Indicador Qualitativo … é uma medida de “mudança”, através de opinião de pessoas ou agentes, em relação a uma questão ou critério específico … é usado para compreender contextos em relação a uma situação normal ou de referência, quando indicadores numéricos são limitados ou não aplicados.
Veja propósito, características e aplicaçõesde indicadores qualitativos.
- Acionar Planos … acionar “planos de referência”, planos táticos, frente a desvios de objetivos ou metas, sobrecargas e ociosidade e recursos.
- Aprender com a Experiência … registrar “lições aprendidas”, o que funciona e o que não funciona, ajustar “melhores práticas” para aplicar no futuro.
- Avaliar Comunicação … analisar elementos , estruturar e transmitir informação, linguagem escrita, falada e gestualizada, signos (sinais e símbolos), tipo de meio, canais, contatos e compreensibilidade.
- Avaliar Projetos … ver o todo funcional, em várias perspectivas, , capturar diferentes dimensões, como contexto, participantes, inter-relações com outros projetos, atividades e rastrear progressos de projetos.
- Avaliar Resultados … prever resultados esperados de programas, em antecipação aos indicadores quantitativos.
- Contabilizar Resultados … agrupar, interpretar indicadores, sintetizar e avaliar resultados, eficiências de recursos, projetos, tarefas e estratégias.
- Contextualizar e Situacionar … ampliar a significação dos indicadores quantitativos, cujos resultados numéricos não são suficientes para retratar mais especificamente todo o escopo.
- Descrever a Técnica … agrupar procedimentos científicos ou artísticos, para produzir um resultado, produto, serviço, ferramentas e práticas, específicos.
- Estabelecer Prioridades … definir ordem de importância e urgência de atividades e tarefas.
- Estabelecer Diálogo Contínuo … com funcionários e parceiros sobre gestão de atividade, implementação e eficácia.
- Fazer Avaliação Subjetiva de Desempenho … usar textos e palavras para ampliar a significância de indicadores numéricos (quantitativos), comparar, relativizar, tal como bom ou ruim, melhor ou pior, força ou fraqueza, oportunidade ou ameaça, pertencer ou não pertencer, e assim por diante.
- Investigar Qualidades … definir, selecionar, enumerar e analisar características, de pessoas, processos, comportamentos, para compreender tipos de mudanças frente a objetivos, valores ou cultura.
- Medir Compreensão das Pessoas … avaliar a interpretação de indicadores quantitativos, percepção das mudanças e suas relações de causa e efeito.
- Planejar e Medir Mudanças Complexas … compor um conjunto ou rede de indicadores dinâmicos para medir e prever mudanças em ambientes multitarefas, capturar mudanças reais e invisíveis pelos indicadres quantitativos.
- Prever e Medir Mudanças Estratégicas …identificar sinais de mudanças das estratégias de forma mais precoce e proativa, aumentar a precisão da análise competitiva (produto da eficácia, eficiência e produtividade).
- Regrar ou Normatizar … estabelecer obrigações escritas e específicas para serem cumpridas, para guiar comportamento trabalho cooperado e ordenação social, governar, dirigir, conduzir, controlar ou orientar.
- Revelar Percepção das Pessoas … descrever como os resultados dos indicadores quantitativos, conhecidos como KPI – Key Performance Indicator – são interpretados e conscientizados pelas pessoas e empresa.
- Quantificar Oportunidades … identificar melhorias, demandas, redução de custo, aumento de desempenho, retorno do investimentos, etc, alinhados com os objetivos e planos da empresa.
- Medir Satisfação … fazer pesquisa digital e pessoal, percepção de qualidade do produto, tempo de execução,
- …
Os indicadores qualitativos são dependentes dos indicadores quantitativo e da percepção das pessoas, são necessários para complementar a limitação dos indicadores quantitativos.
Estruturas de Dados dos Indicadores Qualitativos.
Indicadores qualitativos não usam números ou percentuais e sim signos que representam e significam algo.
Têm várias formas …
- Estrutura de Dados … método de organizar dados e permitir armazenar, recuperrar e manipular informações de forma eficiente, para uso da iência da computação e inteligência artificial.
- Modelo Conceitual … “mostrar o que fazer”, representação de algo, de forma simples e abstrata, exemplificar espécie ou tipo, traduzir fenômenos e problemas reais, relações matemáticas e equações, princípios e / ou dados experimentais.
- Modelo Lógico … “mostrar como fazer”, detalhar o modelo conceitual, estruturar dados, definir entidades, atributos e relacionamentos.
- Texto … manifestação linguística de ideias, informações interpretadas, segundo contexto ou situação descrita, sintática e semântica, é um conjunto de palavras com significado e intenções, construído para um público alvo leitor específico.
- String … estrutura de dados que armazena uma sequência de caracteres alfanuméricos, como letras, números e símbolos; fundamental para o processamento de textos por computadores, está sempre presente nas linguagens de programação, como demais estruturas aqui descritas.
- Lista … estrutura de dados que armazena uma coleção ordenada de valores (ou nós das lista), simplifica o agrupamento de dados, formação de conjuntos, lista de adjacências em grafos de rede, e assim por diante.
- Matriz … ou Array, estrutura de dados representada por Matriz (Linhas, Colunas), semelhante a uma tabela, para lidar com estruturas de dados mais complexas, cada elemento da matriz é identificado por um índice (linha,coluna), permite armazenamento, processamento e recupaeração de grandes volumes de informação.
- Grafo … estrutura de dados formada por conjunto de vértices (nós) interconectados por arestas (relações), permite construir redes de computadores, redes sociais e interações entre grupos, de forma flexível e dinâmica, usa listas ou matrizes de adjacêncis, para a formação e exploração de “indicadores de rede”, tais como quantidade de nós, relacionamentos, concentrações, caminhos mínimos e máximos, controles e serviços de rede e assim por diante.
( …
Semiótica é a ciência que estuda a significação de signos.
Signo é o elemento fundamental da ciência que estuda a significação (semiótica)
Pode ser classificado em ícones, símbolos e índices.
Ícone: têm uma semelhança com o mundo real e são fáceis de serem identificados e compreendidos.
Símbolo: são mais complexos que ícone, seu significado está atrelado a conceito que precisa ser aprendidos.
Índice: é utilizado para indicar algo e seu significado está diretamente ligado a experiência de quem o vê.
… )
O uso de indicadores qualitativos seleciona critérios ou atributos de valor chave específicos, pré – determinados pela empresa, no seu modelo de negócio, vinculado a proposta de valor da marca, para gerar informações orientar o processo de gestão, tomada de decisão, alinhamento e sincronismo, agregação de valor e vantagem competitiva.
Conclusão.
Indicador Qualitativo detalha um conjunto de objetivos e habilidades emocionais e cognitivas subjacentes e necessárias às habilidades técnicas da empresa – representados pelos KPI – Key Performanc Indicator.
Expressa o comportamento das pessoas, time e empresa, frente aos indicadores quantitativos chave, objetivos, valores e cultura.
Procura revelar a percepção das pessoas em relação aos resultados expressos pelos indicadores quantitativos..
É usado para retratar e analisar processos e resultados que os indicadore numéricos (quantitativos) não são suficientes e/ou adequados para retratar e explicar o contexto, circunstâncias, características, relações de causa e efeito.
Indicadores Qualitativos estão associados às avaliações subjetivas das pessoas, como bom ou ruim, melhor ou pior, força ou fraqueza, oportunidade e ameaça, ou conparações com modelos mentais.
Descrevem a percepção e interpretação dos indicadores quantitativos.
São dependentes ou atrelados aos indicadores quantitativos e da percepção das pessoas.
São necessários para complementar os indicadores quantitativos.
Investigam processos, comportamentos, grau e tipos de mudanças.
Objetivam capturar e visibilizar a “cognição empresarial”, para controlar, questões qualitativas, como eficácia, participação, capacidade de resposta, colaboração ou habilidades não técnicas chave atreladas às habilidades técnicas chave.