Pesquisa Exploratória ou pesquisa preliminar, busca prever ou avaliar cenários não conhecidos, preencher lacunas de informação, conhecer melhor a realidade, identificar problemas e tendências, construir hipóteses, conceitos e criar planos de ação.

Check List.
Pesquisa Exploratória na Empresa.
Propósito, Características e Aplicações.
- Definir problemas ... definir o foco, orientação do processo de investigação, perguntas essenciais.
- Investigação preliminar … contextualizar, circunstância, situação, sujeito, objeto, ambiente, recurso.
- Conceitos-chave … ideia central de uma área de conhecimento específico.
- Caminhos … mapear origens e destinos mais frequentes e emergentes.
- Padrões … tendências, sazonalidades, concentrações, relações, analogias.
- Hipóteses … teorias prováveis, explicações, previsões que possam ser testadas.
- Enquetes … coletar ideias, compreensão inicial, coletar ideias, brainstorming, brainwriting.
- Marketing … qualificar e quantificar necessidades, problemas, desejos, valores, características e soluções.
- Problema Aberto … responder perguntas abertas sobre estratégias e oportunidades de negócios.
- Escopo ... visão e entendimento geral sobre algo, componentes, foco e periferia.
- Pesquisa primária … qualitativa (informal, formal ou contextual).
- Pesquisa secundária – revisão de literária, trabalhos publicados sobre um tópico específico.
Pesquisa exploratória é fundamentalmente qualitativa, usada para algo novo, pouco conhecido ou investigado, para analisar e avaliar fatores e comportamentos humanos, educação, tendências e padrões subjacentes.
Pesquisa Específicas.
Propósito, Características e Aplicações
- Investigação específica e aprofundada.
- Perguntas específicas … aprofundar um aspecto específico sobre produto, fenômeno, consumo, comportamento.
- Perguntas de controle … identificar conjuntos de respostas prováveis.
- Perguntas fechadas … identificar respostas que apontam para uma escolha ou conclusão.
- Compreensão … detalhar relações, causa e efeito, pertencimento, semelhança, diferença, complementaridade, contraposição, sinergia.
- Precisão … reduzir o erro (valor medido e valor verdadeiro) advindo da alestóriedade do sistema de medidas; traduz a relação entre a média e a dispersão no entorno da média.
- Exatidão … reduzir erro sistemático (veracidade), avaliar viés estatístico de uma medida de tendência central; traduz a relação entre média e valor real.
- Quantificação … numeralizar, historiar dados, definir KPIs, analisar estatísticas, tendências centrais, desenhar gráficos.
- Estruturação … metodização, organização de um processo, projeto, tarefa, produto, serviço.
- Comparação … identificar relações, semelhanças, diferenças, analogias, complementações, sinergias.