A execução de projeto comprende processos e habilidades definidos no “plano de gestão de projeto” que se dedica a satisfazer os requisitos do projeto.
Gestão de Mudanças
A gestão de mudança na execução do projeto tem o papel de monitorar e controlar as mudanças projetadas no plano de projeto em tempo real.
- Informar a equipe e grupos de interesse sobre plano e realizações de mudanças,
- Garantir mudanças suaves e contínuas.
- Transformar colaboradores em agentes de mudança.
- alterações de processos, tecnologias, e até mesmo mudanças de cultura.
- Identificar resistências, desconfortos, ajustar planos
Agentes de Mudança
- Criar oportunidades ou iniciativas para gerar, implementar e adotar as mudanças .
- Engajar colaboradores e ajudar a perceberem e tratar resistências.
- Incentivar novas atitudes de transformação.
- Compreender e explicar como as mudanças afetarão o trabalho no dia a dia.
Monitoramento
- Coletar dados de desempenho do projeto.
- Produzir medidas de desempenho.
- Relatar e disseminar informações de desempenho.
Controle
- Comparar o desempenho real com planejado.
- Analisar variações e tendências, melhorias de processo e possíveis alternativas.
- Recomendar ações corretivas apropriadas conforme necessário.
Gestão de Financeira
- Controle do Orçamento.
- Previsões regulares de curto, médio e longo prazos.
Metodologia
- Execução só inicia após a etapa de planejamento finalizada.
- Segmentação do projeto em tarefas planejadas, aprovadas e validadas.
Governança
- Gerência do projeto … direção, orientação e estratégias definidas.
- Inspiração
- Construção da Equipe …
- Coesão … manter a intenção do grupo na união e busca de metas e objetivos das tarefas do projeto.
- Socialização … manter a relação sinérgica interpessoal de equipe.
- Moral … aplicar princípios, normas, costumes que orientem o comportamento e valores do grupo.
- Inclusão …
- Colaboração …
- Segurança …
- Confiança …
Monitoramento e Métricas (KPIs)
- Garantir informações mensuráveis suficientes.
- Rastrear feedback da equipe e das partes interessada.
- Atendimento de prioridades.
- as maiores prioridades são atendidas, a satisfação dos membros da equipe e das partes interessadas é maximizada).
- Coletar, medir e avaliar medições e tendências para identificar e implementar melhorias de processo.
Gestão de Recursos
- Monitorar lacunas de desempenho.
- Revisão de habilidades suposições planejadas.
- Avaliar cenários emergentes.
- Recomendar treinamento.
- Redimensionar equipe e escalas de trabalho.
Gestão de Riscos
- Identificar e revisar riscos e impactos.
- Atualizar plano de gestão de risco.
- Reduzir a probabilidade e impacto de ameaças.
- Aumentar a probabilidade e impacto das oportunidades.
- Elaborar planos de contingência.
Treinarmento de Clientes
- Conscientizar clientes sobre os produtos e serviços.
- Garantir que os clientes estejam treinados.
- Preparar as mudança.
- Criar mecanismos para obter feedback para melhorias contínuas.
- Desenvolver um plano de reversão no caso de uma mudança causar problemas.
Comunicação com as partes interessadas
- Sistematizar plano de comunicação.
- Fornecer oportunidade para a colaboração em rede.
- Gerar relatórios de status cíclicos.
- Atualizar equipe e partes interessadas sobre mudanças.
- Atentar para fornecer informações diferenciada para as partes.
Gerenciamento de Fornecedores
- Integrar e executar as tarefas do projeto de acordo com o plano de gestão do projeto.
- Gerenciarescalas de recursos pessoais e materiais.
- Gerenciar engajamento das partes interessadas e clientes do projeto.
- Melhorar interação dos agentes e times de projeto.
- Produzir informações e conteúdos relevantes para explicar e atingir metas do projeto.
- Definir escopo, fronteiras, componentes, relações e paradigmas.
- Alinhar orçamento e custos.
- Divulgar e alinhar cronogramas.