Um rápido check list é apresentado sobre construção de modelos em 5 estágios: 1) Conceituação, 2) Modelagem, 3) Modelo Operacional, 4) Implementação e 5) Validação.
O objetivo é compreender os princípios da modelagem.

Check List.
Construção de Modelos.
CONCEITUAÇÃO do PROBLEMA.
O primeiro estágio da modelagem é buscar teorias ou modelos matemáticos e científicos que possam ajudar a explicar o fenômeno ou problema alvo de interêsse.
É o processo fundamental de compreender e definir minuciosamente uma dificuldade, desafio ou questão central que necessita de investigação ou solução, seja em qualquer contexto de pesquisa, negócio ou solução.
É a formulação do problema.
Vai além da identificação superficial do problema, busca entender suas causas, contextos, quem é afetado e por que é importante resolvê-lo
É um estágio altamente dependente do sujeito e suas competências (conhecimento, habilidades e comportamento).
- Nível de abstração que pode e está acostumado a fazer.
- Capacidade intuitiva e racional científica sobre o objeto do conhecimento.
- Episteme do sujeito, modelos mentais, conhecimentos, crenças, valores.
- Contexto histórico e cultural.
- Conjunto de práticas e saberes considerados válidos e legítimos.
MODELAGEM.
Modelagem significa construir representações simplificadas e eficazes, das relações ou analogias (semelhanças) com estruturas teóricas previamente desenvolvidas e conceituadas,
A relação entre modelagem, teoria e prática é dialética e integrada: … a teoria fornece o arcabouço conceitual, a prática é onde esses conceitos são aplicados em contextos reais, e a modelagem atua como ponte … modelar conecta problemas do mundo real para estimular a aplicação teórica e vice versa … gerar novos conhecimentos, transformar a prática e a teoria em um ciclo contínuo, reflexivo e de aprendizagem significativa.
- Não há um padrão a ser seguido para construção de modelos.
- É um processo de enriquecimento ou de elaboração, começando-se com modelos bastante simples.
- Mover em sentido evolutivo para modelos mais elaborados.
- A atividade de modelagem é racional e não pode ser entendida como um processo intuitivo, ainda que
contenha uma forte componente de arte. - O processo de modelagem deve ser entendido dinamicamente em termos de uma compatibilidade tempo-espaço e de um processo contínuo de enriquecimento – aprendizagem.
MODELO OPERACIONAL.
O modelo operacional é um mapa de como uma organização implementa o modelo conceitua, envolve coordenação pessoas, infraestrutura, ferramentas, processos e outros fatores operacionais para entregar produtos e serviços de forma eficaz.
Algumas técnicas fundamentais utilizadas para desenvolver modelo operacional são: simulação, otimização e análise matemática.
- Simulação … uso de técnicas de modelagem e simulação computacional para imitar o comportamento de um sistema ou processo real, com o objetivo de analisar cenários, identificar gargalos e tomar decisões mais embasadas e eficientes.
- Otimização … envolve uma abordagem sistemática para melhorar a eficiência e eficácia das operações de uma empresa, processo ou recurso, com o objetivo de reduzir custos, eliminar desperdícios, aumentar a produtividade e alinhar as operações com a estratégia de negócio … garantir que os elementos do modelo operacional trabalhem juntos de forma sinérgica e eficiente, maximizem valor e minimizem o atrito … os principais elementos envolvidos são: processos, pessoas e cultura, tecnologia e dados, governança, e estrutura organizacional … exemplos de metodologias utilizadas são: programação linear (equações e algoritmos) e Six sigma (eliminação de desperdício e variabilidade de processos e estruturas de gestão).
- Análise de Dados … a otimização por análise de dados é a aplicação de técnicas analíticas e matemáticas para aprimorar modelos, maximizar eficiência, reduzir custos e melhora o desempenho geral do negócio … envolve: coleta e qualidade de dados, análise e visualização de padrões, tendências e gargalos operacionais … permite transforar o modelo operacional de uma estrutura reativa para uma estrutura proativa e preditiva, capaz de se adaptar rapidamente às demandas do mercado e antecipar necessidades.
IMPLEMENTAÇÃO do MODELO.
É o processo com foco nas pessoas, para estarem preparadas para implantar o plano operaional, atingir metas e resultados propostos … requer forte gestão de mudanças, garantir alinhamento entre pessoas para as novas formas de trabalhar.
- Identificar situação corrente e lacunas na empresa para aplicar o modelo.
- Alinhar a estratégia da empresa com a situação atual e execução diária.
- Definir o processo de ponta a ponta de forma clara com a visão e objetivos do modelo.
- Explicar como a empresa opera, entrega valor aos clientes e otimiza recursos com o uso do modelo.
- Evidenciar o processo de mudança, transição e adaptação continuada do modelo ao longo de todas as fases do fluxo de trabalho.
VALIDAÇÃO do MODELO.
Para validar modelos de forma eficaz é necedssário usar métodos de análise que testem o desempenho, robustez e generalização do modelo a novos dados.
- Capacidade de explicação e de previsão do modelo.
- Avaliar a eficácia das etapas de conceituação, modelagem, solução e implementação.
- Acompanhar o desempenho do novo modelo usando os KPIs definidos.
- Coletar feedback.
- Fazer ajustes contínuos para garantir que os resultados esperados sejam alcançados e mantidos.

Conclusão.
A construção de modelos pode ser simplificadamente descrita pelos seguintes estágios: 1) Conceituação (teorias e modelos), 2) Modelagem, 3) Modelo Operacional, 4) Implementação e 5) Validação.


