processo.
- O foco está no sistema de valores que sustenta as crenças, ações e decisões.
Qualquer desafio bem-sucedido na dialética socrática envolve altos riscos, já que pode ter que examinar e mudar as próprias crenças, mas Sócrates é famoso por dizer: “a vida não examinada não vale a pena ser vivida”.
Estágios da Dialética Socrática
A dialética socrática é segmentada em 3 estágios:
- Hipótese – definição prévia e introdutória do que se pretende conhecer.
- Ironia – interrogatório que leva o interlocutor a reconhecer a ignorância do que se pretende saber.
- Maiêutica – maiêutica, arte de dar à luz as idéias adormecidas no espírito do interlocutor.
Observação sobre Ironia.
- A aplicação do método dialético leva naturalmente a detecção do erro no pensar de uma pessoa.
- Nesta etapa inicial do método, o objetivo segundo Sócrates, é melhorar a alma dos interlocutores, libertando-os de erros não reconhecidos que estão no núcleo do sistema de crenças e valores da pessoa.
- O método da ironia é muito destrutivo porque leva a pessoa a expor suas fraquezas e dúvidas e talvez tenha sido a principal razão de ter levado Sócrates a morte, via suicídi.
- A ironia pode pode levar o interlocutor a abandonar a conversa e não sentir prazer na relação e gerar afastamento e o tiro sair pela culatra.

Conclusão.
- Na filosofia, a primeira dificuldade é ver que o problema é difícil.
- Se você disser a uma pessoa não treinada em filosofia: ‘Como você sabe que tenho dois olhos?’ ele ou ela responderá: “Que pergunta tola! Posso ver que você tem.”
- No entanto, no final da investigação teremos chegado a algo radicalmente diferente dessa posição não filosófica., ou do senso comum.
- O resultado é chegaremos a ver uma estrutura complicada onde pensávamos que tudo era simples.
- Perceberemos situações que não inspiram dúvidaproduziram conclusões implausíveis.
- Na mediação e discussão sorática rofessor socrático o explicador não é um adversário ou o sabedor.
- No método dialético socrático o facilitador, vendedor, advogado, gestor possui todo o conhecimento ou respostas, mas deve estar sempre aberto a aprender algo por si mesmo visa o “desconforto produtivo”, não o pânico e a intimidação.
- Faz perguntas e fica à vontade com o silêncio, encara como positivo, uma forma de expressar compreensão e posicionamento.