Ampliar a compreensão do significado do conceito de valor é fundamental para medir e aumentar a capacidade de justificar crenças, propostas, tomada de decisão, escolher alternativas ou caminhos de solução e aumentar a percepção de valor de produtos e serviços.
O mapa conceitual da figura descreve o conceitos de valor, relações e significados em várias áreas do conhecimento.
Valor é um medida de importância relativa que um sujeito tem sobre um objeto.
É um conceito complexo.
Dedepende do estado mental e capacidade intelectual do sujeito e uma variedade de fatores sumarizados na parte superior do mapa.
Crenças e Valores
Compreender a importância e relação entre crença e valor é fundamental.
Valor e Crença são conceitos fortemente interconectados e importante em vários campos, filosofia, antropologia, psicologia, economia, contabilidade, finanças, marketing, vendas, gestão, cognição
Valor e Crença têm significados diferentes.
Crenças são suposições ou convicções do sujeito julgadas verdadeiras a respeito de pessoas, conceitos ou fatos … na lógica, são representados por axiomas, teoremas e justificações empiricas e não como uma simples opinião subjetiva.
Valores … representam o grau de importância atribuído pelas pessoas ao conhecimento, conceitos, fatos e crenças
Valor e Crença … não são inatos, pelo contrário são aprendidos, variando de acordo com a sociedade, a cultura, época e empresa.
Valor e Necessidade
Necessidades e Valores estão intimamente ligados — ou pelo menos desempenham uma função muito semelhante e derivam das mesmas causas raiz.
Necessidades e valores guiam nossas decisões e desempenham um papel fundamental em nossa felicidade, motivação e sucesso.
Necessidade e valores influeciam e aumentam a probabilidade para atingir metas.
Em outras palavras, metas individuais e empresariais precisam estar alinhadas, às necessidades e valores de ambos, para haver motivação.
Necessidade é algo (recurso físico ou abstrato) imprescindível para o sujeito.
Quando não articulamos bem necessidades e valores acontece o conflito … muito cmum nos relacionamento, e em especial na compra e venda.
Necessidades básicas são bastante universais (maslow
É de natureza subjetiva e ao mesmo tempo objetiva, expressa uma razão qualitativa e quantitativa.
Valor é um processo em que o sujeito e objeto interagem considerando necessidades, desejos, paixões e interesses.
Tem vários significados e tipos em vários domínios do conhecimento científico.
Valor é “multiconceitua deve “sempre” ser avaliado em várias perspectivas.
É indicador de mudança e varia o tempo todo em função de vários fatores como ilustrado no mapa.
As fronteiras conceituais de valor e crenças, estão sempre em movimento e precisam ser monitoradas ajustadas pelo sujeito, empresa, sociedade, continuamente.
A habilidade de “justificar valor” é da mesma ordem de grandeza de “justificar crenças”.
Valor e crença são medidas de qualidade e quantidade, portanto, são indicadores híbridos estratégicos com conteúdo e forma.
Tipos de Valor
Uma boa forma de compreender os significados de valor é enumerá-los …
1. Valor Humano
Mede características humanas do sujeito.
Exemplos de valores humanos são honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância, humildade, etc.
Faz parte da formação da nossa consciência e da maneira como vivemos e nos relacionamos em uma sociedade.
2. Valor Contábil
Valor Contábil é um indicador da situação financeira da empresa e figura em prestação de contas e relatórios de desempenho.
Mede o valor de uma empresa de acordo com suas demonstrações financeiras ou “livros” contábeis.
Representa o valor total de dinheiro restante se a empresa vender todos os ativos e pagar todas as obrigações financeiras.
Mede o custo ou valor de aquisição atualizados monetariamente ou o preço pago expresso em nota fiscal.
É usado por investidores e credores que desejam verificar se uma organização é capaz de cumprir com suas obrigações.
3. Valor em Marketing
Valor em Marketig mede a expectativa do consumidor.
Racionaliza a percepção de valor analisando a relação entre benefício e custo da solução.
Valor em marketing também é conhecido como “valor percebido pelo cliente”.
É a avaliação do cliente sobre a relação custo e benefício de um produto em comparação a outros.
É a importância de um bem, com base na necessidade, utilidade, limitação relativa da riqueza.
Valor representa a capacidade e possibilidade de troca do brm por quantidade maior ou menor de outros bens.
Pode ser expresso como uma relação direta entre benefícios percebidos e custos percebidos.
Valor em Marketing = Benefícios – Custo .
Necessidades Humanas são subjacentes do valor em marketing e são moldadas pela cultura e personalidade individual e transformam-se em desejos, que suportados pelo poder de compra resultam em exigências.
O profissional de marketing pode usar pesquisas, grupos focais ou outras ferramentas para ter uma ideia de quanto valor os consumidores darão aos tênis com base em suas características.
Valor Percebido
Valor percebido é um “conceito sinònimo” de Valor de Marketing.
Mede o “nível de percepção” do consunidor do custo-benefício de um produto, serviço ou empresa.
É alvo de atenção na gestão do relacionamento comercial, estratégias de preços e serviços.
O profissional de marketing pode e usar no seu cotidiano, pesquisas, grupos focais, campanhas de marketing digital e outras ferramentas para ter uma ideia de “quanto valor” os consumidores, em diferentes segmentos alvo, darão aos seus produtos, com base em suas características.
4. Valor Financeiro
Valor financeiro mede o valor de um ativo na empresa.
Quanto o ativo, passivo ou investimento é atrativo ou considerado valioso monetariamente, pelo sujeito.
É usado para controlar, registrar e contabilizar ativos, empresas, priorizar, otimizar ações e tempo empregado em tarefas.
Investidores, analistas de ações e executivos de empresas estimam e prevêem o valor de empresas com base em diversas métricas financeiras.
Valor financeiro é insumo para justificativas e decisões de valor economico.
Valor financeiro embute outros conceitos de valor, tais como, valor para o acionista, valor da empresa, valor justo e valor de mercado.
O processo de avaliação financeira fornece gráficos e relatórios que ajudam a interpretação de informações.
Avaliação financeira é o processo analítico de determinação do valor atual (ou projetado) de um ativo ou empresa.
Existem muitas técnicas usadas …análise da estrutura de capital, perspectiva de lucros futuros, valor de mercado de seus ativos, entre outras métricas.
As avaliações podem ser rapidamente afetadas pelos lucros empresariais, eventos econômicos ou projetos que forçam os analistas a reformular os seus modelos de avaliação.
Embora de natureza quantitativa, a avaliação financeira muitas vezes envolve algum grau de informações ou suposições subjetivas.
5. Valor Econômico
Mede a importância ou preferência que o indivíduo e empresa dão a um bem ou serviço, para uso ou troca.
É uma medida de riqueza, utilidade, satisfação, necessidade e valorização de tecnologias subjacentes.
Está ligado à capacidade de geração de resultados ou benefícios futuros para o sujeito.
É subjetivo e difícil ou impossível de medir, embora existam abordagens para estimá-lo.
É uma qualidade subjetiva, depende da intenção do sujeito.
Valor econômico é usado em marketing como insumo para definir preços de produtos, e considera fatores tangíveis (funcionalidades) e intangíveis, (nome da marca).
O valor econômico depende da intenção subjetiva da pessoa e portanto, não pode ser medido diretamente.
Uma forma de avaliar o valor econômico de um bem ou serviço é observar e medir o preço que as pessoas pagam por eles, histórico estatístico e também comparação com o histórico de outros bens interdependentes.
O valor econômico não deve ser confundido com valor de mercado.
6. Valor de Mercado.
Valor de mercado é o preço de mercado de um bem, serviço ou empresa.
Mede o quanto vale uma empresa no mercado de ações.
É frequentemente usado para se referir à capitalização de mercado de uma empresa de capital aberto.
Pode ser superior ou inferior ao valor econômico que uma pessoa atribui a um bem.
É calculado multiplicando o número de suas ações em circulação pelo preço atual das ações.
É mais fácil de determinar para instrumentos negociados em bolsa.
É um pouco mais difícil de determinar quando na estimativa do valor de ativos como imóveis e empresas, o que pode exigir a utilização de avaliadores imobiliários e especialistas em avaliação de empresas, respectivamente.
É uma boa indicação da percepção de investidores sobre um negócio específico e envolve ou grupa várias perspectivas de valor, como financeira e econõmica.
7. Valor Social
O valor social é o benefício que uma empresa proporciona à sociedade por meio de suas atividades, produtos e serviços.
Gerar valor social significa contribuir para o desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade de vida, a redução das desigualdades e a solução dos problemas sociais.
Valores Sociais são princípios e normas orientativas para permitir que as pessoas da mesma empresa trabalharem coletivamente e em comunidade, articuladas e alinhada sob um mesmo ritmo.
Os valores sociais não só alinham pessoas aos interesses da empresa, mas influenciam o comportamento de compra e o desempenho da marca.
A comunicação social via redes sociais, interação e comunicação tem o propósito de aculturar, identificar princípios, elaborar normas, seleciona indicadores de tempo real e ensinar monitorá-los.
Regras sociais formalizam a comunicação no grupo social, aumentam a coesão social, geram sentimento de pertencimento, e desenvolvem hierarquia de necessidades.
Além de maximizar o valor para os acionistas, a empresa orienta ações para operar de uma forma que beneficie a sociedade.
Para promover a inovação social, é preciso criar uma cultura de inovação na empresa, que incentive a criatividade, a experimentação, a colaboração e a aprendizagem e aumentar o network da empresa, inserindo novos atores na cadeia de valor.
Empresas socialmente responsáveis adotam políticas para o bem-estar da sociedade e do ambiente e diminua os impactos negativos sobre eles.
Isso pode ser feito de várias formas …movimentos voluntários, geração de mudanças que beneficiem o meio ambiente, adoção de práticas trabalhistas éticas, participação de eventos sociais, etc.
Os consumidores procuram comprar bens e serviços de empresas socialmente responsáveis, com a crença de que afetam positivamente a sua rentabilidade.
A percepção do mercado sobre o valor social da empresa é um importante atributo de percepção de valor da marca.
Exemplos de Problemas Sociais
Saúde. …
Educação. …
Moradia. …
Desemprego. …
Saneamento básico. …
Desigualdade social. …
Trabalho infantil. …
Fome. ..
8. Valor Monetário
O valor monetário é um indicador e medida quantitativa do poder de compra da moeda em relação a bens e serviços, num momento e local, e influenciado e determinado por vários fatores externos como inflação, taxa de câmbio, oferta e demanda..
Denota a quantia em dinheiro que um produto, serviço ou mercadoria geraria se fosse vendido.
É a representação do valor econômico de uma moeda em um determinado momento e local.
O maior determinante do valor monetário é a lei da oferta e da procura, que estabelece: “quando a oferta é elevada, a procura cai, resultando numa diminuição dos preços”.
A melhor definição de valor monetário refere-se ao preço de bens, produtos ou serviços.
O conceito indica o valor material que os itens ou serviços gerariam quando adquiridos.
É medido em termos de dinheiro.
É de grande importância para a economia do país, avaliar poder de compra e competitividade
O valor monetário é medido e monitora índices de preço ao consumidor, índice de preço no atacado, preços de cestas de produto.
É um a forma de medir as oscilações de mercado e inflação e impactos na moeda.
Entram também no cômputo do cálculo do valor da moedao produto interno bruto (PIB) e taxa de desemprego.
O objetivo desse sumário é servir de ferramenta básica cognitiva para ampliar a compreensão e precepção do conceito de valor.
Servir como glossário rápido para significar, compreender e revisar os vários tipos de valor.
Ampliar a compreensão e visão periférica de valor para ajudar a tomada de decisões específicas e diárias.
Ajudar a pensar sobre estratégias de criar valor e inovar valor.
Ser acionado nas várias fases do desenvolvimento de produtos e serviços e ajudar auto regular o valor e alinhamento de valores na empresa.
Invariavelmente usamos um grupo de conceitos de valor (tangíveis e intangíveis) para fazer uma avaliação de valor.
Valores conferem um senso coerente de identidade e continuidade e devem ser gerenciados pelos tomadores de decisão.
Ao avaliar metas e objetivos e tomadas de decisão, os valores são verificados e devem estar alinhados entre si.
Justificar Valor é uma “habilidade cognitiva nuclear” onipresente, está em todos os lugares ao mesmo tempo.
- O que é valor?
- Valor é uma medida quantitativa ou qualitativa? Explique.
- Valor pode ser usado como indicador de mudança? Explique.
- O que significa valor como um processo?
- Qual a diferenças entre valor financeito e valor econômico?
- Qual a relação entre valor e metacognição?
- Porque a avaliação de valor deve ser feita considerando várias perspectivas?
- Quais são os fatores que podem influenciar a abaliação ou justificativa de valor?
- Qual a relação entre valor e crença?
- Para que serve justificar o valor humano?
- Qual a utilidade de avaliar o valor financeiro?
- Qual a diferença entre valor financeiro e valor econômico?
- Para que serve a medida e uso de indicadores de valor econômico?
- Valor econômico é uma medida ou indicador objetivo ou subjetivo?