Para desenvolver ciência na empresa é preciso compreender os principios da investigação científica e suas ferramentas.
Mapa Conceitual
O mapa conceitual sobre “investigação científica” analisa a relação do sujeito com
Como todo mapa conceitual se propõe a contextualizar, delimitar escopo, descrever principais caminhos, componentes e relacionamentos (não todos) para uma dada perspectiva.
Este mapa é uma primeira referência, para contextualizar o conceito sobre investigação científica e seus componentes.
Sujeito.
O sujeito implicado é o profissional na empresa, ( eu você , time) que tem que gerenciar as suas tarefas e produzir conhecimento científico através dessa experiência.
O estudo da relação entre sujeito e objeto na pesquisa científica é importante porque reitera o papel do pensamento científico no processo de conhecer a realidade.
Na interação do “sujeito” “e “objeto”, o sujeito controla a experiência, método e ferramentas científicas que interagem com o sujeito, estabelecendo uma relação de mudança mútua.
( … na abordagem construtivista, a orientação é que o sujeito epistêmico busque não só executar o método científico com corretismo e habilidade, mas também refletir e interpretar os resultados da experiência, autoregular e automonitorar o aprendizado, experiência, tarefa e fazer abstrações mais refinadas e gerar saltos qualitativos de compreensão, geração de produtos e serviços mais eficientes … )
Método Científico.
É o conjunto de procedimentos sistemáticos que orientam a pesquisa.
Funciona como um guia para copreender a experiência científica e construir conhecimento nas várias áreas … social, economia, marketing, tecnologia, cognição, inteligência artificial, etc.
O método científico explica várias etapas – formulação de objetivo, observação, formulação e teste de hipóteses, o método de experimentação, análise de dados e conclusão
Experiência Científica.
Experiência significa algum algum método reprodutível de conhecimento prático, via contatos ou execuções repetitivas no passado e não necessita de conhecimento teórico, embora este quando científico o alavança e aprimora.
Existem vários tipos de experiências e formas de “observar cientificamente” e todas “não” incluem o pensamento e a imaginação (mesmo que existam é claro), já que “não” podem ser medidos, (ver o mapa)
Experiência científica, aquel válida para a ciência, deve incluir apenas a percepção, através dos sentidos e tecnologias e “contato direto” com o ambiente externo do sujeito pensante,
Resultados da Experiência.
De uma forma geral as experiências científicas visam resultados qualitativos e quantitativos.
- Deve levar o sujeito a reflexão e compreensão de forma objetiva e verdadeira.
- Gerar autoconsciência e consciência.
- A experiência produz o conhecimento por familiaridade e conhecimento prático,
Conhecimento por Familiaridade.
Conhecimento por familiaridade é o saber que se tem sobre algo devido à experiência direta, observação e uso dos sentidos.
É um estado mental em que se está consciente de algo e se infere coisas a partir disso.
É independente e mais simples que o conhecimento por descrição ( osaber “o que” e e saber fazer ( saber “como”)
É obtido através da experiência perceptiva
É um conhecimento sobre uma pessoa, lugar ou coisa.
Na abordagem científica considera que a familiaridade não é critério de conhecimento, é subjetiva, ilusória e inibidora da curiosidade.
Conhecimento Prático.
O conhecimento prático é gerado pela experiência e por causa disso é dito “à posteriori”.
Precisa do contato perceptivo e observação direta, sem usar inferência, raciocínio, pensamento ou julgamento.
Está em contraposição ao conhecimento descritivo (dito à priori) ou indireto ( que não faz esse contato direto com o objeto do conhecimento), é baseado na descrição, na razão, lógica, em conceitos
O desenvolvimento humano precisa desses dois tipos de conhecimento.
O conhecimento prático sem teoria é limitado, superficial e atrelado a regras, sem fundamentação teórica que carecem de certeza científica ou filosófica.
Para sabermos se um sujeito tem conhecimento prático científico e especificamente útil para uma dada tarefa, é necessário investiga a experiências e resulados dessas experiência alcançados no passado e
Pesquisa Científica.
A pesquisa científica orienta o comportamento autoregulado e automonitorado por um método científico conhecido, testado, seguro, que filtra e preserva a qualidade das informações, aumenta a visibilidade e impacto das pesquisas de informações, maior transparência na pretação de contas para a empresa e sociedade.
É o processo de investigação que usa o método científico para gerar conhecimento …
- Validar ou refutar teorias, através das suas várias regras, modelos, procedimentos e experiências.
- Analisar e expandir experiências de campo do dia a dia.
- Melhorar produtos, serviços. soluções, ofertas, campanhas.
- Elevar níveis de produção, produtividade, qualidade de serviços.
- Satisifação e sucesso das ofertas de produtos e serviços das empresas.
Com a proliferação da internet, redes sociais, inteligência artificial, a pesquisa científica virou “tempero básico para todas as refeições”.
As mídias sociais ampliam os canais de pesquisa, democratizam a divulgação científica, permitem que empresas aprendam e compartilhem suas descobertas de forma imediata e interativa.
A pesquisa científica explora, observa e responde perguntas que permitirão construir e testar uma hipótese previamente estabelecida.
A pesquisa científica orienta o comportamento autoregulado e automonitorado por um método científico conhecido, testado, seguro, que filtra e preserva a qualidade das informações, aumenta a visibilidade e impacto das pesquisas de informações, maior transparência na pretação de contas para a empresa e sociedade.
Percepção
Além da experiência guiada pelo método, a percepção, o conhecimento prático, as habilidades técnicas, comportamentais (emocionais, cognitivas) geram conhecimento científico.
Vantagem da Experimentação
A grande vantagem da agregação de valor da experimentação sobre a pura observação é que sob condições experimentais, é mais fácil analisar precisamente um fenômeno complexo em seus componentes.
É mais fácil analisar e variar as circunstâncias da ocorrência de modo que seja possível chegar a conclusões indutivas ( do específico para o geral) confiáveis a respeito da conexão entre antecedentes específicos e consequências ou condições e resultados e dessa forma tomar decisões e resolver problemas de forma mais efeitiva.
Se não houver um controle do observador da ocorência de fenômenos e circunstâncias, mesmo que teoricamente correto, ele fatalmente negligenciar alguns fatores importantes e julgará errado a função dos outros.
Investigação Científica na Empresa
Planejamento Estratégico
- Proposta de Valor … atributos de valor que a empresa investe para atrair clientes e agregar valor social.
- Missão … proposta da empresa, razão de ser, de forma clara e objetiva, viva, e presente na mente, em todas as decisões na empresa.
- Valores … princípios orientadores, regras, capacidades para garantir a missão e visão.
- Visão … aspirações, desafios, mudanças, situação futura.
- Plano Estratégico … modelo de negócio, proposta de valor, modelo operacional, KPIs, Clientes Ideais
- Modelo de Negócio … definição de caracterísicas essencias da empresa, atividades, recursos, parceiros, recursos, segmentos de mercado, clientes alvo, canais de logística e vendas, estrutura de receita e custos.
- Modelo Operacional … representação visual e abstrata de como uma empresa opera o seu modelo de negócio.
- Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) … métricas para medir mudanças e progressos.
- Segmentação de Mercado e Clientes Ideais … segmentação, prospecção e desenvolvimento de perfis de clientes mais rentáveis para a empresa.
- Parcerias … empresas ou entidades que agregam valor ao processo produtivo da empresa e da marca, com diferenciais e vantagens competitivas.
- Recursos Chave … meios para cumprir o modelo de negócio, ativos, conhecimentos, capacidades, processos organizacionais, físicos, intangíveis (marca, patentes).
- Ética … regras, normas e códigos de conduta, instruções para orientar comportamentos científicos, artísticos, procedurais e etiquetas.
- Filosofia da Ciência …
Marketing.
- Plano de Marketing.
- Marca … signo, identidade, símbolo, imagem mental que vale mais do que mil palavras.
- Segmentação de Mercado … eficácia e eficiência, prospecção produtiva, regra de Pareto.
- Cliente Ideal …
- Mix de Marketing … composto 7P – Pro
- Ofertas
- Campanhas … mix de promoção para a aquisição, monetização e fidelização de clientes.
- Funil de Marketing … sistemáticas e ferramentas para configurar relacionamento e joraanadas de compra de ofertas, em estágios.
- Marketing Digital … conjunto de técnicas para transformar e expandir o marketing no ambiente digital.
- Socialização … educar o mercado
Vendas … ofertar e comercializar mercadorias, produtos e serviços para gerar receita … atrair e despertar a curiosidade e interesse pelas suas ofertas de marketing, motivar e persuadir clientes e não clientes comprar suas ofertas … motivar pessoas não só usar, mas investir mais e com mais frequência, comprar, contratar, selecionar.
Ciência E teste de Hipóteses
Na filosofia da ciência, que estuda p pensamento e métodos científicos, um experimento não prova que a hipótese está correta, apenas apoia, ou estabelece relações de causa/efeito entre fenômenos.
Porém, um experimento que representa um contra exemplo pode refutar uma teoria.
Esse é um ponto de atenção importante sobre conceito científico.
A experiência apenas prova as relações causais entre variáveis isoladas.

A investigação científica é um pilar que molda como o sujeito e a empresa ganham conhecimento e desenvolvem tecnologias, produtos e serviços.
Podemos medir o nível científico da nossa empresa ou qualquer outra, pelos métodos e habilidades de investigação científica, espelhados nos produtos, ofertas, campanhas e comportamentos.
O mapa denota o caráter normativo (regrado, planejado) da investigação e experiência científica, expõe conceitos e relações importantes para entender o pensamento científico que está na raiz da investigação científica.