Um objetivo estratégico define situação futura esperada num horizonte de longo prazo para um dado perfil de negócio.
O conceitos de estratégico, tático e operacional são interdependentes não existem um sem o outro.
Cada plano está ancorado nos outros 2 planos.
O estratégico é o todo, o tático são partes do todo e o operacional são partes das partes do todo… ou seja tudo está conectado a tudo
Para compreender “perfeitamente” um plano de gestão ou atividade é necessário compreeender “perfeitamente” o papel de cada plano, já que um interfere no outro, compondo um sistema de tradeoffs (rede de compromissos, perde e ganha, não existe uma solução ótima, existe um conjunto de alternativas, caminhos e custos).
Os três planos ou perspectivas ou áreas de gestão, servem para modelar, projetar, simular, perceber, comparar e avaliar as mudanças dos KPIs ao longo do tempo, através de interações em ciclos de gestão e seus relatórios, confrontar perspectivas e fazer previsões e intervenções na demanda e oferta, ao longo do tempo.
Pensar global (estratégico) para agir local (operacional) e agir local, pensando no global.
O estratégico, tático e operacional – é o método mais adequado e usado para observar e analisar e projetar mudanças.
Analisa um fenômeno ou tarefa ao longo do tempo, o seu ciclo de vida, ou vários ciclos de curto, médio e longo prazos.
… qualquer ser, entidade, fenômeno “sempre” pode ser segmentado (desamarrado, analisado) nesses 3 planos temporais … permite uma análise cronológica essencial para avaliar o ciclo de vida da empresa, produtos, serviços, soluções, ofertas …)
Objetivo estratégico é representado de uma forma geral como declaração de missão, valores e visão, modelo de negócio, objetivo econômico, financeiro, mercados alvo.
São “orientações gerais” para o alinhamento organizacional.
São objetivos qualitativos que não são representados por números.
Focam na manutenção, existência e sustentabilidade da empresa no mercado.
Exemplos de Objetivos Estratégicos.
São principalmente criterizado em função da relevância, escopo, contexto, conjuntura e paradigmas.
Check List.
Objetivos e Indicadores Estratégicos.
Componentes do Plano Estratégico.
- Cliente ideal … conjunto de perfis específicos de consumidores mais rentáveis para a empresa.
- Custo … dinheiro pago para a produção de um produto ou serviço.
- Custo de aquisição de um novo cliente …
- Custo de manutenção de cliente …
- Econômia – valor da empresa no mercado, produção, produtividade, rentabilidade.
- KPIs … “key performance indicator” … conjunto dos principais indicadores qualitativos ou quantitativos da empresa.
- Lucratividade … nível de eficiência operacional ou geração de lucro com a receita de venda (receita – custo).
- Visão … previsão da situação futura, taxa de crescimento, criação ou inovação.
- Valores … aplicar princípios, crenças, regras, normas, código de ética, que suportem a missão e visão.
- Marca … qualificação da utilidade, reconhecimento, autoridade e boa reputação.
- Plano Estratégico … conjunto de intenções, objetivos, recursos e estratégias para suportar e orientar todos os planos da empresa.
- Modelo de Negócio … conjunto de componentes chave para funcionamento do negócio, características, funções e relações.
- Plano de Negócio … conjunto de previsões do fluxo de recursos, operacionais, financeiros, econômicos.
- Modelo Operacional … descrição da operação física do conjunto de recursos, processos, ciclos operacionais, projetos, acordos de níveis de serviço, técnicas e ferramentas.
- Satisfação de Cliente
- Custos de produção … valor pago para a produção de bens e serviços.
- Desenvolver e capacitar os colaboradores
- Aumentar o quadro de funcionários
- Diminuir falhas operacionais
- Melhorar o clima organizacional
- Reduzir o turnover
- Investir em pesquisa e desenvolvimento interno
- Contratar novas ferramentas tecnológicas
- Tempo médio de Atendimento – capacidade de resolver problemas e cortesia no atendimento.
- Acessibilidade – estar disponível para atender usuários, com tempo de fila de espera adequado.
- Eficiência – atender o planejado com produtividade, fazer mais com menos.
- Objetivos e Indicadores de Controle Financeiros
- Receita … propósito, características e aplicações.
- Marketing – atingir objetivos de satisfação de clientes, cobertura de mercado, reconhecimento da
Observe como todos os objetivos estão interconectados em rede de várias formas.
Cada estratégia tem seus prós e contras e áreas de influência que mudam de acordo com contextos, cisrcuntâncias e situações.
Os pontos de atenção e relevâncias mudam o tempo todo.
A questão focal do planejamento estratégico é pensar no todo, contexto, circunstâncias e situções, olhar “top down”, ganhar copetêncis para projetar e gerenciar mudanças no longo prazo, onde o intervalo entre causa e efeito é maior, se colocar num patamar de nível superior e olhar o médio e curto prazo à partir dessa visão maior e fazer com que cada uma das 3 perspectivas influencie e seja influenciada pelas outras, de forma articulada, síncrona, harmônica e esencial.
Objetivos e indicadores estratégicos modelam o perfil da empresa.
Check List
Propriedades dos Objetivos e indicadores estratégicos.
- Objetivo estratégico é raiz ou fonte geradora de vários objetivos táticos e operacionais.
- Indicadores estratégicos são formas e quantidades que precisam ser simples e fáceis de medir e perceber.
- A empresa é modelada por uma rede de objetivos estratégicos, que se dedobram em táticos e operacionais, de cima para baixo e em rede..
- Cada objetivo estratégico está “obrigatoriamente” articulado com todos os outros objetivos estratégicos, para construir um núcleo estratégico coeso, com todas as dimensões estratégicas balanceadas.
- Indicadores estratégicos são os indicadores essenciais que todos vêm e têm como referência.
- O objetivo estratégico é como uma “raíz de uma árvore” de várias raízes com galhos e folhas ancorados.
- Qualquer mudança na raiz afeta toda a empresa, galhos e folhas.
- É um indicador de largo espectro.
- Tem alto poder de alinhamento e sincronismo.
- Gera mudanças de maior custo, devido ao efeito da mudança na raiz da árvore de decisão ou modelo de negócio.
- Pode ser qualitativo ou quantitativo.
- Tem essência qualitativa.
- Não existem indicadores táticos ou operacionais não atrelados a pelo menos um objetivo estratégico específico.
- e essa é uma boa forma de identificá-los e classificá-los …).
- ( … objetivos estratégicos são modelos a serem seguidos por todos … )
- Todos os objetivos estratégicos demandam tempo e ciclos continuados de gestão.
- Objetivo … é a visão geral do estado desejado ou resultado, que serve como norte para as ações e decisões.
- Meta … são os objetivos específicos e mensuráveis que uma empresa busca alcançar.
- Indicador … é uma ferramenta que permite medir e acompanhar o progresso em direção às metas.