Este sumário discute relações entre conceitos.
Usa a teoria de conjunto e diagramas de Venn para fazer isso.
Uma pequena introdução.
A teoria de conjunto revolucionou a matematica e
em tesauros: equivalência, hierárquicas e associativas.
Relações de equivalência conectam termos com o mesmo significado, como sinônimos.
Relações hierárquicas representam relações gênero-espécie ou todo-parte entre conceitos.
Relações associativas ligam conceitos de forma não-hierárquica, como opostos ou coordenados.
“Regras de Negócios” são construídas baseadas em “fatos.
“Fatos são construídos (e compreendidos) por “termos”.
- Mas o que são eles, termos, fatos e regras ?
- Como devemos entendê-los?,
- Como eles estão interconectados?
- Por que podemos confiar nessas noções (conceitos) para construir uma estrutura rigorosa para regras de negócios?
A resposta é encontrada na matemática: a “álgebra de relações” é um método formal para definir, implementar e trabalhar com regras de negócios bem formadas.
A álgebra de relaçõesfornece aos profissionais uma maneira de pensar e uma maneira de trabalhar o que fazer para descrever e manipular relações de forma eficaz, rápida e sem erros … usando a teoria de conjuntos.
A competência nessas habilidades permite indivíduos e empresas: 1) analisarem os requisitos de negócios, 2) fazer análises conceituais, 3) pesquisar e criar novas regras, 4) testar o resultado e 5) produzir especificações exatas.
Este sumário explica duas noções básicas para identificar, expressar e manipular as regras no ambiente de negócios. Essas
duas noções são: conceito e relação.
Os trabalhadores de negócios expressam suas necessidades e formas de trabalhar em linguagem natural.
Mas para transformar isso em regras exatas que podem ser manipuladas por computadores e desenvolver produtos e serviços de inteligência artificial, é necessário usar formalismo matemático chamado “álgebra de relações”.
A teoria sobre “Álgebras de Relações” é um “ramo da matemática” que surgiu no século XIX pelos esforços de matemáticos como De Morgan, Peirce e Schröder.
Seus resultados foram estudados, expandidos e aprimorados ao longo do século XX.
Isso resultou em um formalismo claro e bem compreendido que atende às necessidades na descrição de regras de negócios.
Linguagem Empresarial
A linguagem empresarial tem como um de seus fundamentos ser não ambígua, mas belingue, falar e entender a linguagem natural e outras linguagens.
Funciona como uma ponte entre o senso comum e o conhecimento científico.
Trabalhadores e empresas podem e devem usar a linguagem natural, que é ambígua, para falar com o mercado e fazer as devidas traduções e ajustes ao longo da cadeia de valor “multilingue”.
Empresas e seus profissionais precisam desenvolvera habilidade de falar muitas línguas.
Atrelar outras linguagens planejadas, ou científicas, em várias situações, tais como:
- Usar uma linguagem para catalizar ciência e arte … estimular, incentivar, acionar, facilitar, instrumentar.
- Cientificar a empresa … sistematizar a aprendizagem e prestação de serviços, desenvolver o espírito filosófico-científico da ‘busca da verdade’, fazer da ciência a principal fonte de legitimação para a atividade na empresa.
- Promover a “marca” … e sua “proposta de valor” no mercado (linguagem de marketing).
- Informar sobre necessidades e problemas … que a marca e seus produtos resolvem (linguagem de marketing de serviços).
- Destacar vantagens competitivas ... como o uso das ofertas agregam maior valor diferencial frente às outras alternativas concorrentes (linguagem de marketing de serviços).
- Descrever ofertas … produtos, serviços e soluções preço, campanhas, praças, processos, pessoas e evidências físicas. (linguagem de marketing de serviços)
- Informar e historiar continuamente, garantias, padrões, niveis de serviço e indicadores de desempenho utilizados. (linguagem estatística).
- Informar como pedir suporte e informações (linguagem de serviços).
- Contratar serviços e acordos de níveis de serviço (linguagem jurídica).
- Fazer contatos digitais, de maneira segura para enviar informações, via internet, autenticadas, diretamente para destinatários, clientes e cadeia de valor.
- Garantir que os visitantes possam entrar em contato com você facilmente é uma das maneiras mais fáceis de gerar leads. Boas informações de contato fazem você parecer acessível . E isso, por sua vez, faz com que as pessoas confiem em você. Procurar informações de contato é uma das principais tarefas em muitos sites.
- Manter os contatos comerciais organizados e atualizados é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Não só aumenta a produtividade, melhora a comunicação, leva a novas oportunidades e melhor tomada de decisão, mas também previne os custos significativos de contatos perdidos
- Fazer contatos pessoais
- Explicar o uso de serviços com eficácia.
- Informar prazos e entregas de produtos ou solicitações de serviços.
- Informar produtos e serviços complementares.
- Jutificar o valor dos serviços contratados (linguagem econômica, financeira, procedural, conpetitivo)
- Cobrar serviços num formato padrão e de fácil conferência.
- Comandar serviços em sistemas e redes de serviço ou sociuais.
- Prover serviços de inteligência artificial .
- João escreveu o livro
- Marília mora na rua x
Portanto, um primeiro passo estratégico é capturar frases da linguagem natural e traduzir numa linguagem clara e inequívoca.
Termo
Essas frases seguem o esquema: substantivo – verbo – substantivo, em que os substantivos se referem a objetos no mundo real.
Na ciência e nas regras de negócio a palavra “termo” é usada para se referir a objetos individuais do mundo real.
Além disso, muitas outras palavras são usadas: como “instância” (software), “elemento” (matemática), átomos (engenharia do conhecimento) e objetos.
Na engenharia do conhecimento e na teoria de modelos, essas coisas são chamadas de “átomo”.
Átomo
As duas frases exemplificadas podem ser verdadeiras para um contexto específico e falsa para as outros, já que João e Marília podem ser pessoas diferentes.
Se o contexto for um grupo com apenas um João ou Marília, não haverá ambiguidade.
Então para evitar frases ambíguas um , um átomo numa linguagem formal (planejada, especializada ou empresarial) é usado para identificar exatamente um objeto do mundo real, de forma precisa, específica dentro do contexto em que estamos trabalhando.
Fato
Cada uma das frases básicas acima representa um fato, algo que é considerado verdadeiro.
Sentenças Básicas
As sentenças exemplificadas acima são “sentenças básicas” que seguem o esquema substantivo-verbo-substantivo.
A noção de frase básica se aplica a praticamente qualquer frase que tenha dois átomos relacionados por uma
expressão semelhante a um verbo e não acomoda átomos arbitrários, para garantir um significado.
Por exemplo, trocar os átomos de uma sentyença pode produzir uma frase sem sentido ou com outro significado.
Átomos são coisas concretas, ao passo que abstrações são chamados de conceitos.
Conceito
Um conceito é uma abstração
Átomos são os termos, as coisas individuais no mundo real que você pode apontar.
Um conceito é uma abstração, não é a coisa individual, mas uma definição do tipo de coisa.
Podemos dizer que João (um átomo) é um escritor (um conceito) e Marilia uma moradora
Portanto, sentenças básicas têm um modelo fixo e, além disso, cada termo (ou átomo) pertence a um determinado conceito.
Na formulação de regras de negócio essa distinção entre termo e conceito precisa estar bem definida e compreendida:
– um termo expressa um conceito de negócio, corresponde a uma coisa individual que é relevante no contexto de negócios,
– um conceito é uma descrição ou definição abstrata que é instanciada (expressa) pela coisa real do mundo real (termo ou objeto),
a fact makes an assertion about the concepts, it is a basic sentence that expresses a
relationship between two terms.
CONCEPT
um fato faz uma afirmação sobre os conceitos, é uma frase básica que expressa uma
relação entre dois termos.
CONCEITO
Como queremos descrever nossas regras de negócios com precisão de computador, devemos ser rigorosos em nossas definições.
No nível superficial, um termo se refere a uma coisa individual que existe no mundo real.
No nível profundo, um conceito representa termos que são semelhantes: eles compartilham o mesmo significado, têm propriedades semelhantes, comportamento semelhante e conexões semelhantes com outros termos ou conceitos.
Intenção
Todo conceito abstrato vem com uma intensão: uma definição que permite determinar se uma ‘coisa’ arbitrária no ambiente de negócios é uma instância do conceito.
Espera-se que o leitor da definição entenda quais ‘termos individuais que existem no mundo real’ atendem à definição e devem ser (representados como) um termo
Extensão na extensão do conceito. Em seguida, um conceito também tem uma extensão, mais frequentemente
População chamada população ou conteúdos. Este é o conjunto de todos os termos que o conceito realmente
Conteúdos representa, no momento. É habitualmente denotado usando uma notação de colchetes, por exemplo
Idade = { 7, 3, 5, 2 }. Ocasionalmente colchetes são usados: Idade = [ 5; 3; 2; 7 ]. Em
matemática, o símbolo especial ∈ é usado para denotar que um elemento está contido no
conjunto, então temos: 3 ∈ Idade, 7 ∈ Idade, etc.
Inclusão O símbolo de inclusão ⊂ é usado para denotar que um conjunto é um subconjunto de outro, está
contido nele. Por exemplo, { 3, 7 } ⊂ Idade, ou { William Kennedy, Ersin Seyhan,
Caroline } ⊂ Pessoa. Como o símbolo de inclusão não é fácil de digitar, frequentemente
o substituiremos pelo símbolo `, que significa exatamente o mesmo.
Os subconjuntos geralmente contêm menos átomos do que o conjunto envolvente, mas, em geral, os dois
conjuntos podem ser iguais. Se quisermos chamar a atenção para o fato de que a igualdade
é permitida, às vezes escrevemos A v B. Mas se a igualdade não for permitida, devemos
escrever duas asserções:
A ⊂ B e ¬ (A = B)
Três propriedades importantes para lembrar sobre átomos são:
– cada instância do conceito é considerada inteira e indivisível, e é
por isso que usamos o nome ‘átomo’. O elemento ‘ABBA’ é considerado um
membro indivisível do conceito Popgroup, embora, de outro ponto de vista, possa
ser composto de quatro unidades,
– não há ordem ou sequência específica entre os átomos de um conceito,
– um átomo pode ocorrer apenas uma vez na população. Ou seja: cada átomo deve diferir
de todos os outros elementos dentro do conjunto. Um termo atende à definição do conceito, ou
não. Não faz sentido dizer que ele atende à definição duas vezes.
Integridade da entidade A última propriedade é algumas vezes chamada de integridade da entidade pelos designers de banco de dados.
Um conceito é caracterizado por sua intenção, uma definição sólida que exemplifica sua
semântica de negócios, seu significado, propriedades, comportamento. As definições são geralmente estáveis e não mudam da noite para o dia, independentemente de haver milhões, centenas,
dezenas ou mesmo nenhuma instância registrada para o conceito. E embora as definições possam
mudar ao longo do tempo, tais mudanças não são muito frequentes.
Para contrastar: extensões podem e mudarão constantemente. A extensão é a parte que varia com o tempo. A qualquer momento, há um conteúdo específico, e esse conteúdo pode
diferir do conteúdo um minuto antes ou depois. Por exemplo, Aluno é um conceito importante em qualquer universidade, mas a população estudantil está constantemente mudando. Um
conceito de extensão Vazio pode até ter uma extensão vazia em algum momento, denotada ∅. Mas mesmo se dois