Cadeia de valor interna é um “meta modelo operacional” que simula simplificadamente componentes, sequencia de atividades e fluxos de recursos que uma empresa realiza para entregar um bem ou serviço ao cliente final.
É um modelo “estratégico, tático e matricial para pensar e representar a empresa.
Facilita a compreensão, explicação e simulação do modelo operacional da empresa em atividades de planejamento estratégico (projetar) e operacional (fazer).
Foi descrito pela primeira vez por Michael Porter em seu best-seller de 1985, Competitive Advantage: “Creating and Sustaining Superior Performance”.
O “modelo cadeia de valor” possibilita visualizar como produtos (bens ou serviços) entram na organização, passam por operações e fluem para o mercado, via estruturas e serviços de distribuição, marketing, vendas e serviços.
Provê uma visão geral e didática dos processos e atividades de empresas de qualquer porte.
Embora o modelo tenha sido idealizado para explicar e elaborar estratégias para empresas de grande porte, os conceitos se aplicam para quaisquer empresas, cada qual com suas particularidades e relevâncias.
O modelo de cadeia de valor interna ajuda a formular e explorar “problemas potenciais”, fazer e responder perguntas, enfrentados por você na empresa nas atividades de gestão da cadeia de processos e valor.
(modelos provam a sua importância pela capacidade de representar e reproduzir pensamentos, materializar abstrações, conceitos e copreensões, são baseados em estruturas físicas ou abstratas, facilitam a imaginação e visualização, discutir a relação e a interação do sujeito com o objeto do conhecimento, o quanto o sujeito altera o objeto e o objeto altera o sujeito … adicionalmente descrevem de forma clara as suas dimensões e relações de qualidade e quantidade, podem ser representados e descritos por modelos ou mapas conceituais e facilitar a padronização, produção, produtividade, eficiência, ganho de escala. Modelo não é um recurso fim,
Modelos são como ponte de mão dupla entre o abstrato e o real
A ciência é baseada em modelos
O método científico é um “processo sistemático” para compreender o mundo “materialmente”, experiencialmente,
Análise da Cadeia de Valor Interna
A forma de pensar da cadeiade valor é sequencial, simplificada e limitada à análise do ambiente interno.
Traduz o pensamento reinante dos anos 1980, mas ajuda a refletir, discutir e descrever o modelo operacional que a empresa irá adotar para cumprir o seu modelo de negócio e agregar valor ao mercado tal como declarado na sua proposta de valor.
Observe o mapa …
A empresa é composta por atividades críticas, ou primárias e atividades de suporte ou secundárias.
As atividades críticas estão diretamente relacionadas com a produção de bens e serviços.
As atividades de suporte e controle, estão associadas a ganho de eficiência das atividades primárias.
Uma empresa conduz uma análise da cadeia de valor detalhando os procedimentos envolvidos em cada etapa de seu negócio.
O objetivo é aumentar a “eficiência da produção” para que uma empresa possa entregar o máximo valor pelo menor custo possível.
Na sequência são apresentados pontos de atenção para orientar estudos mais específicos.
Cadeia de Valor e Gestão
A cadeia de valor foca no principal desafio do gestor: avaliar a efetividade dos processos e atividades de negócio, ou seja:
- Analisar interfaces dos processos de negócio da empresa.
- Padronizar atividades e tarefas.
- Medir, monitorar, analisar KPIs.
- Tomar decisões baseadas em fatos, dados, informações e conhecimento, ganho com a gestão do processo ao longo do tempo.
- Fazer ajustes.
Atividades Principais ou Críticas
A parte de baixo do diagrama da cadeia de valor, ilustra as atividades primárias, também chamadas de atividades núcleo (core business).
O modelo de cadeia de valor elaborado por Porter, as s atividades primárias, são definidas como aquelas essenciais para agregar valor e criar uma vantagem competitiva.
Para grandes números, podemos dizer que representam 20% das atividades que representam 80% dos resultados (princípio de Pareto).
São exemplos de KPIs – key perfoemance indicators – para acompanhamento das atividades principais:
- Receita … operacional (vendas) e não operacional. (financeiras).
- Custo … fixo, variável, operacional, capital, oportunidade, total, unitário.
- Lucro … receita – custo.
- Margem de Lucro … (receita – custo) / receita = lucro / receita
- ROI …lucro / investimento … rentabilidade … ROI = margem de lucro x turn over.
- Turnover … receita / TMA… velocidade de negócio … giro de negócio.
- TMA … tempo médio de atendimento; soma de todos os tempos da tarefa ou ciclo do produto ou serviço.
- Taxa de Conversão … percentual a razão entre “serviços completados / total de serviços”.
- Ticket médio de venda … receita / unidades vendidas
- Participação de Mercado … percentual de receita ou unidades vendids.
Atividades de Controle Gestão
A parte de cima da cadeia de valor”, ilustra as atividades de suporte, tais como recursos humanos, compras, contabilidade, infraestrutura, financeiro, planejamento.
O principal objetivo das atividades secundárias é aumentar a eficácia das atividades primárias.
Qualquer melhoria em uma dessas atividades de suporte, causa efeito positivo em pelo menos uma das atividades principais.
O quanto as mudanças estruturais e de proceso da empresa afetam é medido pelos “indicadores operacionais” da empresa.
Embora idealizada para grandes empresas o conceito de cadeia de valor é uma ferramenta eficiente para refletir, compreender, modelar e elaborar estratégias de alto nível para qualquer empresa.
Na modelagem da cadeia de valor cada atividade agrega valor ao produto e toda a cadeia agrega mais valor que a soma das partes.
É uma abordagem matricial, onde onde o fluxo operacional da empresa (fluxo de gestão horizontal) é transpassado por fluxos de controle e suportes de recursos (fluxo de gestão vertical).
A empresa pode então olhar nessas várias perspectivas explicitadas nos diagrama da cadeia de valor e “explorar vantagens competitivas” em qualquer uma das cinco atividades primárias, como também nas suas atividades de suporte e controle.
Por exemplo, ao criar uma logística eficiente e reduzir os custos de distribuição da empresa, obtemos mais lucros e repassamos a economia para o consumidor por meio de preços mais baixos (visão horizontal)
Ao prover fundamentação teórica técnicas e ferramentas a o sujeito e empresa podem contribuir com melhorias simultâneas em toda a cadeia ou partes da cadeia (visão vertical).
Uma das principais vantagens da ferramenta é a característica gráfica que permite visualizar situações empresariais de cima, longitudinal e transversal.
É uma ferramenta de gestão estratégica para modelagem, simulação, compreensão e tomada de decisão do modelo operacional da empresa.