O cérebro usa multiprocessamento, mas não realiza muitas atividades conscientes ao mesmo tempo … entre 3 a 4 atividades.
O cérebro tem um lado inconsciente (atenção difusa) com a capacidade bem maior que a capacidade consciente (atenção focada), que não temos acesso direto.
O cérebro percebe o todo e as partes simultaneamente.
Existe uma hierarquia “forma e conteúdo”, onde a forma domina e o conteúdo se acomoda.
As informações são estocadas em múltiplas áreas do cérebro e do sistema nervoso.
Há múltiplas memórias ou vias neuronais, envolvendo o cérebro,.
Quando escrevemos usamos muito mais recursos cognitivos do que quando lemos.
A leitura ativa – técnica de leitura e escrita simultaneas é muito usada para aprender (rápido e profundo).
Relembrar é muito mais poderoso e efetivo para a memorização do que reler.
A busca por significados é inata, nascemos com ela, ocorre por meio de padronização (semântica).
As emoções são críticas para a memória, atenção e pensamento e são transmitidas pela linguagem.
O significado – relações de um conceito com outros, é mais importante que uma informação isolada ou o conceito em si.
Aprender envolve tanto atenção focada (concentração) quanto atenção difusa (periférica).
O cérebro é social, desenvolve-se melhor em contato com outros cérebros em rede.
O aprendizado complexo é ativado pelo desafio e inibido pelo estresse agudo.
Aprender é um processo de desenvolvimento; é necessário gestão – planejar, executar, controlar e ajustar.
Uma imagem vale mais do que mil palavras.
A falta de atenção é uma das principais causas da “falta de memória”.
A Repetição Espaçada é a técnica de repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias para avisar, controlar e dar tempo ao cérebro de fixar as informação ou conexões neurais na memória de longo prazo;