Pensar em Crenças é um exercício natural de reflexão e desenvolvimento da Autoconsciência.
Porque e Como Pensar Sobre Crenças?
Se não tivermos uma forma sistematica de pensar sobre nossas crenças, esse “reposítório de regras e princípios humanos” que rege grupos sociais, elas serão esquecidas.
Isso é comprovado neurocientifcamente pela capacidade do cérebro humano esquecer (conhecida como neuroplasticidade).
Para não esquecer crenças é necessário fazer repetições espaçadas, reavaliar valores, princípios, conceitos, normas ao “passo das mudanças externas”.
Para pensar sobre as nossas “crenças empresariais” e “profissionais” precisamos fazer “perguntas filosóficas” sobre crenças específicas” e e tratar essas questões como problemas filosóficos”, que não têm uma resposta certa ou errada e devem ser revisitados sempre, ciclicamente, quando planejamos ações no plano operacional tático e estratégico … as crenças influenciam nesses 3 planos.
Uma coisa importante é gestão individual e de grupo, para inserir a prática e fazer repetições espaçada, para não serem esquecidas e sim reforçadas, acrescentar lições aprendidas, nos 3 planos citados.
Se isso não for feito, se não buscamos justificar nossas crenças sistematicamente, através de objetivs e planos, elas serão esquecidas e gerarão processos e atividades mentais e empresariais ambíguas, não claras, ineficazes e ineficientes.
Neurocientificamente falando, precisamos sempre, criar conexões ou caminhos neurais que expliquem de forma clara, o que acreditamos, para que possamos acioná-los com autoeficácia e seguir caminhos.
Não podemos ficar a mercê de nossas crenças. precisamos justificá-las!
Crenças são o nascedouro das necessidades, objetivos, problemas, desejos, imagens de solução, da compra e da venda!
O que é Crença?
É complexo definir “crenças”, já que é estudada e conceituada por muitas áreas com objetivos e perspectivas diferentes.
Nos dicionários são apresentadas as seguintes definições:
- Ato ou efeito de crer.
- Fé religiosa.
- Convicção íntima.
- Opinião formada.
- Crendice, superstição.
- Estado ou processo mental.
- Atitude de quem acredita em uma pessoa ou coisa.
- Disposição subjetiva para considerar algo certo ou verdadeiro por força do hábito ou das impressões sensíveis.
Qual a natureza das Crenças e características?
Crenças são “socialmente construídas e situadas contextualmente”
À medida que as pessoas interagem e modificam suas experiências, as crenças são ambém modificadas.
Crenças “incorporam as perspectivas sociais, pois nascem no contexto da interação e na relação com os grupos sociais”.
As crenças são paradoxais e contraditórias entre si.
Ao mesmo tempo em que são sociais, também são individuais e únicas, porque cada pessoa assimila uma experiência de modo particular.
Diferença entre “FATOS” e “CRENÇAS”.
O que são FATOS?
Fatos são verdades.
São declarações que fazem parte do consenso da realidade, havendo pouca dúvida sobre sua veracidade.
São elementos ou evidências, para os quais existe um corpo enorme de apoio e sem outras evidências contraditórias, sendo raramente questionados.
Entretanto, quanto mais complexa uma situação, quanto mais perspectivas possíveis se podem ter e quanto mais pessoas diferentes estão envolvidas, menos provavelmente se pode declarar tratar-se de um fato … a percepção falha e é diferente entre as pessoas.
Entra-se, assim, no campo das crenças, “julgamentos e avaliações que fazemos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo que nos rodeia”
Isso explica várias estratégias nos campos da política, persuasão, retórica, marketing, vendas, lógica informal, etc … ou seja, transformar fatos em crenças e crenças em fatos.
Como distinguir o Conhecimento Factual de Crenças?
Uma forma possível de distinguir entre o conhecimento factual e a crença é observar como uma pessoa responde a um desafio
Se alguém diz que a você digitou uma palavra incorretamente, você simplesmente muda a atenção para resolver o problema.
No entanto, se alguém questiona suas crenças, você responde como se fosse uma ameaça pessoal e defende emocionalmente sua posição.
“Isso porque as crenças são pessoais e fazem parte de nós como nosso nome ou nossa perna” .
As crenças não apenas afetam a forma como as pessoas se comportam, mas também o que elas percebem em seu ambiente … por isso é tão importante para o marketing, psicologia, sociologia, filosofia, antopologia, educação, medicina, inteligência artificial.
Objetivos … Ver para Crer e Crer para Ver.
Ao contrário do que diz o ditado “ver para crer”, o mais provável é “crer para ver”… ou seja, é melhor combinar ambos, “crer para ver e ver para crer”, justificar as crenças avaliando os dois sentidos, que “não são antagônicos e sim sinérgicos”.
Quando as pessoas acreditam que algo é verdadeiro, elas direcionam a atenção e percepção para a informação e sinais que confirmam essa crença.
Investigam e descobrem o que elas esperam/querem perceber.
Logo, quando formulamos objetivos estamos declarando crenças que acreditamos sejam verdadeiras e devem ser precebidas e perseguidas, para obter o sucesso”.
Observe a importância do hábito e da formulação de objetivos para gerenciar e desenvolver nossas crenças, e à partir daí desenvolver, justificar e aprimorar crenças.
Formular objetivo não só é fundamental para atingí-lo como para desenvolver e ajustar as crenças …
Crenças são desenvolvidas pelas práticas de gestão nos seus quatro estágios – planejamento, execução, controle e ajustes.
“Se, por exemplo, fulano 1 crê que fulana é uma “encrenqueira”, ele inconscientemente interpretará alguns dos comportamentos de fulana como perturbadores; já fulano 2, que crê que fulana é cheia de energia (de forma diferente do fulano 1), não observará o comportamento encrenqueiro”.
Neste sentido, precisamos nos conscientizar e controlar nossos pensamentos e falas … e acreditar no provérbio: “o costume de casa (nossa form de pensar) vai a praça (a nossa forma de interagir com as pessoas)”.
Crenças e Epistemologia
Crença é um conceito da epistemologia, ramos da filosofia, que significa o grau de CONVICÇÃO ou ACEITAÇÃO ou ATITUDE que uma pessoa tem de que algo EXISTE ou é VERDADEIRO, independente de provas.
Crença é um conceito filosófico que significa o grau de CONVICÇÃO ou ACEITAÇÃO ou ATITUDE que uma pessoa tem de que algo EXISTE ou é VERDADEIRO, independente de provas.
É condição necessária do conhecimento e leva o sujeito a um estado mental de convicção ou de adesão a algo.
A crença ocorre na mente de alguém, tendo ou não um “objeto externo” e pressupõe um pensamento ou um princípio de pensamento.
Já o conhecimento pleno é a pura adesão do sujeito ao objeto, ato no qual a crença se dissipa.
Para Platão, a crença faz parte da opinião.
Para a epistemologia não há crença, há certeza. … a certeza é inimiga da crença.
Crer em “algo” é não ter a certeza absoluta da sua existência ou dos seus predicados.
Conhecer é compreender sem crença, é ter intimidade intelectual ou sensorial com essas coisas, materiais ou espirituais, sem duvidar.
Há conhecimento sem crenças … tal como o conhecimento sensorial … sentir calor, cheiro, …
Estágios da Crença
Conhecimento são crenças verdadeiras justificadas.
Crenças não justificadas e memorizadas … não geram conhecimento, não são verdadeiras.
Crenças fracamente justificadas … geram “conhecimento superficial” ou meias verdades.
Crenças fortemente justificadas … geram conhecimento crítico ou conhecimento profundo.
Crença é um conjunto de atributos de valor ou verdades de uma pessoa, que influencia em tudo que é cognitivo, no pensar e sentir.
Crença é referência … que o cérebro usa para acionar ou controlar modos de pensamento, sentimentos e emoções.
Crença é um “conceitos especiaal e primário para direcionar pensamentos, sentimentos, atenção, processo de tomada de decisão.
Crenças são atributos de valor.
Crença têm hierarquia … verdades (ou axiomas) suportam crenças fundamentais, que suportam outras crenças e assim por diante.
Existem várias fontes geradoras de crenças … evidências, tradição, autoridade, informação, associação, revelação, propaganda, etc.
A dúvida é uma “confusão sobre crenças” e ao ser solucionada, se torna crença ou descrença … é diferente do problema (filosófico) que ao ser selecionado não deixa de ocorrer.
A crenças pode ser habilitadoras (eu sou inteligente!) ou limitante (eu sou fraco!).
A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda sistema de crenças, verdades, justificativas e conhecimento.
A justificativa da crença é o ponto de grande relevância.
O sucesso cognitivo, por exemplo “conhecimento específico” de uma pessoa, depende da construção de crenças habilitadoras, e verdadeiras justificadas.
Muitas vezes somos enganados pelo nosso “sistema de crenças” e levados a pensar e sentir errôneo, subjetivo e distante que sabemos quando na realidade não sabemos ou sabemos pouco … ou podemos cair em bloqueios emocionais e cognitivos … ver maiêutica socrática.
Crenças podem ser verdadeiras ou não … e nem sempre é fácil identificar quais são as crenças essenciais para alguém, mas podem ser influenciadas … é por esse motivo que as crenças são estudadas em vários domínios do conhecimento, principalmente em marketing.
O “sistema de crenças e valores” está no núcleo do nosso sistema emocional e cognitivo.
Os PROFISSIONAIS de MARKETING buscam influenciar a PERCEPÇÃO e ATITUDE do CONSUMIDOR em relação aos seus PRODUTOS e MARCAS … procuram desenvolver “CRENÇAS HABILITADORAS” pela criação e uso de NOVOS CONCEITOS que destacam e aumentam o VALOR PERCEBIDO de determinados “ATRIBUTOS de VALOR”.
Conhecimento é a crença verdadeira justificada (Platão)
Conceitos até hoje aceitos!
… logo o nível de justificação (explicação do por que a crença é verdadeira, qualidade e quantidade de associações com outras crenças verdadeiras, ditará o nível de conhecimento …
… conhecimento é mais do que uma crença verdadeira …
Verdade é a realidade
Crenças é como você vê o mundo.
Conhecimento é uma crença verdadeira fortemente justificadas.
O conceito de crença verdadeira justificada afirma que, para saber que uma dada proposição é verdadeira, deve-se não apenas acreditar na proposição verdadeira relevante, mas também ter uma justificativa para fazê-lo.
Ou seja …
Um agente S sabe que uma proposição P é verdadeira se e somente s: •P é verdade •S acredita que P é verdade •S é justificado em acreditar que P é verdade •
Sistema de Crenças é um conjunto de crenças que se apoiam mutuamente.
Nenhuma crença existe isolada na mente do crente … Sempre implica e se relaciona com outras crenças. … Devem ser considerada holisticamente.
Você acha que algumas proposições estão em algum lugar entre verdadeiras e falsas? Se sim, pense em alguns exemplos e explique por que você não quer dizer que eles são absolutamente verdadeiros ou absolutamente falsos.
2. Você acha que algumas proposições são verdadeiras para algumas pessoas, mas não para outras? Em caso afirmativo, pense em alguns exemplos e explique por que você quer dizer que “o que é verdade para uma pessoa pode não ser verdade para outra”.
3. Dada a descrição acima da verdade e da justificação, pode haver crenças verdadeiras injustificadas ? Se sim, pense em exemplos e explique. Se não, porque não?
4. Dado o relato acima da verdade e justificação, pode haver falsas crenças justificadas ? Se sim, pense em exemplos e explique. Se não, porque não?
Aplicação
A filosofia, psicologia, marketing, propaganda, venda, serviços, são exemplos do uso, desenvolvimento e manipulação de crenças.