Qualquer processo de solução de problema é “fundamentalmente” dependente da análise circunstancial.
A Análise circunstancial investiga indícios, provas ou evidências que conduzem ao conhecimento da situação real de um fato.
Segmenta e investiga via perguntas, 7 dimensões e variáveis circunstanciais e suas relações: o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto.
São perguntas que podem ser usadas para avaliar os elementos das circunstâncias dos atos humanos.
Avaliar ação voluntária e involuntária de um sujeito e questões de circunstâncias dos fatos.
Primeiramente, “Aristóteles” pergunta:
- Uma circunstância é um acidente de um ato humano”?
- Devemos tomar nota das circunstâncias dos atos humanos?”
- As circunstâncias estão devidamente estabelecidas?
- O que foi e o que deveria ser feito, à partir da análise das 7 dimensões circuntanciais?
Nos atos devemos tomar nota de quem o fez, como fez (auxílios ou instrumentos), o que fez, onde o fez, por que o fez, como e quando o fez.
As 7 dimensões em ingles são referenciadas em inglês como 5W (what, who, why, when, where) e 2H (how e how much).
Permitem corientar e avaliar o nível de compreensão (não ignorância) do sujeito sobre um objeto ou fenômeno, em níveis de detalhes, tanto quanto se deseja e seja oportuno.
O trabalho nas sete dimensões permite visão rápida do todo e visão detalhada das partes e seus relacionamentos.
A ignorância das circunstâncias do ato denota ação involuntaria … uma ação involuntária é uma função humana executada automaticamente, sem controle consciente, mas que pode ser influenciada em alguns casos.
O uso da técnica fazer de perguntas “5Ws é 2Hs” provê uma ferramenta poderoza para medir o nível de compreensão (ou não ignorãncia) do sujeito sobre um determinado assunto, coisa, ou fenômeno.
Principalmente na dimensão Por quê , que caracteriza a interpretação das relações de causa e efeito de todos as dimensões como um todo.
Conclusivamente, essas 7 dimensões (variáveis ou elementos) de circunstâncias fornecem uma estrutura teórica que pode ser usada para particularizar, explicar ou prever qualquer coisa.
Circunstância
Uma “circunstância” é um conjunto de fatos e condições relacionados (enredados) e relevante para um evento ou ação.
Em outras palavras, um fato é um dado verdadeiro sobre um ou mais aspectos de uma circunstância.
Exemplo … “queríamos esse fato mas as circunstâncias não permitiram”.
Para analisar, resolver, compreender, comunicar qualquer coisa, de forma completa e não ambígua, é necessário investigar “o todo” em sete partes ou “variáveis circunstanciais”.
Aristóteles
Descrição das 7 variáveis cicunstanciais Aristotélicas
O conjunto de 7 variáveis circunstanciais 5W + 2H, analisa e divide um todo em 7 partes “Mutuamente Exclusivas e Completamente Exaustivas, que significa “de forma ótima eficaz e eficiente “- para o processo de análise, que está na base da resolução de problemas e tomada de decisão.
O que (What) …
É um pronome indefinido que pode ser sinônimo de qualquer coisa, usado em interrogações diretas e indiretas, tem origem grega … pode indicar: explicação, causa, finalidade, concessão, integração, comparação, consequência e tempo.
- Abstração … operação intelectual, representar mental simplificada da essência da coisa.
- Acontecimento … ocorrência, fato, realidade, ou circunstância.
- Atividade ...
- Categoria … conjunto de coisas com características comuns.
- Classe …
- Característica … atributo de uma coisa … particularidade, propriedade, qualidade, individualidade, perfil.
- Coisa … tudo que existe ou possa existir.
- Comunicado … comunicação objetiva, informativa, específica, relevante, temporal.
- Conceito … objeto abstrato de representação das coisas.
- Conjunto … grupo de elementos com características semelhantes.
- Documento … registro, declaração probatória escrita, formal, testável e refutável.
- Elemento … parte de um todo ou de um conjunto.
- Ferramenta … recurso para fazer, interagir com outro recurso, modificar ambiente, de forma metódica.
- Qualidade … grau de utilidade ou perfeição de um produto, serviço ou processo.
- Medida …
- Método … forma inteligente de executar o processo, através de ferramenta.
- Modelo … representação uma coisa.
- Objeto … o que está fora do sujeito e alvo do seu interese e interação.
- Produto … coisa para gerar utilidade e valor.
- Entidade … essência de uma coisa ou ser; uma representação conceitual / formal.
- Nome … identificação, designação.
- Ocorrência … conjunto de circunstâncias, como ocasião, situação, conjuntura, conjunção, contexto, cenário, quadro, momento.
- Oferta … Mix 7P do produto – produto, preço, promoção, prática, pessoa, processo, evidências físicas).
- Pessoa … ser humano, social, com direitos, deveres, personalidade.
- Processo … conjunto de atividades repetitivas para transformar insumos em resultados, com eficiência e ganho de escala.
- Projeto … empreendimento para atingir um objetivo específico, relevante, acessível, mensurável e temporal.
- Proposta … oferta de solução de um problema.
- Relação … qualquer vínculo entre elementos ou conjuntos de coisas ou conceitos.
- Sistema … conjunto de partes com funções interdependentes, que trabalham de forma organizada e sinérgica para atingir objetivos e metas específicos.
- Ser …
- Solução … combina produtos e serviços
- Sujeito … observador, aquele que tem intenção e interage com o objeto.
- Significado.
- Tarefa … um conjunto de atividades que precisa ser realizada num prazo definido.
Quem (Who) … o sujeito da ação, protagonista, aquele que distingue a realidade.
- Agente …
- Cliente …
- Cliente Ideal … o cliente qyue traz o maior valor ou retorno do investimento.
- Comprador … aquele que compra para satisfazer necessidades, problema ou desejo.
- Comprador Potencial … provável comprador, que já deu sinais de intenção de compra ou estatiscamente provável.
- Consumidor … aquele que consome
- Decisor … tomador de descisão
- Empresa …
- Entidade …
- Especialista …
- Facilitador …
- Gestor …
- Influenciador …
- Interessado …
- Líder …
- Responsável …
- Time …
- Usuário …
- Potencial comprador …
- Usuário …
- Mediador …
- Parceiro …
- Partícipe …
- Pessoa … física, ou jurídica, com direitos e deveres.
- Sujeito … observador, que interage com o objeto.
- Supervisor …
- Vendedor …
Porque (why) … a razão, o motivo que leva a circunstância
Quando (When) … momento, ocasião, época, data, hora, período, frequência, duração.
Onde (Where) … ambiente, local, posição, parte, ponto, plano, nível, região, empresa.
Como (How) … de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.
Quanto (How much) … quantidade, total, número, preço, valor, quantia.
Aristóteles acrescentava que … “a ignorância sobre qualquer um desses “7 elementos circunstanciais”, representa uma visão não completa do “todo” e pode implicar em ação involuntária ou inconsistente ou errônea”.
A dimensões ou atributos 5W2H são “elementos intrínsecos e essenciais da circunstância” e sempre devem ser analisados.
Observações
Para situações do cotidiano empresarial, existem muitas situações habituais, conhecidas, frequentes, contextualizadas, e nesses casos todas as 7 dimensões 5Ws e 2Hs precisam necessáriamente serem explícitas, podem e devem ficar implícitas, mas sempre devem ser avaliadas.
Em contrapartida, para problemas novos, menos frequentes, mais complexos, pouco circunstanciados, contextualizados, e não resolvidos, a análise dessas 7 dimensões devem ser “sempre” consideradas.
Descrição Científica … Descrever de forma estruturada, mutuamente exclusiva e completamente exaustiva, qualquer coisa – teoria, modelo, métodos, ferramenta, técnca, prática, habilidade.
Comunicação … O método de perguntas 5W e 2H é uma ferramenta muito usada no jornalismo, marketing, desevolvimento de conteúdos, comunicação institucional e empresarial.
Retórica … o método de segmentar o todo em 7 partes 5Ws e 2Hs, permite elaborar estratégias de comunicação e narrativas
Uma pergunta retórica é feita com um propósito diferente de obter informações e normalmente tem a intenção de fazer iniciar um discurso, apontar caminhos, exibir ou enfatizar a opinião sobre um tópico.
Exemplos de perguntas retóricas:
“Por que você não usa essa solução”?
Um exemplo simples é a pergunta “Você não consegue fazer nada certo?”. A intenção dessa pergunta não é perguntar sobre a habilidade do ouvinte, mas sim insinuar a falta de habilidade do ouvinte.
A comunicação empresarial é o principal alicerce da construção da identidade de uma marca; o método de comunicação influi no como as pessoas percebem a empresa, transmitindo credibilidade e autoridade e tornar a empresa querida pelos públicos internos e externos.
Retórica … as dimensões, 5W e 2H, compõem alternativas para aplicar regras do bem dizer, falar ou escrever bem, de forma clara, eficiente e eficaz, com convicção, dar ênfase controlada, alinhar a escrita e a leitura, e com isso, facilitar influenciar o público alvo – pessoas, empresas, cadeia de valor, mercado, potencial comprador, clientes, parceiro de negócio. A prática da técnica 5W e 2H orienta a para construção de m discurso convincente, qual a estratégia para estabelecer qualquer base filosófica racional e dessa forma, pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião.
Tomada de Decisão …. Facilita tomar decisão, escolher uma alternativa e contruir caminhos apoiados em fatos, dados, evidências e circunstâncias”; investigadas; permite enumerar, analisar, sintetizar e concluir sobre problemas e possíveis soluções.
Solução de Problema … o conjunto das 7 dimensões circunstanciais – o que, quem, por que, onde, quando, como e quanto – é uma abordagem efetiva para identificar, formular, analisar e resolver problemas. O método de perguntar e responder: “o que, quem, ´porque, onde, quando, como e quanto”, sobre o objeto do conhecimento permite desamarrar (analisar) e amarrar (sintetizar) o todo nessas 7 dimensões essenciais e suas relações e com isso “dissecar”, investigar em minúcias,.
Causalidade … cada dimensão e atributos circunstaciais 5W2H tem relação com outras 6 dimensões e atributos, sempre … monitoramento de contexto, mudança em qualquer dimensão 5W2H mesma que mínima, reflete nas demais dimensões … quando um ítem sob controle é acrescido ou subtraído (abstraído) numa dimensão, o efeito da sua existência ou visibilidade, afeta todas as outras dimensões.
Descrição … serviços, soluções, métodos, ferramentas, modelos, práticas, técnicas de forma precisa e clara. …de forma flexível, facilitar enfatizar apenas as informações de maior interesse numa dada perspectiva situacional.
Narrativas … relatar ou histotiar “o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto” algo acontece, contexto, circunstâncias, situação, eventos, experiências relacionadas, memórias, biografia, notícia, documentário ou ficcão (conto, fábula, lenda, suspense, romance, etc.).
Portanto, quando da apresentação de um argumento, resolução de problema ou justificativas, é recomendável avaliar “todas” as 7 variáveis “5W e 2H” e comunicar àquelas essenciais e adequadas à compreensão e alcance de objetivos específicos.
Ccada uma dessas 7 perspectivas mutuamente exclusivas e conjuntamente exaustivas, provêem fundamentação teórica para particularizar, explicar ou prever qualquer conjunto de circunstâncias no ambiente de tarefa e empresarial, e mais especificamente no planejamento, desempenho, controle e ajustes, de atividades (processo) e tarefas (projeto).
O método ensina, organiza a informação, gera confiança na forma de pensar, explicar e compreender o ambiente e circunstâncias de situações e problemas, permite que o individúo e empresa tenham uma “compreensão comum intencionada” de uma questão ou pelo menos alinhem essa compreensão.
O método 5W2H é uma forma inteligente de fazer uma análise circunstancial de um contexto, e expõe o tradeoff – relação de compromisso – entre 7 variáveis que descrevem tudo de qualquer ambiente ou coisa … por exemplo, tanto problemas, quanto as soluções … usando a mesma forma de pensar.
Facilita a comparação e analogias entre objetos, produtos, comunicação … qualquer coisa.
É uma ferramenta metacocognitiva para ajudar a pensar sobre a forma de pensar, ou seja, pensar tático para comunicar, solucionar problemas, transferir informação, conhecimento e compreensão.
Permite analisar, esmiuçar, desamarrar e também amarrar “qualquer todo” em 7 dimensões ou partes 5W e 2H – o que, ouem, porque, quando, onde, como, quanto.
Com o uso da análise circuntancial 5W2H, na empresa junto com outras ferramentas de gestão, o trabalho de ensinar e desenvolver habilidades fica mais facilitado e efetivo.
A forma de pensar 5W2H permite captar com mais precisão, as mudanças no ambiente e acionar pensamentos e planos de referência , gatilhos e algoritmos mentais pré-programados.
A ferramenta 5W2H é uma ferramenta semelhante a um “canivete suíco” mental – permite aumentar o desempenho cognitivo como um todo – percepção, pensamento, memória, atenção, linguagem, aprenizagem.
O que é.
- Análise Circunstancial … método e ferramenta multipropósito para descrever, compreender e explicar qualquer coisa.
- Check list … uma lista de verificação, de fácil assimilação, consulta, memorização, comunicação e solução de problemas.
- Método de Análise … divide um todo em 7 partes 5W (What, Who, Why, When, Where ) e 2H (How, How Much).
- Método Descritivo … formato padrão , provado a aprovado, para coletar e organizar informações em sete dimensões ou variáveis Mutuamente Exclusivas e Completamente Exaustivas. (sigla – MECE)
- Padrão Descricional … estrutura de dados e informação, para documentar, descrever, resolver, comunicar, atualizar, quaisquer conceitos, de forma MECE nas perspectivas 5W2H; método usado na gestão de empresas, gestão do conhecimento, resolução de problemas, jornalismo e marketing.
Quem
- Agente …
- Cadeia de valor …
- Cliente …
- Cliente Ideal …
- Comprador …
- Compradr Potencial
- Consumidor …
- Decisor …
- Empresa …
- Entidade …
- Especialista …
- Facilitador …
- Gestor …
- Influenciador …
- Interessado …
- Líder …
- Responsável …
- Time …
- Usuário …
- Potencial comprador …
- Usuário …
- Mediador …
- Parceiro …
- Partícipe …
- Pessoa … física, ou jurídica, com direitos e deveres.
- Sujeito … observador, que interage com o objeto.
- Supervisor …
- Vendedor …
Por que.
- Razão e raciocínio …
- Motivo …
- Causa e efeito …
- Descrever qualquer coisa de forma estruturada, mutuamente exclusiva e completamente exaustiva, em 7 dimensões … 5Ws e 2Hs.
- Facilitar a formulação, análise e resolução de problemas, com o mesmo método, baseado nas 7 dimensões.
- Aumentar o desempenho cognitivo … atençãoe uma forma geral.
- Ajudar a memorizar a estrutura e o processo de análise.
- Fácil de aprender, ensinar, aplicar, supervisionar, comparar, atualizar.
- Implantar linguagem e comunicação de alto nível, estruturada em 7 dimensões, para formatar, formalizar, padronizar, aumentar a significação, ganhar qualidade, velocidade e rapidez, de compreensão,
- vantagem competitiva e aumentar o valor da marca, nas transações internas e externas na empresa.
Onde.
Rede de Gestão de Conhecimento … o pacote 5W2H conecta pessoas, ferramentas e tarefas; descrever o ambiente de tarefa e atividades chave de coleta, amostragem, normalização, formatação, construção e padronização da qualidade de conteúdo e fluxos de dados e informação.
Quando.
Orientar a Pesquisa Interna e Externa … investigação de fatos, dados e informações; formulação, análise, síntese, conclusão e comunicação de problema e solução; descrever atividades, tarefas, ferramentas, estratégias, planos, relatórios, conteúdos (normativos, informativos, descritivos, transacionais, serviços, marketing).
Como.
Prover fundamentação teórica e prática do método de escrita 5W2H.
Saber aplicar perguntas 5W2H; garantir a não ambiguidade descritiva entre as 7 dimensões 5W2H; focar no essencial, atividades e recursos chave; garantir que um atributo descrito em uma dimensão 5W2H tenha conexão com as suas contrapartes nas outras dimensões (espelhamento); garantir fundamentação teórica e prática para garantir compreensão dos pacotes 5W2H e conexão dos conceitos com o ambiente de tarefas; instrumentalizar e ensinar a adequar a ferramenta para usuários e situações; usar um protocolo padrão para compartilhar o conhecimento em rede “via” ferramentas, para garantir qualidade e padrão; controle de acesso; segurança da informação.
Como.
Valor da Informação; Quantidade de pacotes 5W2H; Monitorar fluxo de informações empresarial , Tempo Médio de Compreensão, Tempo Médio de Atendimento, Turn Over de Produção, Margem,
Jornalismo é a prática de coletar, verificar e comunicar informações relevantes e verídicas para o público. Utiliza diversas mídias, como texto, áudio e vídeo, para contar histórias, informar sobre eventos atuais e analisar questões de interesse público, promovendo a transparência e o entendimento na sociedade.