Taxonomia de Bloom (1956) é um modelo de referência hierárquico usado para refletir, discutir, dosar e avaliar os níveis de esforço, conhecimento e habilidades que o sujeito (eu, você e time) necessita ou deseja atingir com respito a um objeto do conhecimento, num dado processo de aprendizagem.
O pensamento crítico ocupa os 3 níveis superiores da taxonomia de Bloom – Análise, Síntese e Avaliação.
- Conhecer – lembrar e reconhecer informações, reconhecer, organizar, sem necessariamente entender.
- Compreender – resumir, traduzir, generalizar, captar as ideias principais de um bloco de informação.
- Aplicar e Aprender – usar o conhecimento adquirido para resolver problemas em novas situações e relacionamentos.
- Análise : dividir informações em partes, relações, identificar causas, fazer inferências, encontrar evidências e apoiar generalizações ou decisões.
- Síntese e Criação – juntar as partes para fazer um todo e prover uma comunicação única e integrada.
- Avaliação – julgar informações, identificar inconsistências lógicas, comparar argumentos e teorias, julgar evidências internas, julgar em termos de critérios externos.
Importância das Funções Cognitivas Básicas
Embora exista uma hierarquia de níveis de complexidade, isso não significa que os níveis mais baixos – Conhecer > Compreender > Aplicar – sejam menos importantes.
Conhecer, Compreender e Aplicar estão relacionados ao nível operacional cognitivo, do fazer algo específico, como uma tarefa, que possa ser identificada ou medida.
Na realidade, esses três conjuntos cognitivos, conhecer, compreendr e aplicar, constituem a base da estrutura do pensamento.
São os mais demandados e, em alguns campos ou situações, são suficientes e dispensam o pensamento crítico.
Estão mais associados aos pensamento prático.
Importância do Pensamento Crítico
O pensamento crítico usa funções cognitivas de “ordem superior”.
Pode ser representado pelos 3 níveis superiores da “pirâmide” de Bloom – Analisar, Sintetizar e Avaliar.
Está no plano tático e estratégico.
Pensar crítico engloba análise, síntese e avaliação.
Análise … capacidade de “desamarrar”, decompor um todo ou problema em partes ou problemas menores, compreender suas relações, causas e efeitos, enumerar componentes e evidenciar servir de insumo para a síntese; a análise pressupõe uma síntese.
Síntese … está num nível acima da análise, é a operação inversa, dual e complementar da análise para integrar ou “amarrar” partes para compor um todo maior que as represente.
Analisamos um problema e sintetizamos uma solução
Avaliação … compreende, julgamento, crítica, auto regulação, automonitoramento do sujeito do seu nível de conhecimento e sobre suas condições para aprender a aprender sobre métodos e ferramentas cognitivos.
As funções cognitivas de nível superior focam na forma de – processos, habilidades e ferramentas, ao o invés de conteúdo, para facilitar o desenvolvimento e transferência de conhecimentos e habilidades entre domínios de conhecimento.
Você precisa estar ciente dos bons princípios de raciocínio e refletir sobre o próprio raciocínio, fazer um esforço consciente para melhorar a si mesmo.
Outro ponto importante é identificar viéses (preconceitos) e manter a objetividade, notoriamente difícil de fazer.
Todos somos capazes de pensar, mas pensar de forma crítica, requer um longo período de aprendizagem … mas é recompensador.
O domínio do pensamento crítico está no centro de todos os outros domínios do conhecimento humano.
Quando nos especializamos em algum domínio ganhamos habilidades de pensamento crítico genéricas (mais fácil de serem transferíveis pela aprendizagem explícita) e habilidades do pensamento específico (aprendizagem tácita mais difíceis de serem transferíveis).
Saiba mais.
- Funções cognitivas.
- Funções Cognitivas.
- Habilidades e Funções Cognitivas.
- Metacognição.
- Percepção e Cognição
- Pensamento e Cognição.
- Introdução à Cognição
- Aprender a Aprender, Processo Educacional.
- Tarefa = f (técnica, cognição, emoção)
- Cognição e Inteligência
- Conceito, Cognição e Metacognição
- Gestão Cognitiva
- Glossário de Gestão Cognitiva
- Modelagem Cognitiva
- Gestão Cognitiva da Tarefa
- Ciência Cognitiva