- O que é … método sistemático para definir objetivos na empresa, segundo um método maior de gestão.
- Quem … os partípes da formulação de objetivos são: decisor, influenciador, equipe, time, unidade de negócio e colaboradores, investidores.
- Porque … a formulação de objetivo busca explicar a essência, razão, motivo, raciocínio, fatos, evidências, relações de causas e efeitos para a empresa formular um objetivo específico.
- Quando … a formulação de objetivos se dá: 1) após definido propósito, 2) desde o inico do planejamento até imediatamente antes da execução; 3) é um processo contínuo, baseado na análise do equilíbrio entre de situação, condição e desafio, 4) vem antes e é insumo para estabelecer metas, 5) é referência para a execução, monitoramento, controle, avaliação e ajustes de tarefas.
- Onde … a formulação de objetivos é uma atividade essencial pata todos os indivíduos e ambientes de tarefas da empresa.
- Como … inserir a formulação de objetivo e metas como atividade crítica da gestão, com modelo específico, métodos, ferramenta, técnicas e práticas.
- Quanto … a formulação de objetivos e o desdobramento em metas equilibra a qualidade com a quantidade, provê a referência e medida justa para o investimento ou energia a ser dada a cada uma das 7 dimensões circunstanciais 5W e 2H.
Circunstância
Formular objetivos é uma atividade chave da gestão da empresa e varia substancialmente com contexto, circuntancias e situações.
Adicionalmente, como ilustra a figura de um exemplo de modelo de processo de gestão, Influi em todos os estágios da gestão.
Na realiddae tudo influencia tal como numa corrente de vários elos, mas o objetivo está no início do ciclo de gestão e repercute em todo o ciclo.
Uma empresa é caracterizada por vários objetivos “interconectados em rede”, como um sistema de tradeoffs (compromissos mútuos) , onde um objetivo interfere e é interferido por outros objetivos.
Objetivos estão conectados a necessidades, situações, metas estratégias, planos , execuções, controles e ajustes, que mudam continuamente.
Todos os objetivos empresariais necessitam de gestão, que significa, planejar, desempenhar, controlar e ajustar, continuamente, em ciclos bem determinados para que processos e recurpos possam ser comparados
O planejamento, como estágio primeiro da gestão, sempre visa projetar o futuro para alcançar objetivos.
Objetivo “sempre” está inseridos numa hierarquia de objetivos e soó tem significado, quando conectado a outros objetivos.
Quanto mais relacionamentos um objetivo tem com outro objetivos, mais significante ele é.
Por exemplo, o objetivo de receita está associado, ao objetivo de custo, que está associado ao do retorno do investimento.
O objetivo financeiro depende do objetivo de marketing, objetivo de produção, etc.
Uma empresa, é uma “rede de objetivos” e todos os seus recursos devem estar conectados a objetivos.
Formam um sistema de tradeoff, que demanda análise multi causal, onde varias variáveis aleatórias atuam uma nas outras e no todo, de forma aleatória, mas controláveis e previsíveis..
gestão de processos e informação, que permitam fazer previsões cada vez mais precisas, via teorias, métodos, ferramentas e prática, via ciclos de produção.
Características essenciais de um objetivo
- Alinhamento e sincronismo ente o propósito e hierarquia de objetivos empresariais.
- Estar “sempre” conectado com tempo, necessidades, problemas, recursos, custos e pessoas.
- Quantificados por metas eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes e Temporais (Objetivos e Metas SMART).
- O objetivo, deve desencadear uma série de mudanças no pensamentos, emoções, sentimentos, comportamentos, ações no sujeito para para alcança-lo.
- Devem funcionar como gatilhos para acionar e desenvolver estados mentais e motivacionais de conscientização, autocontrole, automoivação, empatia, sociabilidade, autoeficácia, autoconfiança, auto regulação e automonitoramento … direcionar e valorizar habilidades emocionais, cognitivas, técnicas e comportamentais.
- ,Diante de um objetivo, nós seres humanos, automaticamente somos levados a avaliar a situação atual e o desafio para alcançar ao objetivo desejado, tal como no “silogismo” (*) abaixo:
- PLANEJAMENTO > PROPÓSITO > OBJETIVO > SITUAÇÃO > METAS > ESTRATÉGIA > EXECUÇÃO > AVALIAÇÃO > PLANEJAMENTO.
- Seguir ou não a jrnada e atingir o objetivo é outra história e depende doplanejamento e execução da jornada, em todas as suas etapas.
- Formular objetivo é necessário, é a ponta do iceberg, mas não suficiente, depende de um processo de gestão para que esse objetiv formulado se torne real durante o processo de gestão.
(*)
Silogismo
Raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão, que podem ser desdobradas como premisas e gerar outras conclusões e assim por diante.
Saiba mais.
Perguntas para Formular Objetivos
Perguntas frequentes no processo de formulação e validação de objetivos empresariais são …
- O objetivo empresarial está claro para todos?
- O objetivo está articulado com os outros objetivos empresariais?
- O objetivo é relevante, agrega valor?
- A situação corrente viabiliza o alcance do objetivo?
- Quais são os recursos e habilidades envolvidos para alcançar o objetivo formulado?
- Quais são os principais desafios?
- Os desafios são motivantes?
- Quais são os indicadores que devo usar para medir desempenho e resultados?
- Em quanto tempo alcanço o objetivo?
- Quais as estratégias para garantir os objetivos e metas?
- Como devo monitorar e comunicar?
- O que devo fazer nas situações de desvios?
- Como avalio os resultados?
Saiba mais. Como fazer perguntas, Perguntas socráticas, Perguntas SPIS, Perguntas SMART.
Importância da Formulação de Objetivos
A habilidade de formular objetivos permite …
- Ser eficaz … definir o que deve ser feito, de forma específica e clara.
- Criar desafios … instigar, provocar, olhar para o presente, antever e direcionar o futuro.
- Identificar necessidades … identificar necessidades e problemas para cumprir os objetivos.
- Atrair pessoas … que têm objetivo ou propósito semelhante.
- Motivar a ação … i
- Servir de referência … para se auto guiar, guiar grupos, empresas e multidões.
- Avaliar o sucesso … de si, das pessoas e empresas.
Exemplos do Uso de Propósito, Objetivo e Meta
A melhor forma de formular propósito, objetivo e metas é analisar a “tripla” em conjunto, já que cada um deles não deve existir sem o outro.
Formulação do Objetivo | Componentes |
---|---|
“Quero emagrecer 8kg em 2021 para melhorar a minha saúde.” | O objetivo é “emagrecer”, a meta é “8 kg” e o propósito é “melhorar a saúde”. |
“Fecharemos esse negócio de R$ 500 mil até o final do ano, para atingir a meta”. | O objetivo é fechar esse negócio meta é “500 mil” e o propósito é “atingir meta”. |
“Fecharei esse negócio de R$ 10 milhões até o final do ano, para viajar pelo mundo …”. | O objetivo é fechar esse negócio meta é “ R$ 10 milhões” e o propósito é “viajar” |
Saiba mais. Objetivos SMART
Saiba mais
O que é Desafio?
Desafio é a diferença entre o custo e habilidades de estar na situação atual versus o custo e habilidades para alcançar a situação futura.
Desafios são importantes para …
- Desenvolver ou refinar habilidades técnicas e emocionais para resolver problemas mais complexos.
- Competir entre pessoas, equipes, empresas para atingir objetivos de forma mais efetiva, com maior qualidade, rapidez, segurança, transparência.
- Ultrapassar obstáculos que se interponham aos objetivos, aumentar a criatividade e quebrar paradigmas.
- Criar motivações para uma pessoa ou empresa sair da situação atual e atingir um objetivo.
DESAFIO = OBJETIVO – SITUAÇÃO CORRENTE
Importância dos Desafios
- Desafios e problemas proporcionam experiências e fazem você aprender.
- O maior problema está em esperar uma vida sem problemas.
- A capacidade de solucionar problemas, depende de lidar com os desafios.
- As lições mais importantes estão quando você enfrenta e lida com um desafio.
- Quando nos desfiamos estamos testando os nossos limites..
- O sucesso para superar um desafio aumenta a sua confiança e habilidade para superar futuros desafios.
- Quando aceitamos desafios e os enfrentamos, sofremos menos, já que não são os problemas que criam sofrimento, mas a sua resistência aos desafios;.
- ‘O que você resiste, persiste (Carl Jung)’.
- Quanto mais pudermos testar nossos limites e capacidades, mais aprenderemos sobre nós mesmos.
- Novos desafios são oportunidades para nós e ao evitá-los, não temos a oportunidade de aprender sobre nós mesmos.
- Sem desafios, nos sentimos presos, como se estivéssemos levando uma vida que não é verdadeira, somos atormentados pelo desconforto, ansiedade e a sensação de que as coisas não estão bem.
A questão não é como levar uma vida em que nunca sentimos medo do fracasso, mas como podemos seguir em frente, apesar do medo.
Saiba mais. Perguntas para avaliar situações, análise SWOT,
O que é Meta?
Meta é um objetivo desdobrado e quantificado.
- Meta é fruto do processo de análise, “dividir para conquistar.
- O estabelecimento de metas empresariais vem imediatamente após à análise de SWOT – pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
- Uma vez definidas as metas são definidas, para cada meta devem ser definidas as estratégias, pelo menos uma.
- A soma das metas deve alcançar a meta total que é o objetivo.
PLANEJAMENTO = OBJETIVOS > SWOT > METAS > ESTRATÉGIAS > PLANOS > IMPLANTAÇÃO > CONTROLE e AJUSTES
Importância das Metas
Meta é o resultado que você pretende alcançar, enquanto objetivo são as ações que ajudam a atingir uma meta.
- Os objetivos são intenções amplas e difíceis de serem medidos em unidades quantificáveis …. são qualificadores.
- As metas são mais específicas que os objetivos e devem ter um indicador de desempenho específico associado, e são descritas em termos de tarefas específicas e de curto prazo.
- Os objetivos são qualitativos, definidos num prazo maior (longo prazo) do que as metas, direcionam a ação, conectam-na com o propósito.
- A linguagem dos objetivos é focada no pensamento estratégico, conceitual, ao passo que as metas exploram a criatividade.
As estratégias devem ser formuladas baseadas em metas, não em objetivos, em outras palavras … “o desdobramento de objetivos em metas é o primeiro passo para elaborar estratégias”
Objetivos x Metas
Objetivos
Escopo amplo
Definir direção ou visão
Difícil de medir
Ideias abstratas
Longo prazo
Resultado Final
Metas
Escopo estrito
Definir etapas específicas
Fácil de medir
Atividades concretas
Curto e médio prazos
Meios para o resultado final
Teste seu conhecimento sobre Objetivos e Metas
- Faça um resumo deste bloco de aprendizado utilizando as palavras chaves sobre objetivos, metas, desafio e método SMART.
- O que é um objetivo? Qual o benefício de formular objetivos?
- Quais as principais características dos objetivos de negócios?
- Os objetivos de negócios precisam ser planejados? Explique.
- O que é um desafio? Qual o benefício avaliar o desafio para atingir um objetivo?
- Qual a relação entre objetivo, situação atual e desafio?
- O que é uma meta? Qual o benefício da formulação de metas?
- Qual a relação entre meta e objetivo?
- Qual a relação entre meta e estratégia?
- Quais são as características de uma boa meta?
- Porque as metas são importantes na execução do plano?
- Qual a importãncia da habilidade de formular objetivo e metas?
- Qual a utilidade da ferramenta SMART?
- Cite algumas razões das pessoas não atingirem os seus objetivos?
- Qual o benefício de definir metas específicas?
- Qual o benefício de definir metas mensuráveis?
- Quais são os cuidados que você deve tomar para tornar as suas metas acessíveis?
- O que significa uma meta relevante?
- Qual o aspecto analisado na ferramenta SMART para evitar que atividades diárias prejudiquem as suas metas de longo prazo?
- Dê um exemplo de objetivo de negócios SMART.
- Dê um exemplo de um objetivo de marketing SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de vendas SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de contato ou visita de venda SMART.
Os objetivos de marketing … variam de acordo com o ciclo de vida da empresa e suas ofertas e se propõem a qualificar e quantificar o que se quer atingir em termos de mercado, produto e consumidores.
O objetivo essencialmente precisa projetar uma imagem clara, consistente e motivadora do “mercado x produtos x consumidores”.
Qualquer objetivo deve ser essencialmente desdobrado em metas quantitativas e relações com outros objetivos.
Objetivo vive em rede … ou seja, a rede de pessoas, ferramentas,
O método SMART (inteligente em ingles) é um mnemônico que significa 5 características essenciais de qualquer objetivo bem definido – – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
A formulação de objetivo é uma habilidade essencial da gestão que gera objetivos eficazes e eficientes para direcionar grupos sociais, times, pessoas.
SMART é um método ou ferramenta que descreve os passos básicos para uma análise “Mutuamente Exclusiva e Completamente Exaustiva“.
O Objetivo é a maior abstração na gestão, após o propósito.
Orienta, direciona e dá sentido a toda ums cadeia ou rede de recursos … pessoas, conhecimentos, materiais, ferramentas, planos … tanto articular e sincronizar,
O objetivo essencialmente precisa projetar uma imagem clara, consistente e motivadora do “mercado x produtos x consumidores” de forma SMART … Specífica, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
Exemplo: “entrar no mercado Z, com o produto X e ganhar Y % do mercado em 1 ano”.
Um fator fundamental na formulação de objetivos é a construção da rede de objetivos …. cada objetivo deve estar “conectado em rede” com outros objetivos, para que a empresa trabalhe como um”time”, todos entendam o seu papel tático na estratégia da empresa.
Cada área e foco de de gestão monitora grupos de indivadores de controle interconectados.
- Financeiro – receita, custo, retorno do investimento, margem, turnover, lucro.
- Produção – velocidade de negócio, capacidade, produtividade.
- administração – gestão de recursos, processos, mudança, pessoas, conhecimento, etc.
- logística – compra, armazenamento, distribuição, entrega.
- TIC – redes e sistemas de informação e comunicação.
São os objetivos e metas SMART, “conectados em rede”, que irão orientar os vários tipos de gestão.
Avaliar o desempenho das equipes, identificar desvios e fazer previsões.
Objetivos fazem a máquina empresarial andar mais rápido, precisa e na direção certa.
Toda a atribuição, tarefa, atividade, processo têm o objetivo (característica qualitativa e meta (característica quantitativa).