O esquema da figura resume propósito, características e aplicações do método de análise circuntancial proposto por Aristóteles e largamente empregada até hoje na ética, linguagem, comunicação e solução de problemas.
Descreve as 7 variáveis circunstanciais de forma mutuamente exclusivas e completamente exaustivas (MECE) e a aplicações mais frequentes nas empresas.
Descrição das Variáveis Circunstanciais.
- O que … objeto do conhecimento, foco da atenção ou problema.
- Quem. … pessoas físicas e jurídicas envolvidas … usuários, influenciadores. decisores, especialistas, investidores, clientes, consumidores.
- Por que … causas e efeitos, razões, motivos, explicação.
- Onde … ambiente, local, posição, contexto, situação,
- Quando … temporalidade, prazo, duração, frequência.
- Como … técnica, modelo, método, ferramenta, forma, norma.
- Quanto … quantidade, esforço, tempo, volume, carga, peso, custo.
Aplicações mais Frequentes da Análise Circunstancial.
- Descrições Científicas … explicar fatos e dados de forma minusciosa clara, objetiva, precisa, mensurável, relevante, acessível, inteligível e temporal, sobre situações e contextos, serviços, soluções, métodos, ferramentas, modelos, práticas, técnicas, evidências, comprovar afirmações.
- Contação de Histórias … narrar memórias, contextos, circunstâncias, acontecimentos, situações, necessidades, problemas, experiências, aplicações produtos e serviços da marca
- Comunicação eficaz … aplicar regras e padrões do bem dizer, falar ou escrever bem, de forma clara, eficiente e eficaz, com convicção ou ênfase controlada, para atingir um objetivo específico.
- Retórica … elaborar estratégias de comunicação, discurso, persuasão, argumentação ou justificação de valor sobre um tópico, marca, produto, serviços, solução ou oferta.
- Comunicação empresarial … é o principal alicerce da construção da identidade da marca da empresa para ajudar a influir na percepção (como) aumentar a credibilidade, autoridade e vontade de se relacionar e consumir ofertas de produtos e serviços.
- Retórica … elaborar estratégias de comunicação e narrativas, com o propósito de incentivar uma discussão ou iniciar um discurso, apontar caminhos, exibir ou influenciar uma opinião.
- Tomada de Decisão …. facilitar tomar decisão, escolher uma alternativa e contruir caminhos apoiados em fatos, dados, evidências e circunstâncias”.
- Solução de Problema … identificar, formular, analisar e resolver problemas, desamarrar (analisar) e amarrar (sintetizar) o todo, através das sete dimensões circunstanciais “5H e 2H”.
- Causalidade … qualquer mudança em uma das sete dimensões circunstaciais gera necessariamente mudanças em todas as outras 6 dimensões … isso permite esmiuçar relações de causa e efeito.
Para analisar, resolver, compreender, comunicar qualquer coisa, de forma completa e não ambígua, é necessário investigar “o todo” em sete partes ou “variáveis circunstanciais”.
Aristóteles.
- A Análise Circunstancial investiga indícios, provas ou evidências que conduzem ao conhecimento da situação real de um fato.
- Segmenta e investiga via perguntas, 7 dimensões e variáveis circunstanciais e suas relações: o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto.
- São perguntas que podem ser usadas para avaliar os elementos das circunstâncias dos atos humanos.
- Avaliar ação voluntária e involuntária de um sujeito e questões de circunstâncias dos fatos.
Qualquer processo de solução de problema é “fundamentalmente” dependente da análise circunstancial.
“Aristóteles” usava como exemplo perguntas para explicar a importância da análise de circunstâncias na abordagem da ética …
- Uma circunstância é um acidente de um ato humano”?
- Devemos tomar nota das circunstâncias dos atos humanos?”
- As circunstâncias estão devidamente estabelecidas?
- O que foi e o que deveria ser feito, à partir da análise das 7 dimensões circuntanciais?
… nos atos, devemos tomar nota de quem o fez, como fez (auxílios ou instrumentos), o que fez, onde o fez, por que o fez, como e quando o fez.
- As 7 dimensões em ingles são referenciadas em inglês como 5W (what, who, why, when, where) e 2H (how e how much).
- Permitem corientar e avaliar o nível de compreensão (não ignorância) do sujeito sobre um objeto ou fenômeno, em níveis de detalhes, tanto quanto se deseja e seja oportuno.
- O trabalho nas sete dimensões permite visão rápida do todo e visão detalhada das partes e seus relacionamentos.
- A ignorância das circunstâncias do ato denota ação involuntaria … uma ação involuntária é uma função humana executada automaticamente, sem controle consciente, mas que pode ser influenciada em alguns casos.
- O uso da técnica fazer de perguntas “5Ws é 2Hs” provê uma ferramenta poderoza para medir o nível de compreensão (ou não ignorãncia) do sujeito sobre um determinado assunto, coisa, ou fenômeno.
- Principalmente na dimensão Por quê , que caracteriza a interpretação das relações de causa e efeito de todos as dimensões como um todo.
- Conclusivamente, essas 7 dimensões (variáveis ou elementos) de circunstâncias fornecem uma estrutura teórica que pode ser usada para particularizar, explicar ou prever qualquer coisa.
Aristóteles acrescentava que … “a ignorância sobre qualquer um desses “7 elementos circunstanciais”, representa uma visão não completa do “todo” e pode implicar em ação involuntária ou inconsistente ou errônea”.
- A dimensões ou atributos 5W2H são “elementos intrínsecos e essenciais da circunstância” e sempre devem ser analisados.
- Para situações do cotidiano empresarial, existem muitas situações habituais, conhecidas, frequentes, que não necessitam das sete variáveis circunstanciais explícitas … elas podem e devem ficar implícitas … no entanto, sempre devem ser analisadas.
- Em contrapartida, para problemas novos, menos frequentes, mais complexos, pouco circunstanciados, contextualizados ou não resolvidos, a análise as sete dimensões devem ser “sempre” consideradas.
Descrição … serviços, soluções, métodos, ferramentas, modelos, práticas, técnicas de forma precisa e clara. …de forma flexível, facilitar enfatizar apenas as informações de maior interesse numa dada perspectiva situacional.
Orientar a para construção de discurso convincente,para estabelecer qualquer base filosófica racional e dessa forma, ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião.
A comunicação empresarial é o principal alicerce da construção da identidade de uma marca; o método de comunicação influi no como as pessoas percebem a empresa, transmitindo credibilidade e autoridade e tornar a empresa querida pelos públicos internos e externos.
As sete dimensões circunstanciais facilitam aplicar regras do bem dizer, falar ou escrever bem, de forma clara, eficiente e eficaz, com convicção, dar ênfase controlada, alinhar a escrita e a leitura, e com isso, influenciar o público alvo – pessoas, empresas, cadeia de valor, mercado, potencial comprador, clientes, parceiro de negócio.

Quando da apresentação de um argumento, resolução de problema ou justificativas, é recomendável avaliar “todas” as sete variáveis circunstanciais.
Selecionar e comunicar àquelas essenciais e adequadas à compreensão e alcance de objetivos específicos.
Cada uma das sete perspectivas são mutuamente exclusivas e conjuntamente exaustivas, que é uma característica essencial de qualquer método de análise.
A análise circunstancial provê fundamentação teórica para particularizar, explicar ou prever qualquer conjunto de circunstâncias no ambiente de tarefa e empresarial, e mais especificamente no planejamento, desempenho, controle e ajustes, de atividades (processo) e tarefas (projeto).
O método ensina, organiza a informação, gera confiança na forma de pensar, explicar e compreender o ambiente e circunstâncias de situações e problemas, permite que o individúo e empresa tenham uma “compreensão comum intencionada” de uma questão ou pelo menos alinhem essa compreensão.
O método aristotélico é uma forma inteligente de fazer uma análise circunstancial de um contexto e expõe o tradeoff – relação de compromisso – entre as sete variáveis que descrevem qualquer ambiente ou coisa. …usando a mesma forma de pensar.
Facilita a comparação e analogias entre objetos, produtos, comunicação … qualquer coisa.
É uma ferramenta metacocognitiva para ajudar a pensar sobre a forma de pensar, ou seja, pensar tático para comunicar, solucionar problemas, transferir informação, conhecimento e compreensão.
Permite analisar, esmiuçar, desamarrar e também amarrar “qualquer todo” em 7 dimensões ou partes 5W e 2H – o que, ouem, porque, quando, onde, como, quanto.
Com o uso da análise circuntancial 5W2H, na empresa junto com outras ferramentas de gestão, o trabalho de ensinar e desenvolver habilidades fica mais facilitado e efetivo.
A forma de pensar 5W2H permite captar com mais precisão, as mudanças no ambiente e acionar pensamentos e planos de referência , gatilhos e algoritmos mentais pré-programados.
A ferramenta 5W2H é uma ferramenta semelhante a um “canivete suíco” mental – permite aumentar o desempenho cognitivo como um todo – percepção, pensamento, memória, atenção, linguagem, aprenizagem.