A informação é um conceito abstrato, universal e impreciso.
- É aquilo que tem o poder de informar.
- Tem várias características, pode ser verdadeira, falsa, conflitante, vaga, custosa, relevante, confiável, oportuna, íntegra, legítima.
- É dependente de contexto, ou seja, de um conjunto de outras informações que estão no entorno conectadas.
- Tudo o que sabemos sobre o mundo é baseado em informações que recebemos.
- Buscar compreender o conceito e aplicação da informação é fundamental na era da informação e serviços.
- O que é informação, quem usa, por que usa, onde, quando, como e quanto?
- Informação, conhecimento, inteligência e tomada de decisão são conceitos umbilicados, onde cada um faz parte da definição e conceito do outro, são vasos comunicantes, se interferem.
- A origem do “conceito de informação” vem do radical “forma”, das “teorias das formas e do conhecimento humano do filósofo grego Platão“.
- A partir do século XIV, o termo “informação” evoluiu no sentido geral de “educação” e “indagação”.
- No entanto, até a segunda metade do século XX, quase ninguém considerava o conceito “informação” como um conceito por si só, importante.
Quando o sujeito interage com a informação com intenção, ela se e transforma em conhecimento que gera utilidade e valor.
Dados se transforma em informação, que se transforma em conhecimento, que se transforma em inteligência, que se transforma em produtos e serviços.
Informação na Empresa.

A informação deve ser modelada (estruturada, formatada) e utilizada para aumentar o desempenho das pessoas, individualmente e coletivamente, para gerenciar (planejar, desempenhar, controlar e ajustar) principais atividades e tarefas do modelo de negócio da empresa
- Ativo … a informação é um ativo … deve ser gerenciado como tal, gera receita e custo, é fundamental para a tomada de decisão, desenvolvimento das pessoas, avaliar a certeza/incerteza, risco, conhecimento, inteligência, para a tomada de decisão e resolução de problemas.
- Busca informacional … encontrar informação como conseqüência da necessidade de satisfazer um objetivo, …
- Fatores da busca informacional: (a) pessoais; (b) emocionais; (c) educacionais; (d) demográficas; (e) sociais ou interpessoais; (f) de meio ambiente; (g) econômicas; (h) relativas às fontes (acesso, credibilidade, canais de comunicação).
- Ciência da informação … tem como objeto de estudo a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação registrada, estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.
- Confiança … a informação reduz a incerteza ou dúvida … aumenta a confiança, clareza e previsibilidade e contribui pra a tomada de decisão.
- Comportamento … informação é insumo para autoconhecimento e autocontrole para desenvolver habilidades cognitivas e técnicas para execução de atividades e tarefas.
- Comportamento informacional … é o modo como as pessoas se relacionam com as fontes de informação, desde a busca até o uso … é influenciado por necessidades, motivação, características pessoais e sociais ( e empresariais)
- Comunicação … é a troca de informação entre pessoas e máquinas inteligentes, envolve transmissão de mensagens entre emissor e receptor, troca de ideias e sentimentos, trabalho em equipe, pode ser verbal, não verbal, escrita, visual ou audiovisual, é influenciada por fatores culturais, sociais e pessoais, é fudamental para socializar e aculturar.
- Conhecimento …. é a informação processada pelo ser humano e pode ser por familiaridade (convivência), teórico (indireto, à priori, descritivo) ou prático (direto, à posteriori, habilidade) … todos os campos do conhecimento alimentam-se de informação.
- Conhecimento da informação: o conhecimento direto ou indireto das fontes, do próprio processo de busca e da informação recuperada desempenham importante papel no sucesso da busca. Algumas variáveis que devem ser consideradas neste sentido são familiaridade ou sucesso em buscas anteriores, confiabilidade e utilidade da informação, apresentação, oportunidade, custo, qualidade e acessibilidade da informação.
- Controle … é um estágio fundamental para a gestão da qualidade e segurança da informação, comparar o desempenho realizado com o planejado, identificar desvio e padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de fazer ajustes e melhorias nos comandos, direção e regulagem do comportamento.
- Empatia … a informação bem empregada pelo ser humano ajuda a desenvolver a empatia e a comunicação empática, possibilita compartilhar, compreender e influenciar sentimentos, perceber desejos, ideias, crenças e valores. amplia o canal de comunicação e linguagem humana.
- Fontes de Informação … que afetam a busca informacional são colegas (mentores mais experientes) bibliotecas, livros (coleção particular), artigos e a própria experiência … fontes externas e internas, orais e escritas, pessoais e coletivas.
- Inovação …
- Linguagem … sistema estruturado de comunicação formado por gramática (sintaxe) e vocabulário (semântica), permite a comunicação entre emissor e receptor, homens e máquinas, pode ser formal, simples, lógica, significativa, gráfica, gestual, padronizada, digital … acompanha e contribui para a evolução humana e social.
- Organização … é a prática de estruturar e tornar acessíveis dados, informações e conhecimentos, aumentar o desempenho para aquisição, armazenamento e recuperação de informações, exige metodologias específicas, respeitar as particularidades de cada empresa e indivíduos.
- Historia e Cronologia … informação registra e interpreta a evolução da marca, planos, lançamentos, resultados, produção, economia, projetos, produtos, serviços, ofertas, campanhas, valores, crenças, comportamentos, normas e práticas que definem a identidade e evolução da empresa ao longo do tempo.
- Análise Situacional … a informação está no núcleo de qualquer processo de análise, seja qualitativo ou quantitativo, probabilístico ou determinístico, contextual, circunstancial ou situacional … a análise situacional é insumo para a formulação de objetivos, metas e estratégias.
- Modelagem … criar modelos para facilitar simulação e processamento de dados e informações, para atingir objetivos específicos.
- Qualidade … a qualidade da informação deve ser gerenciada, avaliar o nível de precisão (sistema) e exatidão (aleatoriedade) dos dados e informações.
- Atividades … coletar, amostrar, fazer previsões e dimensionar recursos.
- Percepçao de valor … influenciar pessoas; transferir para objetos, produtos, serviços, características abstratas que não são deles e sim do cliente.
- Risco … qualidade e quantidade de informação reduz a incerteza e por conseguinte o risco, é insumo fundamental para calcular a probabildade e impacto de um evento no objetivo r processo de negócio.
- Segurança CIDAL … Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Autenticidade, Legalidade..
- Transferência de informação …
- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) … é um conjunto de tecnologias que permitem a produção, o acesso e a propagação de informações e comubicação via rede de coputadores e meios de comunicação e compartilhamento de recursos, via arquiteturas e protocolos.
nformação e Domínios do Conhecimento
O conceito de informação muda entre domínios do conhecimento, tanto em especificidade, mensuralidade, acessibilidade, relevância e temporalidade.
- controle … gestão, comando, direção, regulagem do comportamento.
- processamento de dados … coleção de valores discretos que transmitem informações.
- educação … promover conhecimentos, habilidades e comportamentos.
- conhecimento … uma forma de consciência e familiaridade; saber descrever e saber fazer.
- significado … sentido, conceito, importância.
- compreensão … usar conceitos para modelar e simular causas e efeitos do objeto.
- estimulação … usar gatilhos mentais para encorajamento.
- percepção … organizar, identificar, interpretar, a informação sensorial para representar e compreender o ambiente
- proposição … sentença que afirma ou nega predicado de um sujeito.
- entropia … nível médio de informação, incerteza.
Informação e Incerteza

A relação entre incerteza e informação é uma medida de incerteza.
A quantidade de informação que obtemos cresce com a quantidade pela qual reduz nossa incerteza …
Até o momento em que recebemos todas as informações possíveis e a quantidade de incerteza é zero.
Informação e Dados
A Informação são dados tratados … está associada a conceitos, tem significado e suporta decisões e para processar os dados, é necessário conhecimento
- Dados são tratados pelo computador … informações não … são tratadas por pessoas.
- Informação é o conjunto de dados processados que produz um resultado com significado.
- Informação são dados ORGANIZADOS ou “em formato” para aumentar a compreensão e diminuir a incerteza.
- A informação, quando valiosa, afeta o comportamento, decisão e resultado.
- Por exemplo … ter a informação que entrou um forte concorrente no mercado, pode mudar a sua estratégia de negócio, etc.
A informação é considerada sem valor se não gerar mudança e melhorias na gestão, plano, execução, controle ou ajustes.–
Informação e Processamento de Dados

Processamento de dados são tecnologias que transformam dados em informação … tal como gráfico, estatísticas, previsões, compararação de amostras e simulações.
O processamento de dados usa a tecnologia para organizar o conhecimento da empresa para processar dados, gerar informações e ganhar conhecimento.
- Gráficos … descrever amostras de dados de forma gráfica, no tempo e no espaço.
- Estatísticas … coletar, organizar, analisar, interpretar e apresentar informações quantitativas: média, mediana, moda, distribuição
- Previsões … fazer estimativas para previsão de demanda e dimensionamento de oferta.
- Gerar e Testar Hipóteses … fazer suposições para testes e análise de dados, para criar campanhas, ofertas de produtos e serviços.
- Avaliar Resultado … identificar a causa do sucesso e insucesso; se o resultado é significativo ou ocorreu por acaso.
GRÁFICOS, ESTATÍSTICAS, PREVISÕES, COMPARAÇÕES, HIPÓTESES, AVALIÇÕES, são TIPOS de PROCESSAMENTO de DADOS, que transformam dados em informação.
Sistemas de Informação – SI

Um Sistema de informação (SI) é projetado projetados para coletar, armazenar, analisar, adequar amostras e informações, para suportar operação, gestão e tomada de decisão na empresa.
Os SIs trabalham com diferentes perspectivas ou modelagens que se combinam de acordo com os propósitos, objetivos, ambientes de negócios.
A gestão do escopo de um projeto de SI, embora varie entre domínios e áreas de negócio, pode ser dividido nas seguintes partes:
- Gestão de Mudanças … modelar o ambiente de mudanças em 5 variáveis: PESSOAS, DADOS, PROCEDIMENTOS, HARDWARE e SOFTWARE.
- Tomada de Decisão … espelhar e suportar o processo de decisão e seus estágios, com informações necessárias e suficientes.
- Flexibilidade … ser ágil e poder variar e mudar a forma, momento, local, capacidade para resolver as mudanças dos problemas..
- Gestão de Recursos … otimizar e informar em tempo real, os recursos de produção, distribuição, comércio, consumo, de produtos e serviços.
- Gestão de Negócio … ganhar vantagem competitiva, pela redução de incertezas e riscos; inovar e aumentar o desempenho na solução de problemas.
- Gestão de TI … facilitar usar a tecnologia e transformação digital, Internet, redes sociais, mobilidade, modelos de negócio e marketing digital.
Existem vários tipos de sistemas de informações … sistemas de planejamento, venda, implantação, entrega, faturamento, atendimento e suporte, manutenção, faturamento, compras a pagar / receber, etc …
Qualidade e Gerência da Informação

Qualidade da informação pode ser descrita de várias formas …. é o grau de adequação e utilidade das s informações fornecidas.
A´partir dessa definição simpes e genérica, você pode usar como fio condutor para ajustar a melhor definição para o seu modelo de negócio e de tarefa
- A primeira questão é recnhecer que existem várias dimensões de qualidade da informação.
- Qualidade da informação” é diferente de qualidade de dados.
- É uma medida do “valor percebido” da informação pelo sujeito.
- É subjetiva , já que a percepção varia entre as pessoas.
- Quanto melhor qualidade de dados da amostra, mais provável será a qualidade da informação
- É um sistema de tradeoff, no qual o tempo de processamento, tempo de espera, custo, também entram na equação do desempenho e retorno do investimento.
A gerência da qualidade da informação é o processo para garantir a confiança de que uma determinada informação atenda aos requisitos de qualidade específicos do contexto.
Inovação e Informação

- Para inovar é necessário trabalhar com várias fontes de informação.
- As fontes podem ser internas (geradas dentro da empresa) e externas (geradas fora da empresa).
- O novo conhecimento é resultante de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ou conhecimento originado fora da empresa, via parcerias.
- As fontes de informação para gerar inovações são baseadas na ciência e experiência cotidiana da empresa (produção, projeto, gestão, venda, marketing dos produtos).
- O processo de inovação se caracteriza por ser um processo interativo, que apresenta informações e conhecimentos diferentes, ocorre em vários níveis, e ambientes de tarefa.
- No entanto a intensidade do emprego de fontes de informação e tecnologia varia muito de empresa para empresa, relevância e impacto atribuído a cada fonte de informação no processo de inovação
Fontes de Informação
É grande a importância das fontes de informação independente de serem interna ou externa a empresa.
A informação é insumo para diagnosticar o ambiente competitivo, identificar ameaças, tendências de mercado, definir estratégias e elaborar planos de ação na empresa …
Três perspectivas da Informação no ambiente de Negócios
- 1a perspectiva … suportar o processo de decisão, redução do risco e avaliação de impacto econômico, social e ambiental dos produtos, serviços e tecnologias.
- 2a perspectiva … servir de insumos para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e possibilitar o acompanhamento e avaliação de tendências de desenvolvimento tecnológico.
- 3a perspectiva … habilidade de absorver os lucros gerados com a informação e inovação … justificar o valor da informação.
A organização das fontes de informações e conhecimentos em blocos de informação é uma uma ferramenta empresarial importante para implementar inovações e enfrentar mudanças, visto que a solução os problemas baseia-se no uso de ferramentas que geram conhecimentos de vários tipos.
- As fontes de informação e blocos de informação organizados e utilizados pela a empresa é um indicador de inovação da empresa.
- A principal e mais importante fonte de informação empregada pelas empresa é internas.
- As fontes externas ligadas a informações de mercado, consumidores e concorrentes são as mais relevantes e frequentes.
- Quando avaliamos as informação na perspectiva profissional destacam-se as feiras e exposições e menos as fontes especializadas e institucionais.
A fonte de informação mais utilizada é o colega de trabalho e as mais utilizadas pelos pesquisados para se atualizarem é a Internet.
Os critérios de escolha e de qualidade das fontes de informação mais empregados são: (1) facilidade de acesso, (2) rapidez e (3)
confiabilidade.
No uso das tecnologias de informação e comunicação, diversos benefícios foram apontados:
- rapidez e agilidade no processamento da informação.
- produção da informação localmente com avaliação global;
- cooperação nas etapas de planejamento até a execução dos projetos;
- aumento da interação e troca de documentos.
Porque usar Informações
- Valor aos negócios … a informação agrega valor aos negócios em várias perspectivas: 1) gestão de riscos, 2) redução de custos, 3) benefícios de produtos e serviços e 4) inovação.
- Valor de reuso e compartilhamento … é um recurso que pode ser reutilizado, compartilhado, distribuído ou trocado sem perda de valor e sim com ganho (multiplicação).
- Escolha da informação … que depende: 1) percepção da relevância e significado da informação para a solução de um problema, 2) facilidade para seleção e processamento das fontes de informação, 3) responder a uma pergunta específica, 4) tomada de decisão, 5) negociação ou entendimento de uma situação.
- Redução de incerteza … a informação empresarial é utilizada com o objetivo de minimizar as incertezas ambientais e identificar novas oportunidades de negócios … deve-se procurar estimular a formação de uma cultura empresarial voltada para o uso efetivo da informação no processo decisório.
Frequência de uso das Fontes de Informação
De uma forma geral, a frequência e uso das informações giram no entorno das seguintes fontes:
- Conversas com colega de trabalho
- Internet
- Legislações específicas
- E-mails
- Telefone
- Intranet
- Ferramentas de busca
- Gerente imediato
Critérios utilizados para escolhas de fontes de informação
- Facilidade de acesso
- Rapidez na seleção pela informação desejada
- Confiabilidade e conhecimento por fontes já acessadas
- Atualização da informação
- Outros

Palavras chaves. dados, informação, conhecimento, conhecimento explícito, conhecimento tácito, conhecimento científico, era do conhecimento.

Resumo sobre Informação
- A informação ou dados processados, está associada a conceitos, tem significado, afeta comportamentos e suporta decisões.
- É afetada pela qualidade dos dados …
- É também afetada pelas características da informação em si, como relevância, atualização, precisão, atendimento a necessidades, clareza, custo / benefício e confiabilidade.
- O que importa nessa discussão de dados, informação e conhecimento é você poder aumentar a sua capacidade de usar dados para construir informações e conhecimento significativos.
- A informação por si só não cria uma organização baseada no conhecimento, mas é um elemento fundamental.
- A informação correta estimula o desenvolvimento do capital intelectual que, por sua vez, impulsiona a inovação e a melhoria do desempenho.
- Mesmo que VOCÊ possua uma infinidade de informações isso não significa que possa fazer julgamento ou fazer inferências … para tal deve-se ter conhecimento.
- O contexto que se impõe hoje é o da sociedade da informação e do conhecimento, que está apoiada em tecnologias de informação e comunicação numa estrutura em rede.
- Esta contextualização traz consigo a nova forma de administrar os negócios, cujos principais ativos são a informação e o conhecimento, que acessados, compartilhados e trabalhados, geram o conhecimento novo, a inovação e inteligência competitiva.
Conclusão

A informação são dados processados, está associada a conceitos, tem significado, afeta comportamentos e suporta decisões, é dependente da qualidade dos dados e das suas próprias características. Não cria uma organização baseada no conhecimento, mas é um elemento fundamental. Está apoiada em tecnologias de informação e comunicação numa estrutura em rede e traz consigo a nova forma de administrar os negócios, gerar inovação e inteligência competitiva.

Teste seu conhecimento sobre dados, informação e conhecimento
- Relembre o conteúdo lido utilizando as palavras chave acima.
- O que é Informação?
- Qual a relação entre informação e dados?
- Qual a relação entre informação e conhecimento?
- Qual a utilidade dos sistemas de informação?
- Quais são os principais componentes dos sistemas de informação?
- Dê 3 exemplos de sistemas de informação.
- Toda a informação têm significado? Explique a sua resposta.
- Como converter dados em informação?
- O que você deve fazer para gerar informações de boa qualidade?
- Cite 5 parâmetros para medir a qualidade da informação e depois tente citar 8 parâmetros.
- Qual a diferença entre informação e conhecimento?
- Qual a importância do aprendizado sobre informação para você?
- Explique o título desse bloco de informação: “Informação … para reduzir a incerteza, ganhar conhecimento, confiança e tomar decisão!”