Este sumário apresenta uma ferramenta de gestão do conhecimento para ajudar você interagir consigo mesmo, equipe e empresa e facilitar responder as seguintes perguntas:
- Qual o diagnóstico do conhecimento corrrente (empresarial, individual e lacunas)?
- Qual o perfil de conhecimento dominante: senso comum, filosófico, científico ou bom senso?
- Qual o conhecimento futuro desejado?
- Quais os melhores caminhos?
- Quais os fundamentos, métodos de aquisição e validação que podem ser usados?
Diagrama de Venn
O “Diagrama de Venn” no topo da figura é uma ferramenta da teoria de conjuntos.
Ajuda a conceituar e revelar relações importantes em diferentes contextos e domínios com a mesma ferramenta ou modelo, visualizar e simular relações entre tipos de conhecimento, inteligências, ferramentas, zonas de desenvolvimento de aprendizado.
Diagnostico do Perfil Cognitivo
- O diagnóstico do perfil cognitivo deve focar em tarefas críticas do modelo de negócio, caso contrário torna-se vago e inefetivo.
- Avaliar o perfil de habilidades e conhecimentos de uma pessoa.
- Analisar pontos fortes e fracos para habilidades cognitivas específicas – planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- o diagnóstico do perfil de conhecimento pode ser modelado para analisar váras perspectivas.
- ajudar a identificar posicionamento, diagnosticar e avaliar o perfil de conhecimento, mapear e trilhar caminhos de aprendizagem na empresa.
- Quatro conjuntos representam os conhecimentos do senso comum, filosófico, científico e bom senso.
- Cada categoria de conhecimento é representada por um círculo que juntos compõem um modelo operações entre conjuntos.
- O uso do Diagrama de Venn facilta visualizar e concentrar a atenção nas relações dos conjuntos de um dado escopo .
- Cada um dos conjuntos podem ser desdobrados em outros, não representado neste digrama.
- Dessa forma, criamos um modelo e podemos criar um padrão visual de análise, tal como expresso na figura com várias interseções e formação de “rosetas”.
- A partir daí, podemos explorar vários visões de operações entre cnjuntos e seus elementos.
- É uma ferramenta para analisar e gerenciar escopos (tarefas, projetos, conhecimento, aprendizagem, gestão, etc).
Orienta a reflexão, autoregulação e automonitoramento de conjuntos de conhecimentos, de indivíduos, times e empresas.
Ajuda refletir a gestão cognitiva, analisar “perfis de conhecimento” que um indivíduo, time e empresa, precisam planejar, desempenhar, controlar e ajustar, dinamicamente, nas perspectivas operacional, tática e estratégica, de forma mais simples, articulada e síncrona.
A teoria de conjuntos aplicada aqui, visa facilitar evidenciar a união, interseção, complementação, etc de categorias de conhecimentos, suas características e elementos, que muda de tarefa para tarefa e ao longo do tempo.
O modelo formado pela conjugação dos círculos denota um modelo de sistema onde cada categoria de c
Senso Comum.
O senso comum é caracterizado por várias qualidades e está onipresente, em qualquer lugar e o tempo todo, dessa foma, permite fazer coisas que o conhecimento científico não permite.
- Insumo da filosofia, ciência e sabedoria.
- Conhecimento popular.
- Conhecimento ganho com a “convivência cotidiana”.
- Pensamento habitual e informal do ser humano.
- Está presente na vivência e tomada de decisão do dia a dia.
- Usado para automatização de ações costumeiras e práticas sem necessidade de reflexão, pensamento, questionamento.
- Orienta o ser humano no mundo no manejo das coisas.
- Resolve problemas mais prementes, imediatos e corriqueiros.
- Capta o “mundo da aparência” … e não o “mundo real”.
- Faz interpretações particulares, subjetivas baseadas na mente da pessoa.
- É um saber básico, ingênuo, inicial e por familiarização.
- É um saber superficial, sem provas nem demonstrações ou justificativas.
- É transmitido de pessoa para pessoa, com componentes subjetivos de quem transmite.
- Constrói sistema de crenças muitas vezes contraditório e preconceituosos.
O senso comum pode levar à muitos erros na empresa, mas é uma última alternatiiva, que se aplicada conscientemente, “pode” gerar sucesso numa empreitada particular, não como regra geral.
Conhecimento Filosófico
A filosofia estuda e evolui em função das formas de conceber o mundo.
- A atividade filosófica é uma reflexão ou exercício do pensamento crítico.
- A filosofia é a origem das ciências – naturais, sociais, política, aplicadas.
- ( lembrando que nem toda a ciência segue todos os conceitos filosóficos).
- Quando pensamos em ciência, despertamos o pensamento filosófico.
- O pensamento crítico questiona através de perguntas abertas, sem respostas certas, as bases, princípios ou fundamentos que tornam todas as formas de conhecimento possíveis.
- Preocupa-se com a reflexão crítica sobre sua própria atividade e construção.
- Uma característica fundamental da filosofia é que ela é uma atividade meio.
- Existe para refletir, racionalizar, analisar, justificar, ajuizar, comportamentos, pensamentos e contraposto ao pensamento empírico..
- Aplica métodos de resolução de vários “problemas fundamentais (problemas filosóficos) do ser humano.
- A filosofia foca no no “o que”, “porque” e “quem” … não foca no “como” ou “quanto” ou quando ou “onde”.
- A filosofia é qualitativa na sua essência e voltada para o desenvolvimento da pessoa, ambiente, qualidade, natureza de objetos.
- A filosofia não se preocupa com aspectos quantitativos, procedurais ou empíricos.
- Busca compreensão, sabedoria e formas de melhor representar a realidade.
Pincipais Ramos da Filosofia.
- Metafísica … estuda a existência humana, princípios e aspectos que a ciência não explica; além da ciência,
- Lógica … estudo de argumentos, regras de inferências, dialética, analogias, deduções, induções e abduções.
- Epistemologia … estudo, justificação de crenças e conhecimento, propósito, gestão, objetivos, estratégias, planos, métodos e ferramentas.
- Ética … estudo e gestão do comportamento, regras de convivência, código moral, intenções, compromissos, divulgar atitudes apropriadas e inapropriadas.
- Estética … estudo dos fundamentos da arte e estudo do belo.
- Política … desenvolver problemas, regular grupos, sociedade e empresas sobre poderes e atribuições, governança, obrigações, direitos e deveres.
- Retórica … arte de falar bem, aumentar a eficácia e eficiência da comunikcação, persuadir, usar argumentos (lógica), analogias, técnicas, ferramentas, linguagens e palavras adequadas para objetivos específicos.
O conhecimento filosófico é como semente que gera raízes para a construção do conhecimento científico, artístico e bom senso.
Conhecimento Científico
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O conceito de ciência tem relação direta com método científico, evidências científicas, pensamento crítico e bom senso.
A ciência é uma área que nasce e é devotada à construção do conhecimento.
A palavra ciência tem origem no latim scientia … “conhecimento“.
O fator que melhor distingue a ciência é o método científico, que cumpre o papel de impedir ou reduzir ao máximo todo o tipo de erro ou ambiguidade e viés.
O conhecimento científico possui uma pretensão de verdade a partir da verificação e da validação de seu método.
O método científico visa a reprodução e a aplicação dos saberes.
A partir do controle de todas as etapas da investigação metódica, espera-se que os resultados do processo científico possam ser repetidos e demonstrados diversas vezes, sempre que respeitadas as condições de formulação.
Bom Senso
Bom senso é a capacidade que uma pessoa possui de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências e fazer bons julgamentos e escolhas.
O bom senso tem primazia sobre a ciência.
O bom senso está ligado à ideia de sensatez.
Sabedoria prática.
Boa compreensão.
Capacidade intuitiva, uma percepção interior do sujeito, um saber interno, de distinguir a melhor conduta.
Base para a tomadas de decisão mais rápida e profunda, complexa.
Elemento central da conduta ética.
É a habilidade de achar o “caminho do meio” e distinguir a ação mais correta ou adequada, sem desprezar os demais;
É a capacidade de gerar argumentos, atitudes, julgamentos e escolhas assertivas, com prudência, autodomínio e moderação.
É a aptidão do bom julgamento, que tem na base o pensamento crítico filosófico.
Sabedoria é a arte de desembaraçar fios embaraçados e manter fidelidade à realidade.
O sábio dá atenção à lei de causa e efeito.
Refina o pensar para agir”, saber o que se deve ou não fazer, de forma flexível, já que a vida está em movimento.
O bom senso é a carga intuitiva que tomada de decisão e escolhe os melhores caminhos.
Grandes decisões precisam de tempo para o bom senso atuar (coração e mente) e indicar o melhor caminho.
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O diagrama de venn é um modelo utilizado na teoria de conjuuntos.
ilustra tipos de conhecimentos e suas interseções, complementaridades e sinergias.
Cada indíduo ou empresa combina esses conhecimentos.
Cada tipo de conhecimento – senso comum, filosófico, científico e bom senso – ajudam a construir conhecimento.
São destacadas 13 perspectivas ou estados de conhecimento.
No centro está o equilíbrio.
Devem ser bem compreendidos para serem usados com eficácia para desenvolvimento comportamental (emoção), cognitivo (inteligência) e técnico (físico).
Cada pessoas ou empresa transita entre esses conjuntos
Existem vários canais ou formas para fazer isso, mixar esses conhecimentos, acioná-los e ganhar o que se chama inteligência competitiva e aprender a fazer as melhores escolhas (tomadas de decisão)
Qualquer decisão primeiramente deve ser baseada no bom senso, depois no pensamento científico e filosófico, numa ordem ou outra, sem desconsiderar o senso comum, esse último que conecta os seres humanos.
Essa é uma orientação geral tanto no plano individual quanto coletivo … essa forma de pensar desenvolve ajuda a aplicar a ética e aprimorar também o senso comum.
O bom senso deve ser estudado cientificamente, tal como estudamos os astros, as plantas, a natureza, e assim por diante.
O bom senso é sempre uma intenção refletida e dirigida perante problemas que a vida e nós levantamos; exige deliberação.
É pensamento que se conserva livre e “transporta” perspicácia, destreza, atenção à vida, ajustamento sempre renovado a situações sempre novas.
O bom senso está num degrau acima da ciência, filosofia e opinião e exige vontade e desenvolvimento pessoal, que nem todos conseguem chegar.